CANCER DE MAMAS

MASTECTOMIA
É a retirada da mama.
Pode ser discutida a possibilidade de reconstrução da mama no mesmo momento.

SETORECTOMIA OU QUADRANTECTOMIA
É a retirada de uma porção da mama.
Quando a lesão (o nódulo) não é palpável, é preciso localizá-la antes da cirurgia. Essa localização pré-cirúrgica pode ser feita com a colocação de um fio metálico (feita pelo radiologista guiado pela ecografia ou mamografia), o chamado AGULHAMENTO; ou através do uso de um produto radioativo que será injetado dentro da lesão (da mesma maneira que seria colocado o fio, a diferença que não ficará com a agulha).

LINFONODO SENTINELA
Quando se trata o câncer de mama do tipo invasivo, ou seja, com potencial de invadir outras estruturas e órgãos, sempre se inclui o tratamento da axila. Quando clinicamente não palpamos linfonodos (inguas) suspeitos, podemos começar com a análise apenas do primeiro linfonodo da cadeia linfática axilar, o chamado LINFONODO SENTINELA. Para isso, podemos usar um corante azul ou um produto radioativo. O primeiro linfonodo a ficar azul ou radioativo seria o primeiro a receber doença da mama. Então esse linfonodo é analisado pelo patologista durante a cirurgia, se estiver sadio num primeiro momento (visto que trata-se de uma análise mais rápida), a cirurgia pára por aqui. Se o linfonodo sentinela tiver doença, se faz o esvaziamento axilar, ou seja, a retirada de todos os linfonodos da axila (em média de 20 linfonodos).
Nos casos feitos com o corante azul, no pós-operatório, a paciente poderá ter sua pele azulada e sua urina também azulada.

ESVAZIAMENTO AXILAR
É a retirada de todos os linfonodos (ínguas) da axila.

RADIOTERAPIA
É a utilização médica das radiações ionizantes para tratamento de tumores.
Será indicada sempre que se faz uma cirurgia conservadora.
Quando se faz mastectomia, será indicada em casos de doença que compromete a pele, ou que invade vasos, ou quando existem muitos linfonodos doentes.
Os efeitos colaterais mais comuns são inchaço da mama, com aumento da temperatura local, leve desconforto, mamilo mais sensível, vermelhidão e ressecamento da pele.
Os sintomas são temporários e reversíveis, e dependem da sensibilidade de cada paciente.

QUIMIOTERAPIA / HORMONIOTERAPIA
É o tratamento sistêmico, com objetivo matar células que estejam em multiplicação rápida.
A quimioterapia pode ser neoadjuvante ou adjuvante. A quimioterapia neoadjuvante é feita antes do procedimento cirúrgico, com o objetivo de reduzir o tumor e o comprometimento de estruturas adjacentes, como os linfonodos regionais. A quimioterapia adjuvante é realizada como complemento ao tratamento cirúrgico.
A quimioterapia, além de matar células tumorais, também pode atingir células normais do organismo, como as células da mucosa oral, causando mucosite, do intestino, causando as enterites, e o couro cabeludo, causando a alopécia. As drogas quimioterápicas podem ser tóxicas para o fígado, os rins, o coração e os pulmões.
Entre outros efeitos colaterais, podemos citar: náuseas, vômitos, baixa da imunidade, anemia.