A Professora do Departamento de Medicina e do Centro de Pesquisa do Câncer da UTHSC, PhD Liza Makowski, há muito tempo se interessa em como o sistema imunológico é alterado pela obesidade e como isso impacta o risco de câncer e o tratamento.

“A obesidade é complexa, porque pode causar inflamação e ativar vias de contra inflamação que levam à imunossupressão”, disse o Dr. Makowski. “Como a obesidade afeta os tratamentos de câncer é pouco estudado.”

Pacientes obesos com câncer de mama costumam ter resultados piores do que pacientes não obesos. No entanto, desenvolvimentos interessantes estão sendo feitos em outros tipos de câncer, o que também podem ser promissores para o tratamento do câncer de mama. Em estudos de um novo tipo de medicamento de imunoterapia, denominado inibidor de checkpoint, pacientes obesos parecem responder melhor, em comparação com suas contrapartes mais magras em alguns tipos de câncer, como melanoma, ovário, certos tipos de câncer de pulmão e rim. Não está claro se esse achado também é verdadeiro para pacientes com câncer de mama.

Não se sabe atualmente se pacientes obesas com câncer de mama respondem melhor às imunoterapias, semelhante aos achados relatados com melanoma. Estudos clínicos como esses são aguardados com ansiedade por pacientes e pesquisadores.

Drs. Makowski e Pierre mostraram que a obesidade levou ao crescimento acelerado do tumor, em comparação com as magras. O bloqueio do ponto de verificação imunológico anti-PD-1 bloqueou com sucesso a progressão do câncer causado pela obesidade. O anti-PD-1 aumentou o número de células do sistema imunológico e marcadores antitumorais eficazes.

Os laboratórios Makowski e Pierre são atualmente financiados pelo Instituto Nacional do Câncer para investigar mais a fundo por que certos micróbios podem impactar as terapias contra o câncer.

Fonte: Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Tennessee