As modificações sociais através das décadas influenciaram sobremaneira a cirurgia plástica no Ocidente. Neste contexto, aquelas relacionadas ao comportamento feminino tiveram grande importância, o que permitiu o desenvolvimento desta área médica. A mulher deslocou-se do papel de mãe e dona-de-casa para ser (também) alguém que tem profissão e carreira, que gera renda e que participa do crescimento econômico de uma nação.
Ao avaliarmos nossas pacientes nos consultórios, em nossa rotina diária, devemos levar em conta também isso. As modificações físicas e psíquicas que a intervenção cirúrgica causará serão feitas em alguém que costuma ter vários papéis sociais. Elas buscam elevação da autoestima e melhoria na apresentação íntima, social e profissional. O desejo da paciente deve ser harmonizado com as possibilidades vigentes que a técnica cirúrgica oferece. Mas não é só isso: o esclarecimento sobre vontades e ansiedades ocultas deve ser feito. É preciso determinar onde podemos chegar, quais são as possibilidades de resultados e quais são os riscos. Não menos importante, deve-se identificar e remover falsas expectativas quanto a um procedimento em cirurgia plástica; o foco pode não ser a insatisfação corporal e uma tentativa de modificação talvez mantenha ou agrave um conflito psíquico.
A mudança da forma corporal tem influência no comportamento e no aparelho psíquico do indivíduo. A forma e a função trabalham juntas; mas a forma, por si, tem uma função.
As Mulheres e a Cirurgia Plástica
As modificações sociais através das décadas influenciaram sobremaneira a cirurgia plástica no Ocidente. Neste contexto, aquelas relacionadas ao comportamento feminino tiveram grande importância, o que permitiu o desenvolvimento desta área médica. A mulher deslocou-se do papel de mãe e dona-de-casa para ser (também) alguém que tem profissão e carreira, que gera renda e que participa […]
Últimas postagens do blog.

19junho
2025
O inverno chegou Com a chegada do frio, é comum querer se recolher e adiar compromissos.Mas a sua saúde não pode esperar. 💙 Mantenha a imunidade em alta💗 Não esqueça do autocuidado com as mamas🩺 E siga em dia com seus exames de rotina O frio passa. O cuidado permanece.Agende sua consulta e priorize você.

2junho
2025
Cores das secreções mamárias Nem toda secreção mamária é preocupante, mas algumas podem indicar problemas de saúde. Fique atenta às cores e saiba quando procurar um médico!

27maio
2025
Amamentação, reduz as chances de ter câncer de mama? Sim, a amamentação é uma aliada poderosa na prevenção do câncer de mama! Estudos mostram que o risco do tumor diminui em 4,3% a cada 12 meses de aleitamento. Durante esse período, há uma queda nos hormônios que favorecem o desenvolvimento do câncer, além da renovação celular que reduz mutações. 💡 Benefícios da amamentação:✔️ Redução dos níveis de estrogênio;✔️ Renovação celular saudável;✔️ Proteção contra mutações genéticas;✔️ Fortalecimento do sistema imunológico. Quanto mais tempo a mulher amamenta, maior a proteção! Incentive o aleitamento materno e cuide da sua saúde. 💖 Converse regularmente com a sua mastologista para orientações específicas para o seu caso.

7maio
2025
Anticoncepcionais Hoje, vamos esclarecer algumas verdades e mentiras sobre a influência dos anticoncepcionais na ocorrência do câncer de mama. ✔️ Verdades: 1. Alguns estudos sugerem que o uso prolongado de anticoncepcionais pode aumentar ligeiramente o risco de câncer de mama. 2. Anticoncepcionais hormonais podem oferecer proteção contra outros tipos de câncer, como o câncer de ovário. ❌ Mentiras: 1. Todos os anticoncepcionais causam câncer de mama. Isso não é verdade, pois o risco pode variar dependendo do tipo de anticoncepcional e da duração do uso. 2. O uso de anticoncepcionais é a principal causa de câncer de mama. Existem muitos fatores que contribuem para o risco de câncer de mama, e os anticoncepcionais podem ser apenas um deles. 👉 Entre em contato conosco para mais informações e agende sua consulta!