As mulheres devem iniciar o acompanhamento com o ginecologista na maioria dos casos no início da fase reprodutiva. Por ocasião da menarca (primeira menstruação).
Em alguns casos específicos este acompanhamento deve ser antecipado.
Durante toda a vida da mulher após a menarca ela deve fazer consultas semestrais ao ginecologista. E é claro sempre que surgirem alterações ou dúvidas. Após o inicio das relações sexuais a mulher deve realizar um exame cito patológico do colo do útero por ano. Este exame possibilita a identificação precoce de alterações que podem originar o câncer do colo do útero. Possibilitando seu tratamento e impedindo o surgimento do câncer de colo na grande maioria das vezes.
As mulheres dos 17 aos 25 anos podem realizar a vacina contra o HPV, vírus hoje bastante comum e que está implicado na gênese do câncer de colo uterino.
Durante toda a vida o ginecologista orienta a mulher sobre exercícios físicos e dieta apropriados para cada fase de sua vida.
As mulheres climatérica e após a menopausa (final da fase reprodutiva) possuem risco aumentado para terem câncer de ovário e endométrio (Parte que reveste o útero internamente) e para a sua prevenção realiza-se ecografias trans-vaginais periódicas nesta fase.
Outra doença que ganha importância nesta fase é a osteoporose, e para o seu controle o ginecologista solicita densitometrias ósseas do fêmur e da coluna.
As gestantes devem ter a sua primeira consulta de pré-natal assim que souberem da sua gravidez. É aconselhável que elas realizem uma consulta de planejamento gestacional antes de engravidarem para receberem orientações. Durante o pré-natal as consultas são mensais, sendo quinzenais no oitavo mês e semanais no último mês.
A hora certa de ir ao ginecologista
As mulheres devem iniciar o acompanhamento com o ginecologista na maioria dos casos no início da fase reprodutiva. Por ocasião da menarca (primeira menstruação). Em alguns casos específicos este acompanhamento deve ser antecipado. Durante toda a vida da mulher após a menarca ela deve fazer consultas semestrais ao ginecologista. E é claro sempre que surgirem […]
Últimas postagens do blog.

19junho
2025
O inverno chegou Com a chegada do frio, é comum querer se recolher e adiar compromissos.Mas a sua saúde não pode esperar. 💙 Mantenha a imunidade em alta💗 Não esqueça do autocuidado com as mamas🩺 E siga em dia com seus exames de rotina O frio passa. O cuidado permanece.Agende sua consulta e priorize você.

2junho
2025
Cores das secreções mamárias Nem toda secreção mamária é preocupante, mas algumas podem indicar problemas de saúde. Fique atenta às cores e saiba quando procurar um médico!

27maio
2025
Amamentação, reduz as chances de ter câncer de mama? Sim, a amamentação é uma aliada poderosa na prevenção do câncer de mama! Estudos mostram que o risco do tumor diminui em 4,3% a cada 12 meses de aleitamento. Durante esse período, há uma queda nos hormônios que favorecem o desenvolvimento do câncer, além da renovação celular que reduz mutações. 💡 Benefícios da amamentação:✔️ Redução dos níveis de estrogênio;✔️ Renovação celular saudável;✔️ Proteção contra mutações genéticas;✔️ Fortalecimento do sistema imunológico. Quanto mais tempo a mulher amamenta, maior a proteção! Incentive o aleitamento materno e cuide da sua saúde. 💖 Converse regularmente com a sua mastologista para orientações específicas para o seu caso.

7maio
2025
Anticoncepcionais Hoje, vamos esclarecer algumas verdades e mentiras sobre a influência dos anticoncepcionais na ocorrência do câncer de mama. ✔️ Verdades: 1. Alguns estudos sugerem que o uso prolongado de anticoncepcionais pode aumentar ligeiramente o risco de câncer de mama. 2. Anticoncepcionais hormonais podem oferecer proteção contra outros tipos de câncer, como o câncer de ovário. ❌ Mentiras: 1. Todos os anticoncepcionais causam câncer de mama. Isso não é verdade, pois o risco pode variar dependendo do tipo de anticoncepcional e da duração do uso. 2. O uso de anticoncepcionais é a principal causa de câncer de mama. Existem muitos fatores que contribuem para o risco de câncer de mama, e os anticoncepcionais podem ser apenas um deles. 👉 Entre em contato conosco para mais informações e agende sua consulta!