A importância do aleitamento materno no combate à mortalidade infantil nos países de baixa renda foi o que motivou a criação do Dia Mundial da Amamentação.

A data foi instituída em 1990, durante uma reunião promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas pela Infância

Em 1992, foi criada a Semana Mundial do Aleitamento Materno – SMAM, de 1 a 7 de agosto, para intensificar a conscientização sobre a amamentação. A recomendação da OMS é de que nos primeiros seis meses de vida o bebê deve ser alimentado exclusivamente com leite materno. Mas dados o Unicef mostram que apenas 4 entre 10 bebes no mundo são beneficiados com esta recomendação.

Então, temos um longo caminho pela frente.

Agosto é dedicado à sensibilização para a importância do aleitamento materno.

Seguimos falando aqui sobre a importância do aleitamento materno, já 1º de agosto é o Dia Mundial da Amamentação, e de 1º a 7, a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Além de sensibilizar para a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças, a semana chama a atenção também para a rede de solidariedade que tem mantido a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, para atender recém-nascidos abaixo do peso internados em unidades neonatais. A rede tem núcleos em vários pontos do Brasil, com logística de entrega das doações, para garantir a saúde bebês que não têm acesso ao leite de suas mães.