Passar protetor solar é regra para quem quer ter a pele saudável. Porém, a maioria das pessoas usa o produto apenas no rosto e esquece de outras regiões do corpo, como as mãos. Por isso, elas ficam mais expostas ao sol e perdem muito mais colágeno, o que as deixa com a aparência mais velha do que realmente são, como explicou a dermatologista Márcia Purceli.

adult helping senior in hospital

Além da exposição frequente ao sol, o cigarro e a má alimentação também contribuem para o envelhecimento precoce das mãos, portanto, é importante evitar esses dois hábitos e adotar o filtro solar como uma medida de prevenção. Fora isso, a hidratação também ajuda já que a pele seca faz aparecer ranhuras na pele.

 

Quem já sofre com o problema e acha que as mãos parecem ser mais velhas do que são pode recorrer a alguns tratamentos, como o preenchimento com ácido hialurônico. Nesse procedimento, é utilizado o mesmo ácido que preenche o rosto, mas mais denso, para durar mais.

De acordo com a dermatologista Márcia Purceli, cada aplicação custa de R$ 2 a R$ 3 mil e dura pouco mais de um ano. Para retirar as manchas, existem as opções de laser ou crio-terapia, técnica que usa nitrogênio líquido para eliminar o pigmento. (Fonte: viver com saúde)