Últimas postagens do blog.
Loading…
Tratamento câncer de mama | “Uma semana de cada vez!” “O tratamento do seu câncer de mama começa agora. Vamos juntas buscar a melhor solução para o seu caso”, costumo falar para minhas pacientes. Então, comunico como tudo vai acontecer e oriento que o processo deve ser encarado em etapas: “uma semana de cada vez!” Esta visão traz uma excelente perspectiva de comprometimento da paciente com o tratamento e a tranquiliza que estamos engajadas na construção de um resultado positivo. Estabeleço um diálogo de enfrentamento da doença, esclarecendo a importância de que ela tenha o melhor conhecimento sobre sua condição, forme uma rede de apoio para si e para os outros e se comprometa com uma alimentação adequada e com o estado do seu corpo e mente como um todo. Busco torná-la protagonista na luta contra a sua doença.
Estou em remissão do meu tratamento de câncer! Posso voltar a ter uma vida novamente normal? Érica M. M. Prezada Érica! Gostaria primeiro de enfatizar que remissão não é igual a cura. A fase de remissão acontece quando o câncer não é mais detectado por nenhum exame. Pode ser que tenha sido curado. Porém, pode ser que tenha reduzido muito e os métodos disponíveis não conseguem detectá-lo e, assim, ele não tenha desaparecido completamente. Por isso, a importância do paciente continuar o acompanhamento, que inclui realizar exames periódicos. Entretanto e geralmente, após os tratamentos é vida normal, claro que com alguns cuidados e restrições, dependendo do tipo de câncer e do tratamento que foi realizado. Um transplante de medula óssea, por exemplo, dependendo o tipo de transplante, é cerca de seis meses. É vida normal, fazer tudo o que quer, mas sempre com moderação.
O uso de anticoncepcional aumenta o risco de câncer de mama? É usual relacionar o anticoncepcional ao risco de desenvolver câncer de mama, pois as pílulas são compostas (em sua maioria) de progesterona e estrogênio, hormônios femininos que estão relacionados ao estímulo das células e, consequentemente, ao desenvolvimento da doença. Na verdade, as pílulas anticoncepcionais podem elevar muito discretamente o risco de câncer de mama, o que não justifica não fazer uso dos anticonceptivos. Porém, é necessário considerar vários outros fatores como principal causador do câncer de mama, tais como histórico alimentar e falta de hábitos saudáveis, que mostram ser mais preocupantes do que o anticoncepcional, considerando os benefícios que ele pode oferecer. A avaliação dos quadros clínicos específicos dos pacientes, pelo mastologista, fornece sempre a orientação mais segura do que deve ser pontualmente evitado. Marque uma consulta para uma avaliação personalizada!
Vou viajar e estou em tratamento de câncer de mama! O que preciso cuidar? A primeira providência que você deve tomar é conversar com o seu médico sobre a viagem. Ele irá lhe indicar cuidados específicos para a sua melhor condição clínica. É fundamental ainda levar consigo uma carta do seu médico com um resumo do seu diagnóstico e tratamento. Não se esqueça de levar consigo todos os medicamentos que estejam em uso contínuo e até mesmo os de uso comum para controle de eventuais sintomas. Em viagens de avião leve os remédios sempre na bagagem de mão e nas embalagens originais para evitar problemas com a alfândega. E, se a viagem for longa, tente se levantar e caminhar um pouco a cada hora para melhorar a sua circulação. Por fim, esteja acompanhada de alguém com quem sempre contar, caso precise de ajuda. Foram úteis estas informações? Compartilhe!
Fumar aumenta risco de câncer de mama Segundo diversas pesquisas, a associação do cigarro ao câncer de mama é uma questão extremamente relevante. Através de uma análise conjunta de 14 estudos publicados identificou-se um risco aumentado de câncer em 18% nas mulheres que fumaram por mais de 10 anos. Neste Dia Mundial de Combate ao Fumo reflita sobre isto
Quem o médico que cuida da saúde dos seios? O mastologista é o médico com especialização em estudar, prevenir, diagnosticar e tratar doenças ou alterações das mamas e, também, àquelas relacionadas a elas. Este profissional é responsável por promover e executar os meios terapêuticos (cirúrgicos, reparadores e clínicos) necessários para o tratamento ou prevenção dessas doenças. Considerando que o câncer de mama é uma das doenças mais frequentes entre as mulheres brasileiras, consultar o mastologista anualmente é fundamental.
É raro, mas acontece! Você sabia? Homens também podem desenvolver câncer de mama! Geralmente, os sintomas são muito parecidos com os femininos. Se você ou o seu parceiro perceber qualquer condição diferente na sua região peitoral, ele deve consultar a mastologista, imediatamente. Só porque é raro, não podemos deixar de considerar!
As vidas que nascem pelas mãos dos obstetras Neste 12 de abril – dia dos médicos obstetras – gostaria de manifestar minha admiração por estes incríveis profissionais responsáveis pela preparação e acompanhamento de novas vidas. Sempre tão atenciosos nos cuidados com as gestantes, fornecendo o suporte adequado para que o parto aconteça nas melhores condições de saúde. Portanto, nossa homenagem a estes profissionais que são incansáveis e que com seu talento dão imprescindível suporte nos momentos cruciais de ampliação de nossas famílias.
O conceito científico básico que está por trás da teoria de que existem alimentos que aumentam os seios é sólido. Ele afirma que a ingestão de alimentos ricos em estrogênio irá consequentemente aumentar os níveis de estrogênio do corpo e assim aumentar o tamanho dos seios – algo que as pílulas anticoncepcionais também tendem a fazer. Mesmo a teoria de que existem alimentos que aumentam os seios estando correta, há algumas coisas que devem ser lembradas. A primeira é que a hereditariedade, idade, massa corporal e outros fatores desempenham um papel muito maior na determinação do tamanho dos seios em comparação com os níveis de estrogênio. Por isso, mesmo se você fizer uma dieta especial para aumentar o tamanho dos seios, provavelmente não acontecerá uma mudança drástica. O ideal é não aderir a nenhuma dieta radical para aumentar os seios. Consulte a sua mastologista para obter as melhores recomendações para o seu caso.
Dra. Gabriela Santos recebe o título de Mulher Cidadã em Novo Hamburgo No dia 10 de março, Dra. Gabriela Santos foi homenageada com o título de Mulher Cidadã pela Câmara de Vereadores da cidade de Novo Hamburgo. Algumas mulheres foram escolhidas pelos legisladores para receberem este título pelas suas ações de importância para a comunidade, principalmente às mulheres. Com a Câmara lotada de pessoas, muitas histórias contadas ali foram de muita emoção. Segue o pronunciamento de agradecimento da Dra. Gabriela Santos: “Muito feliz pela homenagem de MULHER CIDADÃ 2023. Um pouco da minha história e contribuição na cidade…. Sou natural de Novo Hamburgo, médica formada em 1999, na Universidade Católica de Pelotas. Fiz residência em ginecologia e obstetrícia, também na Universidade Católica de Pelotas (2000-2002) e especialização em Mastologia em Milão, Itália (2003-2005). Fiz mestrado e doutorado, pela UFRGS e sou professora da Medicina da Feevale. Desde 2005 atuo em Novo Hamburgo. E desde 2006 atendendo pacientes pelo SUS. Há alguns anos esse atendimento tem sido feito no Hospital Municipal. Também atendi no Hospital Regina na Oncologia pelo SUS por mais de 12 anos. Fui idealizadora, junto com a psicóloga Berlize Anschau, de um grupo de apoio chamado Grupo Vida […]