“más notícias” foi definida como qualquer informação que adversamente e afeta gravemente a visão de um indivíduo de seu futuro; se notícia é ruim ou não, só pode estar no olho de quem vê. Quebrando bem a notícia ruim é uma habilidade essencial para todos os médicos, pois é algo que eles vão fazer centenas, se não milhares de vezes em suas carreiras profissionais. Historicamente, foi dada pouca atenção na formação médica. Má comunicação, particularmente com pacientes com câncer, foi mostrado para ser associado com piores desfechos clínicos e psicossociais, incluindo pior controle da dor, pior adesão ao tratamento, confusão sobre prognóstico e insatisfação por não ter sido envolvido na tomada de decisão. Estudos sugerem que uma série de fatores, além do conhecimento deficiente, pode afetar a capacidade de um médico para dar más notícias com sensibilidade, incluindo o cansaço e fadiga, dificuldades pessoais, crenças comportamentais e atitudes subjetivas, tais como um medo pessoal de morte. Uma revisão sistemática e meta-análise demonstrou que frequentar um curso de treinamento de habilidades de comunicação tem um efeito moderado sobre o comportamento e as atitudes de comunicação, mas há uma lacuna na pesquisa com poucos estudos que investigam os resultados dos pacientes; mais estudos na prática clínica são necessários. A necessidade de formação pode não ser imediatamente óbvio para os profissionais de saúde envolvidos. Quebrando má notícia é uma habilidade complexa como, para além da componente verbal, também requer a capacidade de reconhecer e responder às emoções do paciente, lidar com o estresse que a má notícia cria e ainda ser capaz de envolver o paciente em qualquer ainda decisões e manter a esperança onde pode haver pouco. Idealmente, uma má notícia deve ser dada pessoalmente e não por telefone. Pode ser apropriado para pedir uma recepcionista para chamar o paciente e fazer uma nomeação. O paciente pode gostar de ser acompanhada de um cônjuge ou alguém próximo a eles. Os pacientes considerar a notícia ter sido quebrado mais sensibilidade quando é sugerido que alguém acompanhá-los, uma vez que fornece um aviso de que uma discussão séria é planejado. Faça-se como plenamente familiarizados com os fatos quanto possível. Isto significa que os fatos sobre este caso – por exemplo, o tipo exato de tumor e o estágio, bem como questões mais gerais sobre a doença. Isso se aplica não só para câncer, mas para todas as doenças que se enquadram na categoria de notícias ruins, incluindo insuficiência cardíaca. Ter que dizer a um paciente ou seu familiar que tenham sido objecto de um evento adverso é uma conversa difícil ter e fazer bem. Fornecer os fatos como eles são conhecidos e tranquilizá-los de que você está levando a situação a sério. Oferecer apoio prático e emocional e explicar os próximos passos para manter a pessoa informada.
Más notícias – como dar?
“más notícias” foi definida como qualquer informação que adversamente e afeta gravemente a visão de um indivíduo de seu futuro; se notícia é ruim ou não, só pode estar no olho de quem vê. Quebrando bem a notícia ruim é uma habilidade essencial para todos os médicos, pois é algo que eles vão fazer centenas, […]
Últimas postagens do blog.

19junho
2025
O inverno chegou Com a chegada do frio, é comum querer se recolher e adiar compromissos.Mas a sua saúde não pode esperar. 💙 Mantenha a imunidade em alta💗 Não esqueça do autocuidado com as mamas🩺 E siga em dia com seus exames de rotina O frio passa. O cuidado permanece.Agende sua consulta e priorize você.

2junho
2025
Cores das secreções mamárias Nem toda secreção mamária é preocupante, mas algumas podem indicar problemas de saúde. Fique atenta às cores e saiba quando procurar um médico!

27maio
2025
Amamentação, reduz as chances de ter câncer de mama? Sim, a amamentação é uma aliada poderosa na prevenção do câncer de mama! Estudos mostram que o risco do tumor diminui em 4,3% a cada 12 meses de aleitamento. Durante esse período, há uma queda nos hormônios que favorecem o desenvolvimento do câncer, além da renovação celular que reduz mutações. 💡 Benefícios da amamentação:✔️ Redução dos níveis de estrogênio;✔️ Renovação celular saudável;✔️ Proteção contra mutações genéticas;✔️ Fortalecimento do sistema imunológico. Quanto mais tempo a mulher amamenta, maior a proteção! Incentive o aleitamento materno e cuide da sua saúde. 💖 Converse regularmente com a sua mastologista para orientações específicas para o seu caso.

7maio
2025
Anticoncepcionais Hoje, vamos esclarecer algumas verdades e mentiras sobre a influência dos anticoncepcionais na ocorrência do câncer de mama. ✔️ Verdades: 1. Alguns estudos sugerem que o uso prolongado de anticoncepcionais pode aumentar ligeiramente o risco de câncer de mama. 2. Anticoncepcionais hormonais podem oferecer proteção contra outros tipos de câncer, como o câncer de ovário. ❌ Mentiras: 1. Todos os anticoncepcionais causam câncer de mama. Isso não é verdade, pois o risco pode variar dependendo do tipo de anticoncepcional e da duração do uso. 2. O uso de anticoncepcionais é a principal causa de câncer de mama. Existem muitos fatores que contribuem para o risco de câncer de mama, e os anticoncepcionais podem ser apenas um deles. 👉 Entre em contato conosco para mais informações e agende sua consulta!