Todos os anos, em 31 de maio, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e seus parceiros comemoram o Dia Mundial Sem Fumo, para destacar os riscos para a saúde associados ao consumo de tabaco e promover a implementação de políticas públicas eficazes para reduzir este consumo.

Por ocasião do Dia Mundial Sem Fumo 2015, a OMS se instala em diferentes países para trabalhar visando acabar com o comércio ilegal de produtos de rapé.

Em muitos aspectos, o comércio ilícito de produtos de fumo é uma grande preocupação em todo o mundo, em particular no que diz respeito à saúde, direito e economia, governança e corrupção.

tabaco

Magnitude do problema
De acordo com alguns estudos, e as informações fornecidas pela comunidade Aduaneira global, o mercado de rapé ilícito poderia levar a um décimo dos cigarros fumados no mundo. A Comissão Europeia estima que o comércio ilegal de cigarros custa a UE e os seus Estados Membros mais de 10 € 000 milhões por ano em impostos e costumes em rendas renunciadas.
O comércio ilícito não é um problema para os países de alta renda; em quase todos os países do mundo há comércio ilícito de uma forma ou de outra.

Campanha do Milênio Mundial Sem Fumo 2015

Aumentar a conscientização sobre os danos que o comércio ilícito de tabaco porque a saúde da população, especialmente os jovens e grupos de baixa renda, onde aumenta a acessibilidade e disponibilidade destes produtos, dado o seu baixo custo.
A ideia de mostrar quais são os benefícios e os cuidados com a saúde em programas e políticas de controle ao tabaco, tais como o aumento dos impostos e dos preços, incluindo as advertências à saúde gráficas e em outras medidas.
Destaca-se que graças ao comércio ilegal de produtos de tabaco, grupos criminosos acumulam grandes fortunas e estas financiam outras atividades criminosas, como tráfico de drogas, armas e seres humanos e o terrorismo.

A epidemia global de tabaco mata todos os anos cerca de 6 milhões de pessoas, das quais mais de 600 000 não fumantes que morrem por inalar o fumo de outros de forma passiva. Se não agirmos rigorosamente, a partir de 2030 a epidemia a cada ano matará mais de 8 milhões de pessoas. Mais de 80% dessas mortes evitáveis ​​são registradas entre pessoas que vivem em baixa e média renda.

Mensagens chave para o público

O contrabando de produtos de rapé é ruim para a sua saúde e os seus interesses. Por estas razões:
– Produtos mais baratos atraem jovens
– Produtos ilícitos também enganam os consumidores porque não carregam advertências de saúde, e às vezes forçam as crianças a se envolver em vendas ilegais.
– O comércio ilícito mina receitas do governo em impostos, e este dinheiro poderia ser gasto na prestação de serviços públicos em vez de ir para as mãos de criminosos.
– O comércio ilícito aumenta a corrupção.
– Sabe-se que as empresas de tabaco têm aproveitado brechas em sistemas de governo no controle de fumo para participar do comércio ilegal.

Apelos para a ação
POLÍTICAS – Os decisores políticos devem reconhecer que o comércio ilícito de tabaco não só agrava a epidemia global de consequências para a saúde, mas afeta a segurança, porque ele é usado para financiar o crime organizado, em particular no que diz respeito à drogas, tráfico de armas e de seres humanos e o terrorismo.
É necessário ratificar o Protocolo para eliminar o comércio ilícito de produtos de tabaco, para atender as implicações legais e financeiras de saúde de comércio ilícito de produtos de fumo.
PÚBLICO – O público em geral deve reconhecer as consequências negativas do comércio ilícito de produtos de tabaco, incluindo ligações com o tráfico de seres humanos e crime organizado relacionado com o tráfico de drogas saúde, económica e repercussões sociais.
O público em geral pode participar de campanhas de sensibilização de diferentes formas, através de redes sociais pode ser um caminho para espalhar as mensagens e conselhos. Também motivar e exigir que os governos e a OMS se fortaleçam e intensifiquem ações para acabar com o comércio ilegal.
EDUCAÇÃO – As instituições acadêmicas podem estender as investigações sobre o comércio ilícito de produtos de tabaco, a fim de documentar seus impactos nocivos, bem como benefícios para a saúde, finanças e controle das atividades criminais que implicam no comércio ilegal de produtos de fumo.
tabaco