As mulheres devem iniciar o acompanhamento com o ginecologista na maioria dos casos no início da fase reprodutiva. Por ocasião da menarca (primeira menstruação).
Em alguns casos específicos este acompanhamento deve ser antecipado.
Durante toda a vida da mulher após a menarca ela deve fazer consultas semestrais ao ginecologista. E é claro sempre que surgirem alterações ou dúvidas. Após o inicio das relações sexuais a mulher deve realizar um exame cito patológico do colo do útero por ano. Este exame possibilita a identificação precoce de alterações que podem originar o câncer do colo do útero. Possibilitando seu tratamento e impedindo o surgimento do câncer de colo na grande maioria das vezes.
As mulheres dos 17 aos 25 anos podem realizar a vacina contra o HPV, vírus hoje bastante comum e que está implicado na gênese do câncer de colo uterino.
Durante toda a vida o ginecologista orienta a mulher sobre exercícios físicos e dieta apropriados para cada fase de sua vida.
As mulheres climatérica e após a menopausa (final da fase reprodutiva) possuem risco aumentado para terem câncer de ovário e endométrio (Parte que reveste o útero internamente) e para a sua prevenção realiza-se ecografias trans-vaginais periódicas nesta fase.
Outra doença que ganha importância nesta fase é a osteoporose, e para o seu controle o ginecologista solicita densitometrias ósseas do fêmur e da coluna.
As gestantes devem ter a sua primeira consulta de pré-natal assim que souberem da sua gravidez. É aconselhável que elas realizem uma consulta de planejamento gestacional antes de engravidarem para receberem orientações. Durante o pré-natal as consultas são mensais, sendo quinzenais no oitavo mês e semanais no último mês.

Fonte: Dr. Marcelo Keil – Caderno Viver com Saúde – Jornal NH – 08/03/10