O consumo de álcool está diretamente ligado à incidência de vários tipos de câncer. Estudos científicos vêm apontando esta realidade há muitos anos. Daí a importância de diminuirmos a ingestão de bebidas alcoólicas.

O IBGE publicou recentemente a pesquisa feita no ano de 2019, que mostra que os brasileiros estão consumindo mais bebidas alcoólicas – o dado alarmante é que 17% das mulheres entrevistadas pela pesquisa declararam que ter bebido pelo menos uma vez na semana.

Este número revela um crescimento de 4,1% em relação à pesquisa anterior, feita em 2012, quando 12,9% das mulheres declararam que bebiam pelo menos uma vez por semana.

Entre os tipos de câncer que podem se desenvolver como consequência do consumo de álcool estão câncer, de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino (colón e reto) e o câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o etanol tem efeito cancerígeno sobre as células e, quando chega ao intestino, pode funcionar como solvente, facilitando a entrada de outras substâncias carcinogênicas nas células para dentro da célula.

A recomendação sobre ingestão de álcool é uma só – o ideal seria evitar, sempre.