Pesquisa mostra que pessoas felizes são mais saudáveis.

Uma pesquisa realizada pela CVA Solutions – Pesquisa de Mercado e Consultoria – comprova que as pessoas felizes ficam menos doentes. Sim, a ciência já preconiza há muito tempo que as pessoas quando estão bem, ficam mais saudáveis e agora a comprovação veio através da palavra das próprias pessoas. O levantamento mostrou que 67% dos entrevistados que se dizem felizes afirmam ter saúde boa ou excelente, independentemente da idade.

E para aqueles que acreditam que a felicidade está atrelada ao dinheiro ou a tranquilidade financeira, esta certamente é uma surpresa. O que a pesquisa mostrou é que fatores como ter um objetivo de vida, ser altruísta, aprender a perdoar e ter algum tipo de crença ou religião estão entre os que mais contribuem para que pessoas de todas as idades e de todas as camadas sociais sejam mais otimistas, e consequentemente menos doentes.

Outro fator que apareceu na pesquisa e que pode ser importante neste contexto diz respeito ao estilo de vida das pessoas que se dizem felizes e, consequentemente, mais saudáveis. Entre os que se declararam felizes, 40% tem Índice de Massa Corpórea (IMC) normal e 51% praticam alguma atividade física pelo menos três vezes por semana. A pesquisa apontou ainda que a felicidade também está associada à prevenção: 64% dos entrevistados que se dizem felizes visitam algum médico regularmente e 14,4% participam de programas de prevenção ao desenvolvimento de doenças.

Uma constatação importante trazida pela pesquisa é que 73% dos entrevistados que se disseram felizes não têm doenças crônicas, apenas 7,8% são hipertensos e acreditam que vão viver até os 91 anos no mínimo. Lembrando que a expectativa média de vida do brasileiro é de 75,8 anos.

Quem é mais feliz – o homem ou a mulher?

A pesquisa mostrou que os homens foram maioria em declarar-se felizes = 31,5%. São os homens que apresentaram melhores resultados quando o questionamento era sobre saúde e bem-estar = 41,7% disseram-se satisfeitos com sua condição de saúde e bem-estar.

Tantos homens (50,5%) quanto mulheres (36,6%) com mais de 56 anos definiram saúde e felicidade como condições que estão necessariamente conectadas.

Uma curiosidade interessante – entre os jovens, 42,1% disseram-se saudáveis, mas apenas 30,9% declararam-se felizes.