A resposta é não.

Há uma preocupação muito grande em relação ao surgimento de qualquer tipo de sinal, nódulo ou anormalidade nos seios. E isto é importante, porque impulsiona as mulheres a buscarem respostas assim que encontram algo diferente no seu auto exame. Mas, ao detectar qualquer diferença em suas mamas, as mulheres precisam saber que nem sempre nódulos são tumores malignos ou indicam uma doença preocupante. O importante é buscar ajuda médica assim que detectar qualquer situação diferente ou que lhe pareça estranha, para que sejam feitos exames.

Boa parte das mulheres em idade reprodutiva apresentarão, em algum momento da vida, diferentes tipos de nódulos nos seios, ondulações que podem ser formadas por estímulos hormonais naturais do corpo humano, como cistos, que podem ser absorvidos espontaneamente. Muitas mulheres apresentam os chamados de fibroadenomas, um tipo de nódulo de caráter benigno, mais comumente desenvolvido em pacientes jovens, com menos de 30 anos, que normalmente se apresentam como um nódulo móvel, com tamanho que varia entre 2 a 3 centímetros, com contornos bem definidos. Podem causar dor e desconforto em alguns casos, e podem apresentar alterações de tamanho, crescendo especialmente no período menstrual. Na maioria dos casos, podem ser apenas observados, sem necessidade de remoção, se não estiverem causando desconforto ou dor. Mas se o tamanho e a localização incomodam, podem ser retirados através de cirurgia. Não há nenhum indicativo de que os fibroadenomas possuam potencial para evoluir para um câncer ou que indiquem tendência de que esta paciente vá desenvolver um câncer no futuro.

A principal diferença do câncer de mama para o fibroadenoma é que o câncer normalmente tem formato irregular, com bordas mal definidas, e com aderência aos tecidos circundantes da mama. Outra característica dos tumores malignos é que eles costumam ser indolores. Na grande maioria dos casos, não são perceptíveis ao auto-exame, e somente com os exames de imagem consegue-se detectá-los – por isto a importância dos exames anuais.

Outros sinais e sintomas suspeitos de doença na mama são: secreção dos mamilos, assimetria nos seios, retração ou inchaço de alguma parte da mama. Mas é importante ressaltar que em muitos casos o câncer de mama é uma doença que se manifesta de forma silenciosa no início.

A única maneira de distinguir o fibroadenoma do câncer de mama é por meio do diagnóstico médico com a realização de exames de imagem e biópsia do nódulo.

Fonte: FEMAMA