Cada mulher tem a sua opinião em relação ao anticoncepcional, TPM, gravidez ou higiene íntima. O problema é quando as opiniões não batem e você pode ficar confusa com o que de fato é mito ou verdade
Você sabe se calça jeans apertada pode causar corrimento na mulher? Ou se usar pílula anticoncepcional por muito tempo faz mal? É preciso passar a calcinha antes de usar? Em uma roda de amigas fala-se de tudo, inclusive sobre a saúde feminina. Enquanto algumas dizem que o anticoncepcional faz mal e engorda, outras afirmam que foi a melhor coisa que a medicina inventou. Cada mulher tem a sua opinião em relação ao anticoncepcional, TPM, gravidez ou higiene íntima. O problema é quando as opiniões não batem e você pode ficar confusa com o que de fato é mito ou verdade.
A melhor forma de não cometer erros e saber o que é certo ou errado, é consultando um ginecologista. Muitas pesquisas comprovaram que as mulheres se preocupam mais com a saúde do que os homens. Qualquer sintoma já é motivo para ela consultar o médico e tirar suas dúvidas.
Por conta disso, as mulheres estão mais atentas a doenças e aos cuidados, principalmente se há casos em sua família de doenças como câncer de mama ou no colo do útero.  Se uma avó, mãe ou tia tem alguma doença, as mulhers tratam de procurar um médico para fazer exames e preservar a sua saúde.
Fim dos mitos
Para esclarecer sobre os mitos que rodeiam a cabeça das mulheres, vamos ver o que de fato é verdade ou mentira:

Mitos e verdades sobre saude da mulher

Calça jeans provoca corrimento
Verdade.
O uso constante de calça jeans pode prejudicar a transpiração da região intima e causar um desequilíbrio na flora vaginal desencadeando o corrimento, principalmente nos dias quentes e se a calça for muito justa. O ideal é usar roupas leves, e deixar calças jeans mais apertadas para usar em períodos mais curtos.

– É necessário passar o fundo da calcinha ou fervê-la para evitar doenças

Mito.
Lavar e secar bem a roupa íntima, já é o suficiente. Porém, o ideal é que a calcinha seque ao sol, para garantir que o tecido está realmente seco. Além disso, a mulher deve se atentar para o surgimento de alergias causadas por produtos químicos em pessoas sensíveis, por isso é importante enxaguar bem as roupas para evitar o acúmulo de produtos.

– Adolescentes não devem usar contraceptivos, pois terão redução da fertilidade no futuro.

Mito.
A partir da primeira menstruação as adolescentes podem fazer o uso do método contraceptivo e isso não interfere no sistema reprodutivo da mulher no futuro, porém a indicação do anticoncepcional deve ser feita  pelo ginecologista.

– O sabonete íntimo é igual ao sabonete comum
Mito.
“A diferença dos dois é que o sabonete íntimo apresenta um grau de acidez parecido com a região genital, o que diminui as chances de irritação na vagina. Se você não tem o hábito de usar o sabonete íntimo, pode higienizar a vagina com água e sabonete neutro ou de glicerina”, recomenda a ginecologista.

– Absorventes perfumados podem provocar alergia
Verdade.
As substâncias que provocam o perfume nos absorventes pode causar alergia, coceira, fissura externas, ardor e dor na relação sexual. Opte sempre pelos absorventes sem fragrância.

– Calcinha de algodão é melhor do que as com tecidos sintéticos
Verdade.
A famosa calcinha branca de algodão tem a capacidade de favorecer a transpiração e ventilação necessária para a vagina. Dependendo da cor da calcinha, ela pode soltar substâncias químicas como corante e provocar irritação, fique atenta.

Mitos e verdades sobre saude da mulher

– Lencinhos umedecidos para a região íntima podem ser usados todos os dias
Mito.
Lencinhos umedecidos são ótimos para situações de emergência. Entretanto, não devem ser usados todos os dias, pois podem causar irritação e coceira.

– Absorvente interno pode tira a virgindade e provocar cólicas
Mito.
“Em relação às cólicas, o que pode ocorrer é um desconforto e algumas mulheres podem confundir essa dor com cólicas. E o absorvente interno não tem a capacidade de romper o hímen, ou seja, ele pode ser usado por mulheres virgens sem problema”, ressalta Dra Erica.

Mitos e verdades sobre saude da mulher

– Banho de água fria é mais indicado para a higiene íntima da mulher
Mito.
O que acontece é que a água fria agride menos a pele, mas em relação à higiene a temperatura da água não interfere.

– Usar papel higiênico perfumado causa irritação
Verdade.
Papel higiênico colorido, perfumado ou áspero é tratado quimicamente e, por isso, pode causar irritação e alergia em pessoas sensíveis.

– A mulher pode usar a mesma toalha do marido
Mito.
O ideal é que cada um na sua casa tenha sua toalha. Para evitar problemas de saúde é importante que as tolhas sejam trocadas e lavadas, pelo menos, duas vezes por semana.

Mitos e verdades sobre saude da mulher

– Sutiã apertado faz mal a saúde
Depende.
Sutiã apertado não prejudica o crescimento dos seios. Mas o bojo pode machucar a pele e até o mamilo. Por isso, procure usar um modelo do tamanho certo.

Mitos e verdades sobre saude da mulher

– Ficar com o biquíni molhado por muito tempo causa corrimento
Verdade.
O biquíni molhado só favorece a proliferação de bactérias e fungos como o causador da candidíase, infecção que causa corrimento e coceira vaginal.

– Desodorante antitranspirante pode causar câncer de mama
Mito.
Na axila nem existem células mamárias. O que pode acontecer é o entupimento de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.

Fonte: diversas, dentre elas entrevista com Dra. Erica Mantelli – ginecologista.