Com o título acima, artigo de Daniel Guimarães Tiezzi – Professor Doutor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP – Ribeirão Preto (SP), Brasil.
“Na maior parte do mundo, o câncer de mama é a neoplasia maligna que mais acomete a mulher. No Brasil, o cenário não é diferente. Estima-se que, em 2010, ocorrerão 49.240 novos casos da doença em nosso país. De acordo com os dados do GLOBOCAN (International Agency for Research on Cancer), em 2008 foram registrados em todo o mundo 691 mil novos casos de câncer de mama em países de renda baixa/moderada e 692 mil em países desenvolvidos. No entanto, o número total de mortes pela doença em países em desenvolvimento foi de 268 mil, em contraste com 189 mil mortes nos países desenvolvidos. Esses dados resultam em uma taxa de mortalidade/incidência de 0,38 e 0,27 em países de baixa/ moderada renda e de alta renda, respectivamente.
No relatório de 2002, foi registrada uma incidência global de 514 mil casos novos com
221 mil mortes em países em desenvolvimento (taxa de mortalidade/incidência de 0,43) e 636 mil casos novos com 190 mil mortes pela doença em países desenvolvidos (taxa de mortalidade/incidência de 0,30). Esses dados permitem estimar o aumento na incidência de câncer de mama nesses dois grupos de países. Para os países de renda baixa/moderada, o aumento da incidência bruta foi de 25,6% e, nos países desenvolvidos, de 8,1%.
Embora a incidência de câncer de mama venha sofrendo um leve declínio em alguns países desenvolvidos em razão da saturação do sistema de rastreamento da doença e da redução do uso indiscriminado da terapia de reposição hormonal, vem aumentando gradualmente na maioria dos países em todo o mundo, especialmente em países em desenvolvimento. Este fato tem sido atribuído principalmente à mudança no estilo de vida que vem sendo adotado nessas regiões. Estudos com populações de imigrantes que saem de regiões de baixa incidência de câncer de mama para países com alta taxa de incidência (como é o caso de imigrantes japoneses ou chineses para os EUA) mostram que os casos de câncer de mama aumentam progressivamente com as sucessivas gerações. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde
(OMS), cerca de 7 a 41% de algumas neoplasias malignas podem ser atribuídas ao sobrepeso e obesidade. Adicionalmente, alguns estudos clínicos randomizados demonstraram que modificações na dieta com redução do peso corporal em mulheres na menopausa levam a uma redução substancial na incidência de câncer de mama. Essas observações são fortes indícios de que a mudanças no estilo de vida e na dieta pode modificar a epidemiologia da doença.
É de conhecimento de todos que o Brasil e os outros países em desenvolvimento do
mundo sofrem de um problema crônico decorrente da distribuição irregular de renda entre a população. Essa desigualdade social cursa com altas taxas de incidência de doenças crônicas por má nutrição associadas a altas taxas de mortalidade por doenças infectocontagiosas e causas externas. A preocupação com o controle dessas
condições é tido como uma razão aceitável para deixar os programas de rastreamento do câncer de lado nessas regiões. No entanto, o aumento da incidência do câncer de mama associado à falta de programas de detecção precoce e à dificuldade
de acesso ao tratamento especializado resulta na desproporcional taxa de fatalidade observada nos países em desenvolvimento. Portanto, a preocupação com a introdução de medidas que possam reduzir a mortalidade e o custo do tratamento da doença parece ser apropriada para a nossa realidade.
Brito et al. publicaram recente estudo que analisou o conhecimento, a atitude e a prática do autoexame das mamas (AEM) em mulheres no município de São Luiz no Maranhão. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 150 casos novos de câncer de mama serão diagnosticados na cidade de São Luiz, chegando a uma taxa bruta de incidência de 28,9/100.000 mulheres. Os autores descrevem que a maioria das mulheres do citado município conhece e utiliza de forma adequada o AEM como método de detecção precoce do câncer de mama. No entanto, concluem que existe ainda a necessidade de maior divulgação do método em todos os níveis assistenciais e em todas as camadas socioeconômicas da população.
Embora alguns estudos tenham demonstrado que o AEM pode detectar lesões mais precoces e com menores taxas de acometimento axilar, dois estudos clínicos randomizados não demonstraram qualquer ganho de sobrevida em mulheres orientadas a realizarem o AEM em comparação com o Grupo Controle. Assim, o papel deste método como prevenção secundária eficaz do câncer de mama ainda não foi demonstrado e muitas entidades médicas e governamentais não recomendam, atualmente, a orientação do método como alternativa de rastreamento da doença.
A mamografia é o exame de eleição para o rastreamento do câncer de mama. A sua eficácia e indicação são aceitas globalmente para o rastreamento da população com idade entre 50 e 69 anos. Redução na mortalidade pela doença nesta faixa etária da ordem de 30% tem sido demonstrada. O benefício para mulheres entre 40 a 50 anos é menos evidente e gira em torno de 15 a 18%. Para salvar uma vida, é necessário convidar 1.904 mulheres para o rastreamento nesta faixa etária, o que é tido por algumas entidades governamentais como não custo-efetivo. No Brasil, não temos qualquer informação segura de controle de qualidade e de certificação de que o atual programa de rastreamento implementado pelo governo seja eficaz.
De fato, o Brasil é um país bastante heterogêneo em todos os aspectos devido à sua grande extensão territorial e diversidade étnica e cultural. Consequentemente, como esperado, as taxas de incidência de câncer de mama também são. A estimativa de câncer de mama no estado de São Paulo para 2010 é de 15.080 novos casos, o que gera uma taxa bruta de incidência de 68/100.000 mulheres, chegando, na capital do Estado, a 89,9/100.000 mulheres . Ou seja, as mulheres brasileiras que vivem nas áreas mais desenvolvidas de nosso país possuem um risco de desenvolver o câncer de mama semelhante ao de países desenvolvidos do oeste Europeu e da América do Norte. Parece evidente que as conclusões a que Brito et al. chegaram podem ser apropriadas do ponto de vista regional e não são suficientes para os diferentes cenários atuais existentes em nosso país. Acredito que deveríamos investir em programas de educação e informação em socioprevenção de forma globalizada e disponibilizar um sistema de rastreamento mamográfico mais abrangente e controlado nas áreas de maior risco da doença. Enquanto essas medidas permanecerem negligenciadas, me parece razoável concordar com os argumentos referentes à perpetuação da espécie humana expostos pelo Professor de Bioética da Universidade de Princeton, Peter Singer.”
Referências
1. International Agency for Cancer Research [Internet]. GLOBOCAN 2008: section of cancer information. 2008 [cited 2010 Jun 28]. Available from: ≤http://globocan.iarc.fr/factsheets/cancers/breast.asp≥
2. Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer [Internet]. Estimativa 2010: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2009 [citado 2010 Jun 28]. Disponível em: ≤http://www.inca.gov.br/estimativa/2010/estimativa20091201.pdf≥
3. Parkin DM, Bray F, Ferlay J, Pisani P. Global cancer statistics, 2002. CA Cancer J Clin. 2005;55(2):74-108.
4. Brewster DH, Sharpe KH, Clark DI, Collins J. Declining breast cancer incidence and decreased HRT use. Lancet. 2009;373(9662):459-60; author reply 61.
5. Jemal A, Siegel R, Ward E, Hao Y, Xu J, Thun MJ. Cancer statistics, 2009. CA Cancer J Clin. 2009;59(4):225-49.
6. Porter P. “Westernizing” women’s risks? Breast cancer in lower-income countries. N Engl J Med. 2008;358(3):213-6.
7. Ziegler RG, Hoover RN, Pike MC, Hildesheim A, Nomura AM, West DW, et al. Migration patterns and breast cancer risk in Asian-American women. J Natl Cancer Inst. 1993;85(22):1819-27.
8. World Health Organization [Internet]. Global health risks: mortality and burden of disease attributable to selected major risks. Geneva: WHO; 2009 [cited 2010 Jun 28]. Available from: ≤http://www.who.int/healthinfo/global_burden_disease/GlobalHealthRisks_report_full.pdf≥
9. Eliassen AH, Colditz GA, Rosner B, Willett WC, Hankinson SE. Adult weight change and risk of postmenopausal breast cancer. JAMA. 2006;296(2):193-201.
10. Harvie M, Howell A, Vierkant RA, Kumar N, Cerhan JR, Kelemen LE, et al. Association of gain and loss of weight before and after menopause with risk of postmenopausal breast cancer in the Iowa women’s health study. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev. 2005;14(3):656-61.
11. Prentice RL, Caan B, Chlebowski RT, Patterson R, Kuller LH, Ockene JK, et al. Low-fat dietary pattern and risk of invasive breast cancer: the Women’s Health Initiative Randomized Controlled Dietary Modification Trial. JAMA. 2006;295(6):629-42.
12. Brito LMO, Chein MBC, Brito LGO, Amorim AMM, Marana HRC. Conhecimento, prática e atitude sobre o autoexame das mamas de mulheres de uma cidade do Nordeste do Brasil. Rev Bras Ginecol Obstet. 2010;32(5):241-6.
13. Thomas DB, Gao DL, Ray RM, Wang WW, Allison CJ, Chen FL, et al. Randomized trial of breast self-examination in Shanghai: final results. J Natl Cancer Inst. 2002;94(19):1445-57.
14. Weiss NS. Breast cancer mortality in relation to clinical breast examination and breast self-examination. Breast J. 2003;9 Suppl 2:S86-9.
15. US Preventive Services Task Force. Screening for breast cancer: U.S. Preventive Services Task Force recommendation statement. Ann Intern Med. 2009;151(10):716-26, W-236.
16. Smith RA, Cokkinides V, Brooks D, Saslow D, Brawley OW. Cancer screening in the United States, 2010: a review of current American Cancer Society guidelines and issues in cancer screening. CA Cancer J Clin. 2010;60(2):99-119.
17. Singer P. Should this be the last generation? The New York Times [Internet]. 2010 Jun 6 [cited 2010 Jun 28]. Available from: ≤http://opinionator. blogs.nytimes.com/2010/06/06/should-this-be-the-last-generation/≥
Fonte: scielo







Crack no conteúdo!
Parabéns pelo trabalho!
Atenciosamente,
Larissa Souza
Muito esclarecedor! Post bem estruturado e informativo. Gostei muito dos pontos abordados. Ótimo!
Massa esse bagulho!
Já estou praticando! Evoluindo.
Post bacana!
Top demais!
Um abraço,
Bruna Oliveira
Muito bom o post!
Att,
Rodrigo Silva (Analista de Sistemas)
Core i7 9700k, RTX 3060, 16GB RAM DDR4
Gostei do ângulo escolhido! Perspectiva interessante.
Adorei isso!
Excelente!
Atenciosamente,
Wagner Rocha (Old School)
Pentium 4 2.4GHz, ATI Radeon 9600 Pro, gravador DVD
Adorei o conteúdo.
Atenciosamente,
Felipe Santos
Muito claro!
Conteúdo de qualidade.
Muito bom! O equilíbrio entre teoria e prática está perfeito. As informações são relevantes e aplicáveis. Parabéns pela qualidade!
Top demais!
Abs,
Lorena Silva (Musicista)
Teclado Yamaha PSR-S975, interface M-Audio, cubase Pro 13
Adorei a moderação! Sensato.
Massa esse bagulho!
A conclusão foi perfeita! Fechou com chave de ouro.
Muito obrigado! Ajudou bastante.
Att,
Wanderson Silva
Ótimo!
Atenciosamente,
Valter Rocha (Instalador Ar Condicionado)
Vacuômetro digital, manifold R410a, garantia serviço
Muito bom!
Att,
Pedro Henrique (Gamer)
RTX 4090, 240Hz monitor, teclado mecânico RGB
Post bem feito!
Adorei o artigo!
Abraços,
Rafael Oliveira
Adorei o conteúdo! Está claro que você domina o assunto. A segurança transpassa nas palavras. Ótimo trabalho!
Excelente!
Atenciosamente,
Milton Alves (Porteiro Condomínio)
Uniforme completo, rádio comunicador, curso SENASP
Compartilhando com meus colegas de trabalho!
Já estou colhendo frutos! Gratificante.
Show!
Att,
Aparecida Rocha (Doceira)
Formas antiaderentes, batedeira KitchenAid, Instagram doceria
Excelente artigo!
Atenciosamente,
Carlos Eduardo (DBA Oracle)
Xeon E5-2680, 64GB RAM ECC, RAID 10 4TB
Já mandei no grupo! Conteúdo valioso.
Muito bom!
Jorge Silva
Show de bola!
Atenciosamente,
Thiago Souza (Front-end React)
Ryzen 7 5800X, RX 6700 XT, SSD 1TB Samsung
Muito bom! Bem estruturado.
Adorei!
Abraços,
Antônio Carlos (Engenheiro Civil CREA)
AutoCAD 2023, SketchUp Pro, plotter A0
Excelente! Post bem elaborado.
Continue com esse trabalho! Parabéns.
Att,
Mauricio Santos
Excelente!
Att,
Maria Eduarda (Estudante Design)
UNESP 4° ano, Wacom Bamboo, Adobe Student
Adorei o conteúdo! Parabéns.
Saudações,
Cláudia Martins
Ótima postagem!
Adorei! Post informativo.
Agradeço demais! Excelente.
Abraços,
Denise Costa
Excelente! Aguardo ansiosamente novos posts sobre o assunto.
Incrível!
– Valentina Santos
Vou fazer parte da rotina! Incorporar.
Parabéns! 🎯 Post relevante.
Muito top!
Muito esclarecedor! Obrigado.
Grande abraço,
Adriana Santos
Post útil! Onde você pesquisou isso?
Excelente!
Att,
Simone Lima (Psicóloga CRP)
Consultório particular, TCC especialização, atendimento online
Muito esclarecedor! Bem feito.
Post objetivo!
Perfeito! Bem elaborado.
Saudações,
Leonardo Santos
Top!
Abs,
Luciana Souza (Massagista)
Maca dobrável, óleos essenciais, técnicas orientais
Monstro de post!
A argumentação está sólida! Bem fundamentada.
Muito obrigado pelas informações! Ajudou bastante.
Explicação perfeita!
Ótimo post!
Att,
José Silva (Advogado OAB/SP 123456)
Notebook Dell Inspiron, Windows 11 Pro
Conteúdo rico!
Muito bom mesmo!
Abs,
Sônia Santos (Dona Academia)
200m², musculação completa, professor CREF
Muito atual!
Parabéns! 🎯 Post relevante.
Gostei da interação proposta! Participativo.
Bem explicativo!
Post muito esclarecedor.
Muito útil esse conteúdo! Tirou várias dúvidas.
Ótimo post!
Atenciosamente,
Joaquim Costa (Jardineiro)
Corta grama Husqvarna, podador telescópico, carrinho de mão
Compartilhando nas minhas redes sociais!
Excelente material! Bem apresentado.
Muito bom! Post bem feito.
Já coloquei em ação! Resultados positivos.
Obrigado! Post muito útil e informativo.
Muito útil!
Att,
Fernanda Lima
Fantástico! Parabéns.
Abraços,
Amanda Souza
Já citei em outro trabalho! Ótimo material.
Ótimo post!
Abs,
Letícia Araújo
Bem fundamentado!
Post inovador!
Adorei ler isso!
Post excelente!
Atenciosamente,
Renata Alves
Adorei cada detalhe! Muito bem feito.
Muito esclarecedor! Tirou minhas dúvidas.
Ótimo post!
Atenciosamente,
Benjamin Lucas (Estudante Veterinária)
UFRGS 4° ano, estetoscópio veterinário, amor por animais
Parabéns pelo post!
Já citei em outro trabalho! Ótimo material.
Muito esclarecedor! Ajudou bastante na compreensão.
Vou persistir! Acredito no método.
Já pensei em várias aplicações! Inspirador.
Tchê, muito bom!
Post muito esclarecedor.
Demais da conta!
Arrasou!
Post excepcional! A preocupação em agregar valor real ao leitor é notável. Missão cumprida com louvor!
Adorei o conteúdo! A explicação ficou muito clara e objetiva. Com certeza vou aplicar essas dicas. Obrigado por compartilhar!
Gostei muito do formato! Ficou bem organizado.
Excelente conteúdo! Muito bem pesquisado e apresentado. Aprendi bastante com esse artigo. Obrigado por compartilhar!
Post admirável!
Adorei! Post muito bom.
Muito bem apresentado! Linguagem acessível e clara.
Excelente trabalho! O tema foi explorado de forma completa e didática. Conteúdo de primeira linha!
Abraços,
Bruno Costa
Conteúdo bem escrito!
Sua análise está muito correta!
Ótimo! Já viu resultados práticos?
Crack no conteúdo!
Adorei! O tema foi abordado de forma profissional. Conteúdo de primeira qualidade. Parabéns!
Post excepcional! A qualidade das informações é notável. Aprendi muito com esse conteúdo. Continue assim!
Show! Conteúdo de qualidade.
Grande abraço,
Jaqueline Costa
Show demais!
Adorei esse post! Informações precisas.
Obrigado por compartilhar esse conteúdo! Muito útil.
Adorei!
Att,
Patricia Costa (Manicure)
Alicate cutícula, lixa elétrica, 200 cores esmalte
A perspicácia impressiona! Muito bom.
Concordo plenamente com o que foi exposto.
Parabéns! Muito bom.
Abraços,
Tatiana Mendes
Muito bom! Baseado em qual estudo?
Top!
Abs,
Luciana Souza (Massagista)
Maca dobrável, óleos essenciais, técnicas orientais
Fantástico!
Regina Costa
Gostei da objetividade! Sem rodeios.
Muito interessante!
Adorei o artigo!
Gostei dos números! Trouxeram credibilidade.
Top demais!
Abs,
Heloísa Maria (Estudante Nutrição)
PUC 3° semestre, balança bioimpedância, app DietPro
Adorei o ritmo! Prende a atenção.
Adorei o tema!
Ótimo post! Poderia falar mais sobre esse assunto em um próximo artigo?
Muito bom!
Abs,
Silvana Costa (Revendedora Cosméticos)
Jequiti Mary Kay, kit demonstração, promoções
O recorte do assunto foi inteligente! Focado.
A reflexão proposta é valiosa! Faz pensar.
Muito útil! Post esclarecedor.
Muito legal! Alguém já testou?
Post sensacional! A capacidade de síntese sem perder informações importantes é admirável. Muito bem feito!
Gostei muito do vocabulário usado! Acessível.
Excelente trabalho!
Atenciosamente,
Armando Costa (Dono Pet Shop)
Banho e tosa, veterinário parceiro, delivery grátis
Muito bom! Conteúdo direto e útil.
Abs,
Raul Rocha
A perspicácia impressiona! Muito bom.
Brabíssimo!