Boato de que a peça teria ligação com o desenvolvimento da doença é rebatido por médicas

Você já deve ter ouvido por aí que não tirar o sutiã antes de ir para a cama pode ser prejudicial à saúde. Vai além: um dos boatos que vez ou outra ressurgem dá a entender que dormir com a peça (ou usar sutiã apertado) poderia ser um fator de risco para desenvolver câncer de mama.

Mas, afinal, o que é verdade? Em mais um capítulo da série Quero Saber, Donna consultou especialistas para entender se, afinal, há malefícios em usar o item também à noite. Veja:

Sutiã x câncer de mama

Talvez esse seja o boato mais difundido por aí – e, consequentemente, o que gera mais dúvidas. Presidente do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama – RS) e da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), a médica Maira Caleffi é categórica em afirmar: não há qualquer relação entre o uso do sutiã e o surgimento da doença nas mamas:

— Jamais foi comprovado com algum estudo científico que sutiã dá câncer — tranquiliza ela, que também é chefe do serviço de mastologia do Hospital Moinhos de Vento, na Capital. — O câncer vem de mutações e alterações no DNA da célula, nos genes. Não tem nada a ver com usar ou não a peça.

Ginecologista e mastologista, Gabriela Rosali dos Santos acrescenta: também não há qualquer fundamento no boato de que o sutiã apertado possa contribuir para o desenvolvimento de um câncer:

— Sutiãs com ferrinho e bojo podem deixar a mama mais dolorida, e a dor sempre é algo que preocupa e faz pensar em doença. Mas é apenas isso — reitera a médica, que é professora da faculdade de Medicina da Feevale.

Atenção a alergias

Não há comprovação científica que ligue o uso do sutiã com o surgimento de um câncer nas mamas, como apontado pelas médicas. Mas é fato que os tecidos sintéticos – e, muitas vezes, ásperos – com que as peças são confeccionadas podem causar alergias na pele. Isso acontece, principalmente, no complexo auréolo-mamilar, que é uma área mais sensível da mama, pontua a mastologista Maira:

— Esses sutiãs com muito estofamento, muito bojo, deixam a pele suada, sem transpirar. Isso aumenta muito a questão das dermatites e infecções — explica. — Dermatites são feridas na pele. Começam com descamação e coceira (e podem evoluir) até uma ferida no bico, no mamilo e na auréola. São escamações que, às vezes, tem de ser tratadas. É um tipo de dermatite de contato.

Percebeu que há alguma área irritadiça na mama, com coceira e vermelhidão? A primeira atitude é suspender o uso do sutiã para identificar se há relação com a peça. Se, passados alguns dias (o tempo pode ser de até duas semanas, explica a mastologista), a dermatite não sumir, a recomendação é consultar um médico.

Além de ajudar a tratar a alergia, o profissional também poderá identificar se a descamação é algo corriqueiro ou um possível sintoma da chamada Doença de Paget, um tipo de câncer na mama muito raro. É o mesmo com que a atriz Patrícia Pillar foi diagnosticada, em 2002.

— É um câncer que acontece dentro da mama, mas se expressa com essa descamação e ferida no bico do seio. É preciso fazer o diagnóstico para diferenciar de uma dermatite persistente. Para esse tipo de câncer, só com biópsia (para diagnosticar) — elucida a médica. — Se você tiver descamações persistentes no mamilo e na auréola, precisa procurar ajuda —reforça.

E à noite, tudo bem usar sutiã?

Sim, está liberado o uso de sutiã para dormir, se você se sentir melhor sem dispensar a peça.

— Para algumas mulheres, principalmente as que têm seios grandes, pode ser mais confortável dormir de sutiã, para ter mais sustentação do peso — explica a médica Gabriela.

Se esse for o seu caso, a recomendação da ginecologista é optar por uma peça mais macia, mas que sustente bem as mamas. Importante: para dormir, não use sutiãs com aqueles ferrinhos no bojo.

— Usar um sutiã apertado demais, ou que deixa marcas, pode irritar a pele ou atrapalhar o seu sono — lembra a médica.

Para suas pacientes que fazem questão de usar a peça na hora de ir para a cama, a presidente do Imama sugere que se opte por tops no lugar do sutiã.

O sutiã ideal

Uma das queixas mais frequentes no consultório de Maira diz respeito ao desconforto causado pelo sutiã. Aqueles incômodos que as mulheres conhecem bem: tecido que pinica na pele, alças finas e desconfortáveis, bojo que machuca.

— A maioria não usa o sutiã adequado para suas mamas, o amigável — pondera. — As mulheres deveriam usar sutiãs mais macios, de algodão, que tivessem uma porcentagem menor de tecido sintético Para não ter dor nas mamas, na coluna cervical ou nas costas, seria bom que os sutiãs tivessem alças mais largas — finaliza.

Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br