BAZAR ROSA CHOQUE – Um projeto que ajuda mulheres em exames de mamas

Nesta segunda-feira, dia o7 de novembro, tivemos um encontro com os colaboradores do Bazar Rosa Choque para uma confraternização e agradecimento. Nesta ocasião, ainda contamos com a parceria do Restaurante Toast – com a Débora Killing – proprietária  que nos brindou com um coquetel e do Fotógrafo Marcos Quintana que nos brindou com queridas fotos. Um resumo geral deste ano:

Bazar Rosa Choque 2022 – como foi e o que será feito este ano para a comunidade

Possibilitar 1.000 exames de imagem de mama em 2023 para a comunidade de Novo Hamburgo que necessita fazê-lo, é o grande resultado.

A edição 2022 do Bazar Rosa Choque superou todas as expectativas.
Foi arrecadado um total de R$ 82.500,00 em dois dias de evento, nos dias 28 e 29 de outubro.

Exatamente como nos anos anteriores, toda a arrecadação será usada exclusivamente para custar exames – mamografias e ecografias mamárias – para mulheres que aguardam esses exames pelo SUS.

O projeto é coordenado pelo Grupo Vida Rosa e possui apoio de pessoas da comunidade que se juntaram a causa. Nos dois dias da ação, aconteceu um trabalho intenso, que envolveu a participação direta de mais de 50 voluntários, entre médicos, empresários e profissionais liberais da cidade, que auxiliaram, desde a organização do espaço até o atendimento direto aos clientes.

O Bazar Rosa Choque comercializou peças de roupas, calçados e acessórios femininos, masculinos e infantis, doados por uma rede de amigos e simpatizantes da causa, que acompanham o trabalho do grupo.

Com as cinco edições anteriores, sendo a primeira em 2017, foi arrecadado um total de R$121.560,00. A esse valor foram somadas as doações de parceiros, como a Associação dos Gerentes do Banrisul (Ageleste), o Grupo Laços Amigos, mais a venda dos livros “Passo-a-passo para uma alimentação saudável”, da querida parceira Sonia Linden, e doações de alguns amigos. E, com isso, até setembro de 2022, foram pagos 2.800 exames de mamas, entre ecografias mamárias e mamografias.

Ainda contamos com parcerias de:
– Unimed Vale do Sinos – com a doação de camisetas da campanha em todos os anos;
– Centro de Diagnósticos Regina – com a doação de camisetas em 2022;

Que vendidas, agregaram valor à nossa grande ação.

Em 2022, recebemos o valor da venda dos livros “Câncer e direitos”, da nossa parceira Giane Sauer.

Somando tudo isso, a arrecadação referente ao BAZAR ROSA CHOQUE 2022, nos permitirá pagar diretamente 1.000 exames em 2023.

IMPORTANTE SABER E REGISTRAR:  toda a negociação de valores com os parceiros, que realizam os exames, é feita exclusivamente e diretamente pelo Grupo Vida Rosa e seus colaboradores voluntários, que gerenciam a verba e os pagamentos.

O único objetivo é poder ajudar um grande número de mulheres, proporcionando exames de qualidade, no tempo adequado, para que não haja atraso em qualquer tratamento, caso seja identificado. E quem são as mulheres beneficiadas?
São aquelas que tem exames solicitados pelos médicos da rede pública de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde manda as guias de exames que estão aguardando, conforme ordem da lista de espera, diretamente para os serviços oferecidos pelos nossos parceiros.

SOBRE O GRUPO VIDA ROSA

Foi criado em outubro de 2015, “para dar apoio a pacientes com câncer de mama, seus familiares e amigos”. Uma iniciativa da médica mastologista Gabriela Santos, idealizadora do projeto, junto à psicóloga Berlize Anschau, que passou a coordenar os trabalhos, com reuniões quinzenais para o compartilhamento de informações, experiências e vivências entre pacientes.

Em 2017, para ajudar de uma forma mais efetiva e básica, foi criado o Bazar Rosa Choque.  O objetivo foi reunir recursos para auxiliar pacientes que precisam de ajuda para fazer os exames de mamas pelo SUS.

“E então, entrando no embalo do sustentável, muitas mulheres foram acionadas para doar vestuário, calçados, bolsas e outros acessórios para a composição do brechó,  foram ficando junto e aumentando ainda mais o projeto voluntário” – conta Berlize.

Desde então, as ações vêm crescendo, unindo forças e pessoas da cidade que vão juntando amigos e amigas. No último ano – 2022, formalizaram-se as parcerias nominando o grupo de apoio como: Embaixadoras ROSA CHOQUE, amigas engajadas em todo o processo: arrecadação de doações; divulgação; e ainda o trabalho de fazer acontecer.