Umberto Veronesi deixa a direção do IEO – Instituto Europeu de Oncologia. Com 89 anos de idade Umberto Veronesi deixa a direção e escolhe Roberto Orecchia como seu sucessor. A mudança de liderança deve acontecer neste mês de janeiro de 2015 e ele continuará a sendo diretor científico emérito, com funções ainda operacionais e estratégicas. “Minha decisão é um ato de responsabilidade …” diz ele em entrevista concedida em MILÃO.

“Eu decidi deixar a direção científica como um ato de amor e responsabilidade para com o IEO, o Instituto Europeu de Oncologia I fundada há vinte anos. Meu contrato vai finalizar em dezembro de 2016, mas eu preferi antecipar.. a fim de ter mais tempo para transferir o meu conhecimento e confiar qualquer segredo para o meu pessoal…”

Umberto Veronesi, que fez 89 anos, em novembro é o mais famoso oncologista italiano e um dos melhores conhecedores do assunto, do mundo, disse com grande serenidade a decisão histórica que meditou por algum tempo: deixar o cargo para uma equipe de substitutos. Dentre eles, Abalone Roberto, de 62 anos, atual diretor da radioterapia, como diretor científico,  Pier Giuseppe Pelicci, de 58 anos, como diretor de pesquisa, e uma terceira pessoa, ainda a ser nomeada, como especialista em estudos da “transição”, que faz a ponte entre a pesquisa e clínica. Não é uma retirada final: Permanecerá em seu escritório em Milão no Instituto como diretor científico emérito e chefe da direção estratégica.

(pergunta) Professor Veronesi, nós ftemos uma curiosidade. Por que o senhor decidiu a deixar a direção científica do IEO tão cedo? Alguém em especial queria assumir?
“Eu acho que não. Talvez haja alguém feliz por eu sair, mas certamente não aqui, não no IEO. Estou tranquilo com isso. Eu estou bem de saúde, passei por alguns problemas de coluna nos últimos meses, apenas isso. Eu antecipo a minha saída do Instituto, eu poderia ficar mais… Acredito que minha saída não será “um dilúvio”, pelo contrário, achar que será ruim é certamente um um erro de interpretação.”

O Senhor tem dois filhos, cirurgiões famosos com posições importantes dentro do IEO. Paulo, diretor da Unidade de cirurgia de mama e Julia, diretora da Unidade de Pesquisa de diagnóstico precoce do câncer de pulmão.
Eles influenciaram sua decisão para a sucessão?
“Não. Não é um cargo hereditário que é transmitido de pai para filho.”

Quem será o terceiro membro da equipa de gestão, com Abalone e Pelicci?
“Nós ainda não decidimos. Eu gostaria de pensar em um pesquisador italiano que trabalha atualmente nos Estados Unidos. A fim de dar um sinal para o ganho de cérebros “in Italy””

Quais são as novas fronteiras científicas na guerra contra o câncer e, como diretor emérito do IEO, como vai trabalhar?
“O grande desafio pela frente é o de ser capaz de diagnosticar tumores antes que eles ocorram. Por exemplo, através do estudo do DNA reconhecer antecipadamente. Cada célula com tumor deixa fragmentos circulares de DNA. Na sequência destes vestígios podemos descobrir o tumor antes e tratá-lo com maior eficácia. E eu acho que o grande desenvolvimento futuro da terapia de prótons, que usa feixes de prótons particularmente eficazes para alvejar o tumor… Ainda acredito que estamos na fronteira de novas drogas.”

Alguns medicamentos poderão fazer a frente para uma nova medicina?
“A filosofia do IEO, que eu me importo em particular, é colocar o paciente no centro. É essencial que os médicos aprendam a ouvir por muito tempo. No que eu chamo de” medicina narrativa “o médico tem que aprender a esperar em silêncio, ele nunca deve ser apressado ou acreditar ter compreendido imediatamente o que o paciente está falando… A relação com o paciente é ainda fundamental para qualquer tratamento e cura. Ela é a base de qualquer escolha terapêutica. Vou continuar a repetir isso sempre.”

Com a nova vida na aposentadoria anunciada… Continuará a se envolver com a Fundação Veronesi?
“Claro. A Fundação vai continuar com todas as suas iniciativas e conferências. Acabamos de fechar em Veneza “O Futuro da Ciência”. Mantivemos para novembro em Milão “Ciência para a Paz”. Eu não acredito que terei tempo para ficar entediado… ou sem fazer nada…

Fonte: Redazione Salute Online – Corrieri TV
Tradução: Catania Studio