A reconstrução mamária é o termo utilizado para o tratamento com técnicas de cirurgia plástica que visem proporcionar a aparência mais normal da mama operada.
A reconstrução mamária está indicada em todos os casos de cirurgia para tratamento do câncer de mama, sem prejuízo para o tratamento adjuvante quando indicado, se este for o desejo da paciente.
Nos casos de cirurgia conversadora, ou seja, quando se preserva parte da glândula mamária, o objetivo da reconstrução mamária é a simetrização da mama operada com a mama contra lateral, tentando proporcionar o melhor resultado estético possível.
Nos casos de mastectomia, ou seja, retirada de toda a glândula mamária, a reconstrução da mama pode ser feita durante a própria mastectomia, ou pode ser feita algumas semanas, meses, ou até mesmo anos depois da mastectomia.
A decisão acerca de qual período será a reconstrução da mama deve levar em conta: as características tumorais, o estágio da doença, as condições clínicas e psicológicas da paciente.
Existem várias formas de reconstruir a mama. A reconstrução da mama pode ser feita com o uso do seu próprio tecido, de implantes de mama (próteses de silicone), ou pela combinação do próprio tecido e um implante de mama.
A escolha da melhor técnica será feita em conjunto com o paciente e o médico.
Não há nenhuma contraindicação absoluta para nenhuma técnica de reconstrução mamária, desde que conhecidos os riscos e falhas inerentes a técnica empregada.

Fonte: Caderno Viver com Saúde – Jornal NH – 26/04/10