Sim, estamos todos conscientes de que estar isolado é uma maneira segura de prevenção ao COVID-19.

O que temos que lembrar é que, mesmo em casa, nosso corpo precisa de cuidados. Algumas doenças vão continuar existindo e novas doenças podem surgir. Infelizmente, o pensamento focado em ficar longe do vírus acaba nos afastando daqueles exames de rotina ou de controles indispensáveis.

Importante lembrar que as dificuldades de distâncias, acessos e de isolamentos podem ser ultrapassadas com cuidados. Não podemos deixar passar o tempo e acabar com diagnósticos negativos avançados.

Então, saiba que passa ser cada vez mais fundamental:

  • ENTRAR EM CONTATO COM SEU MÉDICO;
  • CONVERSAR COM ELE;
  • FAZER SEUS EXAMES DE ROTINA;
  • CONTINUAR TRATAMENTOS;
  • TER EM MENTE QUE PREVENÇÃO É VIDA SEMPRE.

Estamos todos nessa linha de pensamento. Nós médicos queremos que nossos pacientes lembrem que as pessoas precisam de outros cuidados além da pandemia. Estamos todos em campanha para estimular as pessoas a não deixarem de ir aos seus médicos quando precisarem, e realizar as suas revisões.

No momento em que a sociedade, de maneira geral, está empenhada no sentido de frear o crescimento de casos de contaminação pelo coronavírus, praticando o distanciamento social e evitando sair de casa, há alguns pontos relevantes que precisam ser considerados sobre a atenção que todos devem ter com a saúde:

Tratamentos contínuos não podem ser interrompidos, sob pena de colocarem em risco a vida dos pacientes;
– Atendimentos de urgência e emergência devem ser realizados imediatamente;
– Exames, internações e cirurgias não estão proibidas.

Também é importante esclarecer que as operadoras de planos de saúde estão atentas e querem atender seus beneficiários em menor prazo e com todo cuidado possível.

Voltamos a enfatizar que a prorrogação e suspensão de consultas e exames são necessários apenas em circunstâncias extremas (o que não está acontecendo no momento). Agora, todos àqueles que não podem ter seus tratamentos adiados ou interrompidos devem dar os devidos prosseguimentos.