Willow Breast Cancer Support Canada convocou em 2009 o “Dia Nacional de Conscientização sobre o Câncer de Mama Metastático”

A sobrevivente Carol Ann Cole diz aos canadenses que:

–  ‘A ESPERANÇA MUDA’

Milhares de mulheres canadenses com câncer de mama metastático e seus entes queridos marcaram em 2009 o primeiro Dia Canadense de Conscientização sobre o Câncer de Mama Metastático em 13 de outubro, pedindo aos canadenses que as reconheçam e entreguem a mensagem de que “a esperança muda”.

 “Apesar dos altos níveis de reconhecimento da importância da pesquisa para a cura do câncer de mama, o câncer de mama metastático ‘passou despercebido’ porque ninguém queria falar sobre a propagação do câncer de mama e como isso mudaria o prognóstico”.

Em um ano, cerca de 22.000 mulheres no Canadá são diagnosticadas com câncer de mama e cerca de 5.400 mulheres morrem por ele. Dez por cento das mulheres que recebem um diagnóstico de câncer de mama desenvolverão doença metastática, e aproximadamente 30 por cento das mulheres que são diagnosticadas com estágios iniciais de câncer de mama poderão desenvolver doença metastática, o que significa que seu câncer se espalhou para um local diferente do corpo.

Uma em cada duas mulheres com câncer de mama metastático acredita que a doença recebe muito pouca atenção do público, e é por isso que criaram este dia nacional para mudar a forma como o câncer de mama metastático é visto pela comunidade de câncer de mama e pelo público em geral. Essa iniciativa se baseia na crença de que as pessoas que vivem com câncer de mama metastático precisam ser reconhecidas e incluídas.

Um relatório recente afirma que, apesar da prevalência da doença, “as mulheres com câncer de mama metastático frequentemente relatam sentimentos de isolamento da comunidade pesquisadora cujo foco público e esforços de defesa são amplamente direcionados para a doença em estágio inicial”.

“Muitas pessoas não querem falar sobre um tipo de câncer que tem mais probabilidade de matar você. Nós nos concentramos na pesquisa, nos concentramos na cura, o que é importante, mas também o são as pessoas para as quais a cura chegará tarde demais.

– “Precisamos apoiá-los agora”, disse a sobrevivente do câncer de mama, autora e membro da Ordem do Canadá, Carol Ann Cole.

-“Quando meu câncer de mama voltou após 16 anos de remissão, realmente mudou minha perspectiva de vida, foi ainda mais forte do que meu diagnóstico original. Percebi que a esperança muda.”

“Mulheres com câncer de mama metastático estão vivendo mais tempo com uma melhor qualidade de vida por causa de novos tratamentos, melhor controle dos efeitos colaterais e mais apoio científico. Elas têm esperança para o futuro”! Hoje, existe uma campanha permanente endossada pela Rede Canadense de Câncer de Mama.

Fonte: APOIO AO CANCRO DA MAMA WILLOW CANADÁ