O mastologista é o médico especialista na saúde da mama, sendo o responsável não apenas pelo tratamento do câncer, mas também por outros cuidados.

É recomendado que as mulheres realizem consultas ginecológicas de rotina após sua primeira relação sexual. Mas as visitas anuais são de extrema importância, mesmo para aquelas com vida sexual inativa.

the-first-time-at-the-mastologist-when-to-look
A mama que é formada por gordura, tecido conjuntivo e tecidos que constituem a glândula mamária, é uma área bastante sensível, principalmente a variações hormonais ocorridas por diferentes motivos. Diversos fatores podem causar modificações e, em alguns casos, um problema de saúde.

Aconselha-se fazer o autoexame da mama, como uma maneira de se conhecer e identificar alterações suspeitas. E, ao identificar algum caroço, nódulo ou outra alteração, é importante procurar por um especialista. Mas, deve ficar claro que o autoexame não substitui o exame clínico realizado por um profissional.

Importante ressaltar que independente do aparecimento dos sintomas e do autoexame, as mulheres devem fazer a mamografia anualmente a partir dos 40 anos de idade.