É natural que uma das primeiras preocupações, quando uma mulher recebe o diagnóstico de câncer de mama, seja com a sua estética. Afinal, mulheres são vaidosas mesmo, cuidam e gastam tempo e dinheiro com a beleza.

Quaisquer tipo de tratamento contra o câncer de mama irá gerar efeitos colaterais, e os principais afetados são cabelos, unhas e pele. A quimioterapia  principalmente. Mas por sorte, tudo tende a melhorar assim que a paciente recebe alta, sua aparência vai se recuperando aos poucos.

Lembrando que cada mulher reage de uma maneira diferente ao tratamento, acontece que alguns efeitos colaterais são comuns e esperados.

Confira o que acontece com os principais pontos afetados:

“Pelos e cabelos: Grande parte dos medicamentos quimioterápicos causa a queda de pelos e cabelos. Isso ocorre porque os bulbos dos cabelos e dos pelos são formados por células de crescimento rápido, assim como as do câncer. O cabelo pode começar a cair no início do tratamento, mas volta a crescer assim que termina. A dica é usar lenços, perucas e chapéus. É preciso tomar bastante cuidado com o couro cabeludo, uma vez que fica sensível durante o tratamento. Use filtro solar e uma toalha macia para enxugá-lo.

Unhas: Pode haver um enfraquecimento, ressecamento e rachaduras. Como é preciso evitar ferimentos na região, não é recomendado fazer as unhas nesse período, assim como é necessário cuidado ao fazer o serviço doméstico. Assim que o tratamento termina, as unhas voltam a crescer.

Pele : Os efeitos colaterais na pele são incômodos, podem variar entre ressecamento, acne, manchas, coceira e vermelhidão. O ideal é tomar certos cuidados para aliviar os sintomas, como usar hidratantes, filtro solar, não tomar banho de sol, nem banhos quentes, utilizar um sabonete neutro e jamais coçar a pele.

*A pele do lado do corpo que foi operado fica muito sensível, principalmente se há drenagem da linfa, que protege o organismo. Com isso, a paciente precisa tomar certos cuidados, como não usar gilete, cera e desodorante na região.”

A dica é tentar ao máximo enfrentar o tratamento com pensamento positivo. Lembrar que os efeitos são temporários, irão passar.

E quando acabarem, tornarão a paciente uma nova mulher! Com a oportunidade de mudar a cor dos cabelos, o desenho da sobrancelha e ter um visual novo para se sentir mais bonita.

Fonte: silviobromberg