Existem muitos mitos referentes ao câncer de mama que surgiram ao longo dos anos. São conclusões erradas que muitas mulheres tomam como verdade e as vezes podem por em risco sua saúde.

Confira abaixo 10 mitos esclarecidos…

1 – Câncer de mama sempre aparece como caroço
Segundo o mastologista Eduardo Millen, diretor da Sociedade Brasileira de Mastologia, a primeira percepção é pelo nódulo ou caroço, mas a outra forma mais comum é a microcalcificação. “Neste caso, a mamografia consegue fazer o diagnóstico precoce”, diz.

2 – Todo caroço é câncer
A maioria dos nódulos, segundo Silvio Bromberg, do Hospital Albert Einstein, é benigno. Existem ainda os falsos nódulos ou cistos. Neste caso, o potencial de malignidade é nulo, já que o caroço não é nem mesmo sólido.

3 – Antitranspirantes e desodorantes favorecem o câncer
Não há relação entre o uso de antitranspirantes ou desodorantes e o câncer de mama. Nenhum estudo comprova essa afirmação.

4 – Apenas mulheres com histórico de câncer na família podem ter a doença
Millen afirma que qualquer pessoa, em qualquer idade, pode desenvolver um câncer de mama, independente de sexo, cor ou histórico familiar. Existem, porém, os chamados grupos de risco. O primeiro é formado por aqueles que têm dois ou mais parentes que tiveram câncer de mama ou de ovário antes da menopausa. O segundo se refere a pessoas que apresentaram mutações genéticas ligadas ao câncer de mama.

5 – Biópsia pode causar metástase
Metástase pode acontecer quando o câncer apresenta células capazes de se deslocar e implantar em outras partes do corpo, ou seja, isso não depende da biópsia.

6 – Sutiã apertado
“O sutiã não favorece o desenvolvimento do câncer”, afirma o mastologista Millen.

7 – Autoexame dispensa mamografia
O toque durante o banho ajuda a identificar lesões ou nódulos, mas não substitui a mamografia.

8 – Mulher com seios pequenos não têm câncer de mama
Millen afirma que a chance de desenvolver o câncer de mama não tem nada a ver com o tamanho dos seios. Os fatores de risco, segundo ele, são obesidade, hereditariedade e cultivo de maus hábitos, como o fumo.

9 – Próteses de silicone favorecem desenvolvimento de câncer de mama
Próteses de silicone não aumentam o risco de desenvolver câncer de mama. No entanto, é recomendável fazer uma consulta ao mastologista antes de fazer a cirurgia.

10 – Próteses atrapalham o diagnóstico
Não há consenso científico sobre essa afirmação. Um estudo da Universidade Laval, no Canadá, em 2013, afirmou que o silicone dificultaria a visualização do tecido mamário. Mais pesquisas sobre o tema devem ser feitas a fim de buscar a elucidação sobre o assunto.

Fonte: Minha vida