Quando decidimos ser médicos, ao escolhemos esta profissão, sabemos com antecedência que estamos abraçando uma atividade que exigirá muito de nós, como pessoas e como profissionais. O exercício da Medicina exige uma postura de permanente aprendizado. Todos os dias surgem novas tecnologias, novos medicamentos, novas experiências publicadas e com isso uma infinidade de informações, tudo para que nossa atividade seja mais assertiva. A finalidade principal é trazer alento para nossos pacientes e melhorar sempre as possibilidades de cura, para qualquer que seja a doença que estejamos tratando.

É preciso estar permanentemente estudando, participando de congressos, seminários, cursos de qualificação, especializações, etc. Tudo isto sem estar longe do atendimento direto aos pacientes.

E nossas vidas não estão concentradas apenas na atividade profissional. Temos famílias, filhos, pais, irmãos, amigos, para os quais também temos que dar atenção.

Acredito que todos os profissionais de qualquer área, que amam o que fazem são excelentes e felizes! Pessoalmente, sou muito apaixonada pela minha atividade. Busco sempre novas alternativas de tratamento, faço de tudo para que meus pacientes tenham à disposição o que há de melhor e mais atual em tratamentos, tanto cirúrgicos como oncológicos.

Quando iniciei como professora universitária, uma atividade que ainda não estava na minha rotina profissional, fiquei com medo de estar um tempo fora do projeto de atender e realmente fazer saúde. Hoje, confesso que tem sido uma experiência tão apaixonante quanto o trabalho clínico, e de aprendizado constante. Cada aula me deparo com novos desafios, com novos sonhos, de alunos que buscam na universidade a formação para se tornarem colegas de profissão.

O fato de lecionar provocou em mim uma mudança da forma de estudar. É um constante aprender a ensinar e estimular o processo de aprendizagem de cada aluno.

O sentimento de compromisso com os alunos, e com seus futuros pacientes, nos torna ainda mais responsáveis por tudo o que estamos trabalhando em sala de aula.

O mais relevante, para mim, foi perceber o quanto esta atividade pode contribuir para o meu crescimento profissional. A sala de aula me oportuniza situações de troca sem precedentes. Ajudo a formar futuros médicos, na maioria jovens que estão cheios de planos e de entusiasmo para abraçar está linda profissão QUE CUIDA DE GENTE.

Tratamos com vidas, com seres humanos, e por isto nossa responsabilidade em acertar é sempre imensa. Esta é a mensagem que tento passar aos alunos que passam por mim.