Neste 10 de fevereiro a Sociedade Brasileira de Mastologia, enviou carta ao Ministério da Saúde, aos cuidados do Excelentíssimo General Eduardo Pazuello e com o assunto:
Solicitação para inclusão de pacientes com câncer de mama e outros tipos no grupo prioritário do plano nacional de vacinação.

Devido ao cenário de pandemia, a corrida pela imunização se tornou emergencial e fundamental, principalmente, para aqueles listados no grupo de risco, como idosos e profissionais de saúde. Contudo, os pacientes com câncer também se enquadram nesta categoria uma vez que o tratamento oncológico, geralmente, reduz o sistema imunológico.

Diante disso, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) encaminhou carta para o Ministro da Saúde, General Eduardo Pazuello, solicitando que pacientes com câncer de mama e de outros tipos sejam incluídos no grupo prioritário no plano de vacinação da Covid-19.

A entidade lembra ainda que foi percebido em todo o país um aumento considerável de pacientes que interromperam o tratamento por medo de se contaminarem com o novo corona vírus durante o deslocamento e também ao dar entrada na unidade de saúde. Segundo levantamento realizado em centros hospitalares que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas principais capitais, em 2020, a queda nos atendimentos de mulheres em tratamento, nos meses de março e abril, logo no início da pandemia, foi em torno de 75%, em comparação ao mesmo período de 2019. A Rede Brasileira de Pesquisa em Câncer de Mama, em parceria com a SBM, mostrou que o número de mamografias entre janeiro a julho de 2020 caiu 45% em relação ao ano anterior.

A SBM reitera que muitas pacientes se encontram com baixa imunidade devido ao tratamento  e interrompê-lo é um risco muito grande, na maioria dos casos, maior do que contrair o vírus, já que os hospitais estão seguindo todos os protocolos sanitários. “Como especialistas da saúde da mama, nós mastologistas de todo o país, entendemos que para tranquilizar e, principalmente, proteger essas mulheres e outras que devem seguir o rastreamento mamográfico é fundamental inseri-las no plano nacional como grupo prioritário. Aliás, essa nossa humilde e consciente solicitação se estende aos inúmeros casos de outros tipos de câncer, cujos pacientes se encontram na mesma situação. ”, afirma Dr. Vilmar Marques, presidente da entidade.

Fonte: Sociedade Brasileira de Mastologia10