Mito.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, do Ministério da Saúde, “até o momento não existem evidências científicas suficientes que confirmem que cortar carboidratos ajuda a “matar o tumor” em humanos”. Ainda de acordo com o Instituto, “também não é verdade que se você comer carboidratos durante o tratamento a quimioterapia não vai funcionar direito. Alguns cientistas estão estudando o efeito de determinadas dietas na resposta ao tratamento do câncer, mas ainda não existem dados suficientes que possam gerar recomendações diferentes das atuais para pacientes em tratamento”.

A orientação no momento, segundo documento publicado pelo Ministério da Saúde, é que o paciente “siga uma alimentação saudável, baseada em “comida de verdade” e sem alimentos ultraprocessados”. Em cartilha com orientações sobre a alimentação para pacientes com câncer, o INCA lembra que “a principal função dos carboidratos é fornecer energia (glicose) para as células. Todas as células do nosso organismo precisam de glicose. Mas quando você deixa de consumir esse importante combustível, o organismo encontra outros meios de gerar glicose, por exemplo, usando proteínas dos músculos. Como consequência, você perde peso (e muito músculo!). Perder peso e músculos de forma não intencional pode gerar prejuízos para o seu corpo e para o seu tratamento”.

O que o Ministério da Saúde preconiza é “em vez de se preocupar em cortar os carboidratos, é mais importante se preocupar em consumir esse nutriente vindo de alimentos frescos, como grãos, cereais, frutas e verduras. Evite os carboidratos presentes em alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes, macarrão instantâneo, mistura para bolos e barras de cereais”.