O ganho de peso em mulheres da meia idade tem uma relação importante com o aparecimento do câncer de mama. O álcool é ainda o maior fator alimentar de risco estabelecido para câncer de mama, provavelmente por aumentar os níveis endógenos de estrogênio. Portanto seguramente o risco para câncer de mama pode ser reduzido evitando-se ganho de peso durante a vida adulta, principalmente na fase da pós-menopausa, e limitando o consumo de álcool.

Evitar alimentos com alto teor de gordura animal parece ser uma medida de fator alimentar importante na prevenção do câncer de mama. Além disso, vale a pena destacar a importância dos exercícios físicos. Um estudo americano demonstrou que a incidência desse tipo de câncer diminui nas mulheres que praticam exercícios regularmente quatro vezes por semana. Esse mesmo raciocínio serve para evitarmos a recorrência do câncer de mama.

O tratamento para o câncer de mama ocorre de forma individualizada, podendo incluir quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e cirurgia. Além disso, é essencial uma reavaliação dos hábitos de vida, tanto no aspecto nutricional quanto na realização de exercícios físicos.

influencia na alimententacao

Estudos recentes comprovam que mulheres que seguem uma dieta pobre em gordura têm menor chance de reincidência da doença. As chances foram reduzidas em 20% entre as mulheres que ingeriram menos gorduras. Além deste importante benefício, estas mulheres tinham, em média, 8 kg a menos que as mulheres que também participaram do estudo e tinham maior ingesta de gordura.

Além do benefício adicional após o tratamento tradicional do câncer de mama, a dieta pobre em gorduras é benéfica para a redução de risco para doenças cardiovasculares, como o infarto e o derrame cerebral. Em ambos os casos, a redução de peso tem um papel fundamental.

Os alimentos como frutas, vegetais e grãos integrais contém anti-oxidante tais como betacaroteno e vitamina C, assim como fibras. Eles são também usualmente pouco gordurosos. Os alimentos com essas características têm sido associados a redução do câncer de mama e sua recorrência.

A questão é que existem benefícios para a saúde em alimentar-se com frutas, vegetais e grãos integrais. Portanto a melhor recomendação é comer muitos vegetais, assim como feijões, frutas, grãos integrais e tofu.

A realização de exercícios físicos é essencial para a promoção de saúde no nosso organismo. Uma pessoa que ingere determinada quantidade de gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas e etc, e não pratica exercícios é menos saudável do que aquela com a mesma dieta, mas praticante de exercícios regulares. Isto acontece pois a nossa saúde em geral não é definida pelo número em quilogramas que vemos na balança, mas sim pelo balanço entre gordura, músculos, ossos e água que compõem o nosso corpo.

Estes recentes resultados de pesquisas são importantes para comprovar teorias já propostas e para motivar o seguimento desta mudança de hábitos. Manter-se motivada é essencial para o seguimento adequado e sucesso da dieta!

Fonte: Sociedade Brasileira de Mastologia