“A empresa americana Allergan decidiu recolher três tipos de próteses de mama em todos os mercados onde atua inclusive o Brasil, após a Food and Drug Administration (FDA), autoridade sanitária dos EUA, determinar a interrupção do uso dos produtos em solo americano. O motivo é que esses produtos estariam associados a 573 casos no mundo de linfoma anaplásico de grandes células, ligados ao uso de implantes mamários. Desta forma, a Sociedade Brasileira de Mastologia se posiciona em concordância com a decisão da FDA, passando a seguinte orientação:
* Não há necessidade de preocupação excessiva, tendo em vista ser pouco mais de 700 casos reportados no mundo, além de se tratar de uma doença com chance de cura acima de 95%.
* Não há nenhum dado científico até o presente momento que justifique a troca das próteses da marca ALERGAN/NATRELLE, sejam elas oriundas de cirurgias estéticas ou reconstrutoras, ou mesmo de mudança de conduta em termos de exames de imagem.
* Pacientes que possuem próteses mamárias (mesmo as Allergan Biocel), mas são assintomáticas não precisam removê-las.
* Apenas as pacientes sintomáticas, ou seja, aquelas com aumento de volume local, necessitam complementar com exames de imagem mais específicos, após consulta médica e orientação individualizada pelo seu cirurgião.
* É interessante que todos os pacientes que estejam considerando o uso de um implante mamário se informem sobre os dados técnicos da prótese, como modelo, marca etc.;
* A SBM recomenda que essas pacientes realizem exames clínicos mamários e exames de imagem regulares de acordo com a orientação do seu mastologista, o que é fundamental e recomendável em mulheres adultas, independentemente de serem ou não portadoras de implantes mamários.
Por fim, a Sociedade Brasileira de Mastologia reitera o seu compromisso de vigilância e monitoramento constante de quaisquer informações que venham a afetar direta ou indiretamente a saúde e a segurança das pacientes.
Antônio Luiz Frasson
Presidente”
Fonte: Sociedade Brasileira de Mastologia – 25 de julho 2019
Sociedade Brasileira de Mastologia divulgou Nota Oficial sobre as próteses mamárias
“A empresa americana Allergan decidiu recolher três tipos de próteses de mama em todos os mercados onde atua inclusive o Brasil, após a Food and Drug Administration (FDA), autoridade sanitária dos EUA, determinar a interrupção do uso dos produtos em solo americano. O motivo é que esses produtos estariam associados a 573 casos no mundo […]
Últimas postagens do blog.

16janeiro
2023
Quando o homem deve suspeitar que está com câncer de mama? Os sintomas são os principais indicadores de câncer de mama no homem. Os possíveis sinais nas mamas incluem: – Protuberância ou inchaço, geralmente (mas nem sempre) indolor; – Pele ondulada ou enrugada; – Retração de mamilo; – Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou de mamilo; – Inchaço nos linfonodos axilares. A médica indicada para estas situações é a mastologista. Ela irá proceder uma avaliação física e solicitar os exames para determinar a ocorrência da doença.

2janeiro
2023
O que comer durante o tratamento oncológico das mamas? A sua mastologista lhe sugerir as boas práticas alimentares durante o seu tratamento oncológico das mamas: uma boa alimentação, equilibrada, irá lhe ajudar no processo de reabilitação. É preciso assegurar uma dieta que também satisfaça os gostos da pessoa, e que ao mesmo tempo forneça os nutrientes que ela precisa para fortalecer o organismo. A melhor forma de alcançar estes requisitos e ter acompanhamento de um É nutricionista.

16dezembro
2022
Assimetria focal da mama é doença? A assimetria focal não é uma doença. É uma condição que indica diferença na quantidade de tecido quando comparamos a mesma região das duas mamas – uma tem e a outra não tem. É um achado relativamente comum e na grande maioria das vezes correspondente a um acúmulo de tecido glandular normal. Tem mais dúvidas? Consulte a sua mastologista.

1dezembro
2022
Posso amamentar durante a quimioterapia? Caso a paciente seja diagnosticada com câncer durante a amamentação, os cuidados devem ser redobrados e acompanhados pelo médico especialista. Durante o tratamento oncológico, a mulher não pode amamentar em hipótese alguma, sob risco de passar a medicação pelo leite. Dessa forma, tanto o médico quanto a mãe devem pensar em formas alternativas para alimentação saudável do bebê, seja por banco de leite ou suplementos indicados pelo pediatra.

17novembro
2022
Câncer de mama tem associação com gravidez? Sim, esta é uma condição possível, principalmente quando a gravidez ocorre em idades mais avançadas, acima dos 35 anos. O aumento da densidade mamária é um fator que pode dificultar o diagnótico, portanto, qualquer suspeita de alteração mamária deve ser valorizada e investigada. Na maioria dos casos, o diagnóstico é a palpação de um nódulo na mama. Qualquer massa mamária ou axilar que persista por mais de duas semanas deve ser avaliada por exames de imagem e, se indicado, também deve ser realizada biópsia. Essa conjunção de fatores representa um grande desafio, pois geralmente o tratamento pode ser prejudicial ao desenvolvimento do feto.

1novembro
2022
Meu leite empedrou e agora? Você já ouviu alguém dizer: “meu leite empedrou“? Pois é, o chamado “empedramento” nada mais é do que o endurecimento das glândulas mamárias quando estão muito cheias. Nesse caso, a melhor opção é oferecer o peito ao bebê em livre demanda. Isso vai ajudar a esvaziar e a melhorar o desconforto. Massagem de alívio e compressas frias também ajudam, viu? Afinal, o frio tem ação anti-inflamatória. E não se esqueça: procure sempre a avaliação de um mastologista para avaliar adequadamente o seu quadro clínico!

17outubro
2022
Quando fazer ultrassonografia mamária A ultrassonografia mamária é um exame complementar à mamografia, e possibilita imagens da estrutura interna das mamas, podendo identificar nódulos, cistos, espessamento do tecido mamário, entre outras alterações, incluindo uma avaliação da área axilar. É indicado para avaliar lesões palpáveis, lesões inconclusivas na mamografia e para avaliação de lesões suspeitas. QUANDO FAZER? Não precisando de preparo, a ultrassonografia é indicada como exame inicial em pacientes com alguma queixa mamária com menos de 30 anos de idade, grávidas com alterações no exame clínico ou como complemento à mamografia quando necessário.

1outubro
2022
Um toque pode mudar a sua vida! Mais uma vez chegou o mês de Outubro e com ele a tradicional cor Rosa simboliza uma das campanhas de saúde mais importantes do Brasil: a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de mama. Tudo começa pela prevenção e os especialistas recomendam que todas as mulheres realizem periodicamente o chamado “exame de autocuidado” ou “exame de toque”. Para obter a melhor orientação sobre os procedimentos é fundamental conversar com o seu mastogista. Assim, você realiza o exame com adequada atenção e obtem acompanhamento médico. Engaje-se neste projeto, participando ainda dos grupos de discussão de sua cidade e divulgando as propostas da campanha.

23setembro
2022
Mamas grandes podem ser causa de dor? Seios muito grandes podem causar dores nos ombros, dores nas costas, assaduras ao redor das mamas e marcas profundas na pele da alça de sutiã utilizada para sustentar o peso excessivo.Essas alterações podem ser irreversíveis caso não sejam tratadas a tempo, pois podem modificar a anatomia da coluna vertebral, ocasionado hérnias de disco e desvios na coluna.

13setembro
2022
FUNGOS NOS SEIOS | COMO TRATAR? A candidíase mamária é uma infecção frequente durante o período de amamentação e que é causada pelo fungo Candida albicans, que pode ser encontrado naturalmente na pele sem causar qualquer sintoma. No entanto devido a alterações na imunidade pode haver proliferação desse fungo, o que pode causar dor e vermelhidão no mamilo, aparecimento de ferida de difícil cicatrização e sensação de fisgada na mama durante e após a amamentação. O tratamento deve ser feito de acordo com a orientação da mastologista e normalmente é realizado com o uso de antifúngicos. Marque uma consulta com a sua mastologista para obter um diagnóstico adequado a sua condição clínica.