Aproveitando o Novembro Azul, e a atenção aos Homens neste mês, para falar sobre o câncer de mamas masculino.

Mesmo sendo mais raro, o câncer de mama inclui os homens. A incidência representa menos de 1% do total de casos de câncer de mama. O diagnostico é através de observação, pois a maioria dos aspectos do câncer de mama no homem são parecidos com o que se observa nas mulheres, assim, quem vai notar sua existência, por perceber alterações, é o próprio paciente, já que não existe rastreamento de câncer de mama em homens.

Fatores de risco

Aproximadamente 20% dos homens que desenvolvem câncer de mama têm caso(s) de câncer de mama na família. Aproximadamente 10% deles são portadores de uma mutação genética que os predispõe ao câncer.

Prognóstico

Pela falta de rastreamento, casos de câncer de mama em homens acabam sendo diagnosticados, em média, mais tarde que em mulheres, no caso, quando o tumor já está um pouco maior do que os das mulheres, especialmente as que se submetem a mamografia de rotina. Quando é notada uma alteração suspeita, o homem pode sim ser submetido a mamografia, ultrassom e biópsias nos moldes do que ocorre com as mulheres.
Câncer de mama em homens geralmente se manifesta na região próxima à auréola.

 

Tratamento

 

O tratamento curativo do câncer de mama, assim como nas mulheres,  obrigatoriamente passa por um procedimento cirúrgico. Mas, diferente das mulheres (nas quais se faz frequentemente uma cirurgia parcial da mama), nos homens quase sempre se faz a retirada completa da mama, a denominada mastectomia radical modificada.

O câncer de mama é um tumor maligno que se inicia nas células do tecido mamário. Um tumor maligno é um grupo de células cancerígenas que pode invadir os tecidos adjacentes ou se disseminar (metástase) para outros órgãos. O câncer de mama ocorre principalmente em mulheres, mas os homens também podem ter a doença. Muitas pessoas não percebem que os homens têm tecido mamário e podem desenvolver o câncer de mama.

Os principais tipos de câncer de mama são:

• Carcinoma

O carcinoma é um tipo de câncer que se inicia nas células epiteliais da mama. Quase todos os cânceres de mama são carcinomas. Os carcinomas podem ser ductais ou lobulares.

• Adenocarcinoma

O adenocarcinoma é um tipo de carcinoma que começa no tecido glandular (ductos e lobos).

• Carcinoma In Situ

O carcinoma in situ é considerado uma fase inicial da doença, quando está confinado à camada de células onde se originou. No câncer de mama, in situ significa que as células anormais estão confinadas aos ductos (carcinoma ductal in situ ou CDIS). O carcinoma ductal in situ da mama é, às vezes, denominado como câncer de mama não invasivo ou pré-invasivo, no entanto pode tornar-se invasivo, se não for tratado.

Quando as células cancerígenas estão confinadas aos lobos é denominado carcinoma lobular in situ. O carcinoma lobular in situ raramente é diagnosticado em homens.

• Carcinoma Invasivo

O carcinoma invasivo é um tumor que se desenvolveu além da camada de células onde se originou. A maioria dos cânceres de mama são carcinomas invasivos, carcinomas ductais invasivos ou carcinomas lobulares invasivos.

• Sarcoma

Os sarcomas são cânceres que começam nos tecidos conjuntivos, como tecido muscular, tecido adiposo ou vasos sanguíneos. Os sarcomas de mama são raros.
Fonte: Instituto Oncoguia