Novo exame de sangue pode substituir a mamografia de rotina?

Há poucos dias atrás, foi publicado um estudo britânico sobre um exame capaz de detectar câncer de mama através de uma amostra de sangue.

O trabalho envolveu amostras de sangue de dois grupos, um de 9.632 mulheres sem diagnóstico de câncer de mama e outras 548 com a doença. No geral, o teste identificou o tumor de forma correta em 92% dos casos, mas a eficácia foi de 100% em pacientes com estágio 3 e 4, os mais avançados do quadro. Entre os com estágio 2 e 1, o percentual também foi alto, de 96% e 89%, respectivamente. E, no chamado estágio 0, conseguiu identificar o câncer em 70% dos casos.

Estudos anteriores também indicam alta taxas de detecção de células tumorais em amostras de sangue de pacientes com câncer de mama em estágio inicial.

Em relação aos exames chegarem ao Brasil, ainda é preciso mais testes e posterior aval da Anvisa. Porém o maior desafio está relacionado ao valor do exame, que pode não oferecer um bom custo-benefício.

A mamografia é um exame barato, seguro e já comprovado como um excelente método. E, por enquanto, segue sendo o principal exame de rastreamento.