Pesquisadores da Universidade da Califórnia, San Diego School of Medicine, relatam descobertas sobre o papel de um açúcar específico encontrado na carne vermelha que pode desempenhar uma importante função na formação de tumores em seres humanos.

Os pesquisadores queriam entender por que as pessoas que comem muita carne vermelha estão em maior risco de certos tipos de câncer, enquanto que as pessoas que comem outros tipos de carne não estão.
A equipe realizou um primeiro levantamento sistemático de alimentos comuns e descobriu que as carnes vermelhas – carne bovina, suína e de cordeiro – são ricas em um açúcar chamado Neu5Gc e fornecem as fontes primárias deste açúcar na dieta humana.
A partir de estudos anteriores, os pesquisadores descobriram que Neu5Gc pode ser absorvido em tecidos humanos. com essas constatações, a equipe levantou a hipótese de que comer carne vermelha poderia, portanto, promover potencialmente a formação de inflamação, se o corpo está constantemente gerando anticorpos contra Neu5Gc, que é uma molécula estranha ao organismo, logo isso pode vir a contribuir para o desenvolvimento da doença.
Em experiências com ratos projetadas para ter uma deficiência deste açúcar, os cientistas descobriram que a alimentação de camundongos Neu5Gc resultou em inflamação sistêmica, que foi associada a um aumento proporcional de cinco vezes na formação de tumores espontâneos.

carnes vermelhas - carne bovina, suína e de cordeiro - são ricos em um açúcar chamado Neu5Gc e fornecer as fontes primárias deste açúcar na dieta humana.
O investigador principal Dr. Ajit Varki, professor de Medicina e Medicina Celular e Molecular, e membro do Centro de Câncer UC-San Diego Moores, diz:
“Até agora, todas as nossas provas ligando Neu5Gc ao câncer era circunstancial ou indiretamente prevista a partir de montagens experimentais um tanto artificiais. Esta é a primeira vez que temos isso mostrado diretamente e que imitando a situação exata em humanos – alimentando Neu5Gc não-humana e induzir anti-Neu5Gc Anticorpos – aumentos de cancros espontâneos em camundongos “.
Como os pesquisadores expõe os ratos a agentes cancerígenos ou tentativa de induzir artificialmente cânceres, eles acreditam que o Neu5Gc está fortemente associada com o aumento do risco de câncer.
Provando a associação em humanos será “muito mais difícil”:
“A prova final em humanos será muito mais difícil de encontrar,” diz o Dr. Varki. “Mas em uma nota mais geral, este trabalho também pode ajudar a explicar potenciais conexões de consumo de carne vermelha a outras doenças agravadas pela inflamação crônica, como a aterosclerose e  dois tipos de diabetes.”
No entanto, Dr. Varki também admite os resultados da equipe – que são publicados na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências – representam um “Catch-22”, como quantidades moderadas de carne vermelha pode ser uma boa fonte de nutrição para os jovens. Dr. Varki espera que os futuros trabalhos da equipe forneçam  soluções práticas para isso.
Em agosto 2014, a Medical News Today informou sobre um estudo que sugere que o aumento do risco de câncer colo-retal associado com a ingestão de carne vermelha pode ser reduzido por consumo de um amido resistente.
Os pesquisadores por trás desse estudo sugerem, portanto, que através da adição de fontes naturais de amido resistente – banana, feijão, grão de bico, lentilhas, grãos integrais – para uma dieta rica em carne vermelha, o aumento do risco de câncer colorretal pode ser diminuído.
Outro estudo, em 2014, também sugeriu que a maior ingestão de carne vermelha durante a idade adulta foi associado com um risco aumentado de 22% para câncer de mama.
Esse estudo mostrou que a substituição de uma porção de carne vermelha por dia, com uma porção de outro alimento de alta proteína – por exemplo, legumes, nozes, aves ou peixe – foi associada com um risco 14% inferior de câncer da mama.

Fonte: Escrito por David McNamee – Direitos de Autor: Medical News Today