Quando o câncer de mama tem cura?

Esta não é uma pergunta simples de responder! Isto porque cada situação de câncer de mama se revela muito particular.

Por exemplo: duas pacientes com um mesmo tipo de câncer em um mesmo estágio da doença poderão ter respostas diferentes aos melhores tratamento.

A razão disto é que existem diversos fatores que influenciam na eficácia e na tolerância das terapias, tais como:

– O perfil molecular do tumor, que determina as características biológicas e a agressividade das células cancerígenas, bem como a presença de marcadores que podem indicar a sensibilidade ou a resistência a determinados medicamentos;

– O estado geral de saúde da paciente, que inclui a idade, o peso, as comorbidades, os hábitos de vida, o sistema imunológico, entre outros aspectos que podem interferir na capacidade de resposta ao tratamento e na recuperação.

– A preferência da paciente, que leva em conta os seus valores, expectativas, objetivos e qualidade de vida. Algumas pacientes podem optar por tratamentos mais agressivos e com mais efeitos colaterais, enquanto outras podem preferir tratamentos mais conservadores e com menos impacto na sua rotina.

Contudo, é importante enfatizar que as maiores chances de cura acontecem quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente. Um tumor detectado no estágio 0 ou 1 chega a ter mais de 90% de chance de cura. Já um câncer de mama no estágio 3 ou 4 tem de 30% a 40% de chance de cura total.