O Dia Mundial do Câncer foi instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), em 2005, justamente com o objetivo de levar informações sobre a doença, abordando principalmente a sua prevenção e também reforçando a importância de adoção de hábitos saudáveis e do diagnóstico precoce no controle da doença.

Entre 2018 e 2019, a estimativa é de cerca de um milhão de novos casos de câncer no país, segundo o INCA. E, cabe ressaltar, que em cada 10 casos, três estão relacionados a hábitos como tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, obesidade e exposição excessiva ao sol.

Todos nós podemos reduzir o risco de câncer ao adotar um estilo de vida mais saudável. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos um terço dos casos de câncer pode ser evitado com atitudes como deixar de fumar, realizar atividades físicas, alimentar-se de forma adequada e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Quando se fala em câncer, a maioria das pessoas tem sentimentos que remetem a emoções negativas, como tristeza, dor e medo. Mas o câncer pode ter cura! E quanto mais precocemente diagnosticado, maior essa chance, com tratamentos bem tolerados e individualizados.

Precisamos falar sobre o assunto e ter informações corretas. Mas atenção ao perigo de algumas notícias falsas que circulam nas redes sociais, que são compartilhadas e chegam rapidamente a milhões de pessoas. Busque fontes confiáveis, de instituições reconhecidas.

Procure um médico da sua confiança para sua revisão e orientações corretas sobre cuidados e prevenção!

Cuide da sua saúde! Cuide de você! Cuide de quem você ama!