Algumas vezes na vida em uma manhã como qualquer outra hora, temos que parar e perceber que podemos estar em perigo de desperdiçar nossa vida. Enquanto tomamos o café, ou olhamos a chuva da janela… Vemos a vida passando, os anos se somam lenta e permanentemente.

Você está feliz? Se houver espaço para melhorias, tente...

Às vezes, temos que perguntar:
– “O que eu quero da vida?”
– “Bem … eu quero ser feliz.”

Eu sei que tenho muitas razões para ser feliz… Minha família, meus amigos, meu trabalho… (filhos) enfim… Minha cidade, minha casa… Minha saúde… Sentir-se abatido depois de um pequeno revés profissional é normal. Perder a calma facilmente?? Também?? É assim que uma pessoa feliz agiria?

Em um destes momentos de reflexão tomei a decisão de imediatamente iniciar um estudo sistemático da felicidade. Sempre recebemos conselhos, lemos instruções, etc. Mas qual nossa atitude real?

Podemos fazer uma proposta para um ano… Que tal?? É como um exercício, funciona se houver dedicação. Bem, um ano é longo, e eu posso dizer: Ele pode fazer milagres. E ao longo do caminho podemos aprender muito sobre como ser mais feliz. Deixo aqui coisas que constatei e consegui:

1. Não comece com profundidades. Quando comecei meu Projeto Felicidade, percebi muito rapidamente que, em vez de saltar com a meditação diária longa ou responder a perguntas profundas de auto-identidade, eu deveria começar com o básico, como ir dormir em uma hora decente e não ficar muito faminto. A ciência sustenta isso. Esses dois fatores têm um grande impacto sobre a felicidade – comer bem e dormir bem.

2. Deixar o calor baixar em momentos de raiva. Eu sempre exibia escrupulosamente a irritação o mais rápido  e alto possível, para ter certeza de que eu estava vertendo todos os sentimentos ruins antes de ir dormir. Estudos mostram, no entanto, que a noção de catarse raiva é imprópria e tolice. Expressar raiva relacionada a pequenas e passageiras irritações apenas amplifica sentimentos ruins, enquanto não expressar raiva muitas vezes permite que ele se dissipe e perca o valor.

3. Falsifique o que você sente de negativo. Sentimentos seguem ações. Se eu estou me sentindo fraco e deliberadamente passo a agir alegremente, me sentirei realmente mais feliz. Se estou sentindo raiva de alguém, mudo meu pensamento e meus sentimentos se suavizam. Esta estratégia é estranhamente eficaz para minha felicidade.

4. Perceba que vale a pena fazer algo novo. Desafio e novidade são elementos chave da felicidade. O cérebro é estimulado pela surpresa e lidar com êxito com uma situação inesperada dá uma poderosa sensação de satisfação. As pessoas que fazem coisas novas, que aprendem um jogo, viajam para lugares desconhecidos, são mais felizes do que as pessoas que seguem as atividades familiares que já fazem bem. Muitas vezes até vale “aproveitar o divertimento do fracasso” e enfrentar um objetivo assustador.

5. Não tratar os “tudo azul” com um “deleite”. Frequentemente as coisas que eu escolho como “deleites” não são boas para mim. O prazer dura um minuto, mas depois os sentimentos de culpa e perda de controle e outras conseqüências negativas aprofundam a cobiça do dia. Vou me sentir bem depois de ter bebido alguns copos de vinho?.. Uma caneca de sorvete?… Um cigarro?… Um novo par de jeans?… enfim… Vale a pena fazer uma pausa para perguntar se isso vai realmente valer a pena.

6. Compre alguma felicidade. Nossas necessidades psicológicas básicas incluem sentir-se amados, seguros e bons no que fazemos. Você também quer ter um senso de controle. Dinheiro não preenche automaticamente esses requisitos, mas com certeza pode ajudar. Eu aprendi a procurar maneiras de gastar dinheiro para ficar em contato mais próximo com minha família e amigos, para promover a minha saúde, trabalhar mais eficientemente, para eliminar fontes de irritação e conflitos conjugais, para apoiar causas importantes, e ter experiências de ampliações. Por exemplo, quando minha irmã se casou, eu adquiri uma câmera digital melhor. Foi caro, mas me deixou muito feliz.

7. Não insista no melhor. Existem dois tipos de tomadas de decisão. Satisfeito e não satisfeito. Tomar a decisão a partir dos critérios que devem ser atendidos. Quando encontrar o hotel ou o molho de massas que tem as qualidades que  quer, considere-se satisfeito. Os maximizadores querem tomar a melhor decisão possível. Mesmo se eles vêem uma bicicleta ou uma mochila que atenda às suas necessidades, eles não podem tomar uma decisão até que tenham examinado todas as opções. Isso normalmente os torna infelizes com qualquer decisão. Maximizadores gastam mais tempo e energia para tomar decisões, e muitas vezes estão tão ansiosos sobre suas escolhas que nem desfrutam de resultados.

8. Exercício para aumentar a energia. Eu sabia intelectualmente, que isso funcionava, mas quantas vezes eu disse a mim mesma: “Estou cansado demais para ir a academia”? O exercício é um dos impulsionadores de humor mais confiáveis. Mesmo uma caminhada de 10 minutos pode iluminar a minha perspectiva. Este é um ítem para sempre e perfeito para a felicidade.

9. Pare de irritar os outros. Eu sabia que o meu incômodo e reclamação não estava funcionando muito bem…  Além disso, eu tenho um impulso de felicidade surpreendentemente grande ao parar de aborrecer os outros. Eu não tinha percebido o quão arrogante e zangado eu sentia como resultado de falar assim. Eu substituí o instigante com as seguintes ferramentas persuasivas: dicas sem palavras, por exemplo, deixando uma nova lâmpada no balcão, usando apenas uma palavra (dizendo “leite!” Em vez de falar sobre e sobre, não insistindo que algo seja feito na minha agenda, e, mais eficaz de todos, fazer uma tarefa sozinho, sem precisar de ajuda.

10. Agir. Algumas pessoas assumem que a felicidade normalmente é principalmente uma questão de temperamento inato: Você nasce um gato ou um tigre, e é isso. Embora seja verdade que a genética desempenha um grande papel, cerca de 40% do seu nível de felicidade está dentro do seu controle. Tomar um tempo para refletir e tomar as medidas conscientes para tornar sua vida mais feliz, realmente funciona. Então, use essas dicas para começar seu próprio Projeto de Felicidade. Eu prometo que não vai demorar um ano inteiro para você começar a desfrutar.

Fonte: Gretchen Rubin