No caderno saúde do Jornal NH de hoje, falamos sobre o Outubro Rosa e Novembro Azul! Confira!

14495347_1745796135686697_1456926026228589312_n

“O OUTUBRO ROSA tem sido comemorado em muitas partes do mundo, com o objetivo de chamar atenção para a prevenção do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.
O NOVEMBRO AZUL é então a vez de alertar os homens, sobre a prevenção do câncer de próstata.
Claro que devemos lembrar desses assuntos durante o ano todo, mas, estes meses tem-se tornado representativos  para estas causas, servindo para chamar a atenção da comunidade.
A cada ano percebemos um maior envolvimento das entidades e estabelecimentos nessas campanhas. No ano passado, nossa região ficou linda (e rosa)! Alguns prédios iluminados de rosa, outros com laços rosas, muitas lojas com vitrines com roupas ou produtos cor-de-rosa, muitas pessoas usando roupas cor-de-rosa ou, pelo menos, com o lacinho na roupa. Com certeza esse ano não vai ser diferente! Queremos TODOS engajados nessa luta!!! Queremos todos vestindo a camiseta (literalmente)! Chamar a atenção para a prevenção!
E novembro tem que ser assim também! Tudo azul!
O câncer de mama se diagnosticado precocemente pode ter taxas de até 95% de cura.
Todas as mulheres devem ter o hábito de fazer suas revisões ginecológicas anuais, e os homens após os 50 anos também devem fazer consultas de rotina com um urologista.
Recomenda-se mamografia anual após os 40 anos de idade. A ecografia é usada para complementação da mamografia, em casos indicados, ou para avaliar anormalidades percebidas em mulheres abaixo de 30 anos.
O auto-exame é estimulado, apesar de não ser eficaz como medida isolada. O exame das mamas pela própria mulher deve fazer parte de um conjunto de ações de educação para a saúde, que visem o conhecimento do próprio corpo.
Como medidas de prevenção tem-se recomendado hábitos de vida saudáveis, como controle do peso, limitar o consumo de álcool, consumir maior quantidade de frutas,  vegetais e fibras, e substituir o consumo de gorduras saturadas  por mono e poli-insaturadas, e a prática de exercícios físicos, bem como não fumar.

Cuide-se! Cuide de quem você gosta! Oriente quem você conhece!
Essa luta é nossa!”

Gabriela Santos
Médica Mastologista
CREMERS 24627