Com o título acima, publicado no site oncoguia – matéria fala sobre os efeitos que o câncer de mama causa no corpo das mulheres e a relação delas com essa dificuldade.

Além de ter que lidar com o estresse emocional causado pelo diagnóstico do câncer e seu tratamento, muitas mulheres com câncer de mama também enfrentam dificuldades em como lidar com as mudanças em sua aparência resultantes do tratamento.

Algumas mudanças podem ser de curta duração, como a perda de cabelo. Mas, muitas vezes, até mesmo mudanças de curto prazo podem ter um efeito profundo sobre a mulher em relação a si mesma. Uma série de opções está disponível para ajudar as mulheres a lidar com a perda de cabelo, incluindo perucas, chapéus, lenços e outros acessórios. Alternativamente, algumas mulheres podem optar por usar sua calvície como uma forma de identificar-se como uma vitoriosa (termo atualmente adotado para mulheres que passam pelo câncer de mama).

Outras alterações que resultam do tratamento da doença podem ser permanentes, como a perda de parte ou totalidade de uma mama após a cirurgia. Algumas mulheres optam pela cirurgia de reconstrução, enquanto outras optar por outras formas.

Próteses e Sutiãs

Após uma mastectomia ou, em alguns casos, cirurgia conservadora da mama, a mulher pode considerar (ou não) a reconstrução da mama. Isso geralmente é discutido com o médico antes da cirurgia para tratar a doença. As decisões sobre o tipo de reconstrução e quando isso será feito dependerá da condição médica de cada mulher e de suas preferências pessoais. Algumas mulheres utilizam implantes de silicone de solução salina, enquanto outras realizam enxertos de tecidos de outras partes do corpo.

A prótese tem a forma de uma mama artificial e pode ser usada tanto dentro do sutiã ou fixa ao corpo para simular a aparência e sensação de uma mama natural. Para as mulheres que fizeram uma mastectomia, essas formas de mama podem ser uma alternativa para a reconstrução da mama. Algumas mulheres podem não querer realizarem uma nova cirurgia, uma vez que a reconstrução mamária pode, às vezes, exigir vários procedimentos completares.

Se você está pensando em usar uma forma alternativa, converse com seu médico para saber o momento exato em que você poderá usar uma forma artificial de mama ou uma prótese permanente. A maioria destas formas são feitas a partir de materiais que imitam o movimento, sensação e peso do tecido natural.

No início, você pode se sentir desconfortável, mas com o tempo elas vão parecer naturais. Os preços variam consideravelmente. Suas roupas devem se adequar ao novo formato das mamas, do mesmo modo que antes da cirurgia. O sutiã ideal pode muitas vezes ser aquele modelo que você sempre usou. Ele pode (ou não) precisar de ajustes.

Independentemente das mudanças que podem ocorrer, é importante saber que existem grupos de suporte e apoio para ajudar à mulher a lidar com essas mudanças. Conversar com o médico ou outros profissionais da equipe médica é muitas vezes um bom ponto de partida.

Fonte: oncoguia