O diagnóstico de câncer de mamas é geralmente composto por várias etapas, incluindo o exame da mama, a mamografia, possivelmente um ultra-som ou ressonância magnética, e, finalmente, a biópsia. A biópsia, de fato, é a única maneira definitiva para diagnosticar o câncer de mama.

Diagnostico do Cancer de Mamas

O exame da mama: Um exame da mama completo inclui a inspeção visual e a palpação cuidadosa das mamas, axilas e as áreas ao redor. Durante esse exame, pode-se perceber um nódulo ou apenas sentir um espessamento de tecido.

A mamografia: São como raios -X da mama e podem ajudar a definir a natureza de um nódulo. Também são recomendadas para o rastreio e/ou para identificar um câncer precocemente. A mamografia sozinha, muitas vezes, não é suficiente para avaliar um caroço, nódulo ou algo suspeito. O seu médico deve avaliar e provavelmente irá solicitar exames complementares. Todos os nódulos mamários devem ser claramente definidos como benignos ou deve ser feita a biópsia.

Ultra-som: É feito muitas vezes para avaliar um nódulo na mama. Ondas de ultra-som criar uma “imagem” do interior da mama. Ele pode demonstrar se uma massa é preenchido com fluido (cística) ou sólido. Cancros são geralmente sólidos, enquanto muitos cistos são benignos. O ultra-som pode também ser utilizado para guiar a biópsia ou a remoção de fluido.

Imagem por Ressonância Magnética: Pode fornecer informações adicionais e pode esclarecer achados que foram vistos na mamografia ou ultra-som. Não é rotina para a triagem para o câncer, mas pode ser recomendada em situações especiais.

Biopsia: A única maneira de diagnosticar o câncer da mama com certeza é a biópsia do tecido em questão. Biópsia significa tomar um pequeno pedaço de tecido do corpo para exame sob o microscópio e testes por um patologista para determinar se o câncer está presente.

Existem também outros testes (por exemplo, medição de HER-2 / neu) receptores que podem ser úteis para caracterizar um tumor e determinar o tipo de tratamento que será mais eficaz para um determinado tumor.

Fonte: e medicine health