Quando devo iniciar os exames de prevenção das doenças da mama?
Essa é uma resposta que deve ser bastante individualizada, pois cada mulher tem sua história familiar e pessoal, e isso deve ser levado em conta.
As doenças da mama podem acontecer em qualquer idade. Claro que, existem doenças que são mais freqüentes em determinadas idades. Sabemos, estaticamente, que o câncer de mama é muito raro antes dos 35 anos, e acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.
A primeira recomendação é o autoexame das mamas, que deve iniciar o mais cedo possível, entre 20 e 25 anos de idade. O autoexame como medida isolada não é recomendado. O exame das mamas pela própria mulher deve fazer parte de um conjunto de ações de educação para a saúde, que visem o conhecimento do próprio corpo. Ele deve ser realizado mensalmente, na semana após a menstruação, e, para aquelas mulheres que não menstruam mais, devem escolher um dia do mês, e sempre fazer no mesmo dia. Pode ser feito durante o banho ou deitada.
O autoexame não deve substituir o exame periódico realizado por um profissional capacitado.
Após os 40 anos de idade, toda mulher deve iniciar seu controle com exames de imagem. O exame de escolha é a mamografia, capaz de detectar lesões muito iniciais.
A ecografia é usada para complementação da mamografia, em casos indicados, ou para investigar anormalidades clinicamente detectadas em mulheres com menos de 30 anos.
A ecografia não deve ser usada como único método de imagem para detecção do câncer de mama.
Aquelas mulheres com alto risco para câncer de mama podem se beneficiar com estratégias adicionais de rastreamento, como iniciar a mamografia mais cedo e realizá-la em intervalos mais curtos. Existe um consenso de que as mulheres que tiveram mãe ou uma irmã com câncer de mama antes da menopausa têm indicação de fazer a primeira mamografia dez anos antes da idade do diagnóstico no familiar afetado.
Em qualquer idade não podemos esquecer de ressaltar algumas medidas dietéticas e comportamentais saudáveis, como uma alimentação balanceada, evitando alimentos gordurosos, evitando ingestão de álcool em excesso, restringindo o consumo de carne vermelha, preferindo carnes de aves e peixes, além da prática de exercícios físicos e não fumar. Importante o controle do peso, tanto na prevenção de doenças, inclusive o câncer de mama, como outras doenças em geral, além de melhorar a qualidade de vida e a autoestima.
Fonte: Caderno Viver com Saúde – Jornal NH 08/03/10