Últimas postagens do blog.
Mamas densas? Tomossíntese é indicado para você? Devemos muito à mamografia, ela vem ajudando mulheres a fazerem diagnóstico precoce, mas pode ter suas limitações para mulheres de mamas densas. Para mamas com esta característica, o exame chamado tomossíntese permite visualizar a mama de forma tridimensional (3D).⠀A técnica de compressão mamária é a mesma usada na mamografia e o exame é realizado de forma semelhante. A diferença é que são obtidas várias imagens em fatias bem finas, de até 1mm de espessura, que depois serão analisadas em computadores especializados de alta resolução, o que garante um diagnóstico mais preciso! Converse com a sua mastologista para compreender adequadamente a condição clínica de suas mamas.
Por quanto tempo devo guardar meus exames de mama? Não existe uma regra geral da guarda de seus exames de mamas. Então, é importante particularizar. Arraste para o lado e entenda. Sei que agora muitos exames são digitalizados e ficam disponíveis para acesso no site do laboratório, mas ainda assim, se você quiser ser bastante cuidadosa, pode guardar esses arquivos em uma pastinha no seu computador! Sempre que mudar de laboratório em que realizará seus novos exames, leve os anteriores para a comparação! E, ainda está em dúvida, pergunte ao seu médico o que pode ser descartado. E claro, exames de raio X devem ser descartados em local apropriado! 1 – EXAMES DE IMAGEM COM RESULTADO NORMALGuardar ao menos um anterior (com laudo e imagem) para futura comparação. 2 – EXAME DE IMAGEM APRESENTA ALGUMA ALTERAÇÃO Não descartar, para servir como base futura comparação; 3 – RESULTADOS DE PUNÇÕES, BIOPSIAS, CIRURGIASSempre guardar! 4 – SEU EXAME ANUAL DE MAMAS ESTÁ EM DIA?Não? Agende hoje mesmo uma consulta!
Como a quimioterapia afeta a vida de quem tem câncer de mama? Entre os reconhecidos fatores de risco do câncer de mama, saiba que existem alguns que podem ser minimizados. Estilo de vida desregrados e hábitos comportamentais inadequados, como dieta, atividade física e consumo de álcool, são exemplos. Portanto, tomar medidas proativas para reduzir riscos, incluem a adoção de um estilo de vida saudável. Além disso, o monitoramento regular da saúde, incluindo exames de mamografia, ajudam na detecção precoce, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido. É importante que as informações sobre prevenção e riscos sejam disseminadas amplamente, para que mais pessoas possam se beneficiar dessas práticas preventivas. E, então, já tem sua consulta agendada para realizar seus exames deste ano?
A luta contra o câncer, os tratamentos realmente funcionam? A eficácia dos tratamentos de câncer pode variar significativamente dependendo de vários fatores, incluindo o tipo e estágio do câncer, a saúde geral da paciente e a resposta individual ao tratamento. Avanços recentes na oncologia têm proporcionado tratamentos mais personalizados e direcionados. No entanto, é importante notar que enquanto alguns tipos de câncer são considerados responsivos e tendem a reagir bem a tratamentos como quimioterapia ou radioterapia, outros são conhecidos por serem resistentes e podem não responder tão bem. A complexidade do tratamento do câncer exige uma abordagem multidisciplinar e a participação ativa do paciente nas decisões de tratamento, considerando tanto a possibilidade de cura quanto a qualidade de vida.