Evite a angústia como companheira em tempos de pandemia.
Como driblar este sentimento e continuar levando a vida?

A angústia é um sentimento que vem nos acompanhando desde março de 2020. Em um primeiro momento, este sentimento se dava porque quase nada se sabia sobre a doença que era trazida por um vírus com alto poder de disseminação. O que as autoridades de saúde nos orientavam era para que ficássemos em casa, distantes de aglomerações, o maior tempo que pudéssemos. À medida que o tempo foi passando, novas informações foram sendo levantadas, e mais incertezas continuavam.

E eis que, após um longo período de isolamento vivemos agora o pior momento desta crise.

Em meio a tantas notícias e imagens tristes com as quais nos deparamos todos os dias nos telejornais brasileiros, a tendência natural é de que fiquemos mais tempo confinados, distantes de familiares e amigos.

E como enfrentar esta situação sem ficar angustiado?

Se a pessoa tem acesso a algum tipo de serviço de apoio psicológico, não deve ter receio nem vergonha de procurar ajuda. Lembrando que cada município tem sistemas próprios, que devem ser buscados (sempre de forma online) para estes momentos. E nacionalmente, temos redes de apoio gratuitas, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que em momentos como este são de fundamental importância para auxiliar pessoas que estão com dificuldades.

Nós levantamos algumas “dicas” que a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estão divulgando como formas de enfrentar este momento:

  • Procure manter as rotinas de sono, faça exercícios físicos e tenha uma alimentação saudável.
  • Cuidar dos outros também faz bem. A solidariedade faz bem para quem a recebe e também para a saúde mental de quem a faz.
  • Não se exponha tanto às informações ao longo do dia. Procure fontes fidedignas e em alguns horários específicos. É importante se manter informado, mas o excesso pode causar ansiedade ou estresse.
  • Evite o uso de tabaco, álcool e outras drogas.
  • Mantenha o contato virtual com familiares e amigos frequentemente. Faça videochamadas!
  • Esteja alerta aos sinais de estresse e raiva nas crianças e idosos que estão sob nossa tutela. Explique a essas pessoas a importância de se proteger e tentar acalmá-los.
  • Ajude as crianças a se expressarem, com atividades criativas e lúdicas.
  • O profissional de saúde não é incapaz de realizar seu trabalho nem é uma pessoa fraca porque está passando por um momento de maior ansiedade. É indispensável fazer pausas entre os turnos e mesmo durante o turno de trabalho. Entenda que eles também precisam descansar!
  • Buscar o sistema de saúde quando for realmente necessário.

Fonte: estado.rs.gov