É uma data mundialmente vinculada às reivindicações femininas por melhores condições de trabalho, justiça e igualdade social. Mas também é um momento de reflexão sobre as conquistas e mudanças sociais conseguidas.
Porque 8 de março? Neste dia, em 1857, 129 operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias recebiam menos de um terço do salário dos homens. Elas foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se iniciou um incêndio, e essas mulheres morreram queimadas.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de março como “Dia Internacional da Mulher”.
De lá para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma no mundo inteiro.

Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher, levando a consciência e o respeito humano na sociedade, valorizando o papel que ocupa nos dias de hoje em quase todas as economias do mundo (apesar da submissão em países da África e do Oriente Médio).
Neste dia internacional das mulheres, aconselhamos a todas as mulheres que se preocupem mais com sua saúde, cuidando da alimentação, praticando atividade física e principalmente sentindo-se bem e felizes!