Novembro esta acabando e com ele acabam as campanhas e ações em prol da saúde masculina. O Novembro Azul ficou conhecido como o período que oportuniza a lembrança aos homens para que cuidem de si mesmos — e este cuidado passa pelo exame de próstata.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que o câncer de próstata é o sexto mais comum e representa 10% do total de cânceres. Entre os homens, é o segundo mais comum, atrás apenas do câncer de pele. O instituto informo que 2014 terminou com mais de 68 mil novos casos da doença no País.

Sabe-se que este número poderia ser muito menor se os homens fizessem dois exames preventivos: o toque retal e o exame de sangue chamado PSA (antígeno prostático específico, uma proteína produzida pela próstata e que apresenta níveis elevados nos casos de câncer). Os dois se complementam, mas a realização de um exame não exclui a necessariamente o outro, no entanto, a realização de ambos reduz a probabilidade de falha para menos de 8%.
O fato de “fugir do toque”, não ajuda completamente. Uma pesquisa recente informa que apenas um número em torno de 30% dos entrevistados em idade de prevenção já tinham feito o exame de toque; 50%, o PSA.

Alguns homens relutam em fazer o toque retal por diferentes motivos, dentre eles podemos destacar o preconceito cultural típico do machismo latino e o medo de sentir dor. Sim, os homens são muito mais medrosos do que a mulher, esta enfrenta melhor qualquer situação relativa a dor.
De fato, a mídia reforça em muito o preconceito, as piadinhas são inúmeras, enfim… “Macho não faz exame… Morre mesmo!”
Mas enquanto o preconceito fica assim, “travestido de piada”, pessoas estão morrendo de verdade — em 2012, ano do último levantamento do gênero, foram mais de 13 mil óbitos causados pelo câncer de próstata.

Fique atento! Faça exames, leve seu marido, irmão, amigo…
Fonte: imagem brasilpost.com.br