Matéria de autoria da Dra. Gabriela vinculada no Jornal NH – Caderno Saúde de hoje.

Segue na íntegra:

“A mamoplastia de aumento é um dos procedimentos estéticos mais realizados no mundo ocidental. E, uma das grandes preocupações das mulheres é se existe alguma relação de risco para câncer de mama.

Mas a prótese de silicone não é usada apenas em cirurgias estéticas, é também, frequentemente, usada nas reconstruções mamárias, nas pacientes submetidas à mastectomia (retirada da mama). E, nessa situação, o questionamento comum é se mudaria o curso da doença ou as chances de recorrência.

Até o momento, os estudos não mostram aumento na incidência de câncer de mama nas mulheres com prótese, e nem atraso ou dificuldade na detecção das lesões, ao ponto de interferir no prognóstico da doença. E, naquelas pacientes que foram submetidas à mastectomia e reconstrução com prótese também não há evidências de diferença na evolução da doença ou nas chances de recorrência.

Entretanto, há poucos dias atrás, houve uma polêmica na mídia, com a decisão da empresa americana Allergan de recolher três tipos de próteses de mama em todos os mercados onde atua, inclusive o Brasil, após a Food and Drug Administration (FDA), autoridade sanitária dos EUA, determinar a interrupção do uso dos produtos nos EUA. O motivo foi que esses produtos estariam associados a 573 casos no mundo de linfoma anaplásico de grandes células, ligados ao uso de implantes mamários.

Mas não há motivos para tanta preocupação, pois já são cerca de 10 milhões de mulheres com próteses mamárias no mundo, e apenas pouco mais de 700 casos reportados linfoma anaplásico de grandes células, ligados ao uso de implantes mamários.

A Sociedade Brasileira de Mastologia, em concordância com a decisão da FDA, ressalta que não há nenhum dado científico até o presente momento que justifique a troca das próteses da marca ALERGAN/NATRELLE, sejam elas oriundas de cirurgias estéticas ou reconstrutoras, ou mesmo de mudança de conduta em termos de exames de imagem. E, recomenda que essas pacientes realizem exames clínicos mamários e exames de imagem regulares de acordo com a orientação do seu médico.”

Dra. Gabriela Santos
Médica Mastologista