As mulheres podem notar o surgimento de nódulos  ao realizarem o auto-exame, ou através de exames de rotina, como a mamografia, o que muitas vezes traz a preocupação sobre a associação ao câncer.

Nem todo nódulo poderá ser sinal da doença. Conhecer melhor o tipo e ficar de olho na saúde ajuda a encontrar o melhor tratamento e a prevenção de enfermidades mais graves.

– Os nódulos mamários podem aparecer em qualquer fase da vida. O fibroadenoma, que é o tumor benigno mais frequente, é mais comum em mulheres jovens com idades geralmente inferiores a 30 anos. Eles tendem a aumentar de volume quando a mulher engravida e a regredir na menopausa.

– Os nódulos que indicam um câncer são mais prevalentes em mulheres após os 50 anos.

– O tratamento dos nódulos é variado. Nos casos benignos, alguns podem regredir espontaneamente, outros, como no caso de alguns cistos, podem ser aspirados.

No câncer de mama, existem diversos protocolos de tratamento e que dependerão de diversos fatores como os relacionados às características do tumor e à presença ou não de câncer em outras áreas do corpo.

fonte: ministério da saúde