Câncer de mama | Terminou a quimioterapia, e agora?

Se você é uma das milhares de mulheres que enfrentaram o câncer de mama e terminaram a quimioterapia, parabéns! Você é uma guerreira e merece celebrar essa conquista. Mas você também pode estar se perguntando: e agora? O que fazer depois de um tratamento tão intenso e desafiador?

Quero compartilhar algumas dicas e orientações para ajudar você a se recuperar física e emocionalmente da quimioterapia e a retomar sua rotina com mais saúde e bem-estar, sempre mediante orientação médica.

– Cuide da sua alimentação – é importante que você se alimente de forma equilibrada e nutritiva, evitando alimentos processados, gordurosos e açucarados;

– Pratique atividade física – faça exercícios moderados para ajudar você a recuperar sua energia, fortalecer seus músculos, melhorar sua circulação, aliviar o estresse e aumentar sua autoestima;

– Cuide da sua pele e do seu cabelo – é importante que você use produtos hidratantes, suaves e sem álcool na sua rotina de beleza. Evite exposição ao sol, calor excessivo e procedimentos químicos no seu cabelo. Se você perdeu seus fios durante o tratamento, saiba que eles vão crescer novamente, mas podem ter uma textura ou cor diferente.

– Busque apoio emocional – não se isole nem se culpe por esses sentimentos. Eles são normais e fazem parte do processo de recuperação.

Lembre-se: terminar a quimioterapia é um grande passo na sua jornada contra o câncer de mama. Mas não é o fim dela. Você ainda precisa fazer acompanhamento médico regularmente, realizar exames preventivos e seguir as recomendações do seu oncologista.

Não descuide da sua saúde nem da sua felicidade. Você é uma vencedora!