Ana Maria já enfrentou um câncer de pele em 1991 e descobriu, em 2001, que estava com câncer na virilha e no reto. Ela se afastou por um mês de seu programa para passar por sessões de quimioterapia, retornando para dizer que estava curada.

Hoje no Programa Mais você – Ana Maria Braga diz que descobriu câncer no pulmão em estágio inicial. Disse também que estava desde setembro pensando se contaria ou não… Muitas mulheres, assim como ela possuem uma dificuldade imensa em parar de fumar. Sabemos que, de fato, um vicio é bastante difícil de curar mas lembramos […]
31maio
2023
Fumar aumenta risco de câncer de mama Segundo diversas pesquisas, a associação do cigarro ao câncer de mama é uma questão extremamente relevante. Através de uma análise conjunta de 14 estudos publicados identificou-se um risco aumentado de câncer em 18% nas mulheres que fumaram por mais de 10 anos. Neste Dia Mundial de Combate ao Fumo reflita sobre isto
1maio
2023
Quem o médico que cuida da saúde dos seios? O mastologista é o médico com especialização em estudar, prevenir, diagnosticar e tratar doenças ou alterações das mamas e, também, àquelas relacionadas a elas. Este profissional é responsável por promover e executar os meios terapêuticos (cirúrgicos, reparadores e clínicos) necessários para o tratamento ou prevenção dessas doenças. Considerando que o câncer de mama é uma das doenças mais frequentes entre as mulheres brasileiras, consultar o mastologista anualmente é fundamental.
17abril
2023
É raro, mas acontece! Você sabia? Homens também podem desenvolver câncer de mama! Geralmente, os sintomas são muito parecidos com os femininos. Se você ou o seu parceiro perceber qualquer condição diferente na sua região peitoral, ele deve consultar a mastologista, imediatamente. Só porque é raro, não podemos deixar de considerar!
12abril
2023
As vidas que nascem pelas mãos dos obstetras Neste 12 de abril – dia dos médicos obstetras – gostaria de manifestar minha admiração por estes incríveis profissionais responsáveis pela preparação e acompanhamento de novas vidas. Sempre tão atenciosos nos cuidados com as gestantes, fornecendo o suporte adequado para que o parto aconteça nas melhores condições de saúde. Portanto, nossa homenagem a estes profissionais que são incansáveis e que com seu talento dão imprescindível suporte nos momentos cruciais de ampliação de nossas famílias.
15março
2023
O conceito científico básico que está por trás da teoria de que existem alimentos que aumentam os seios é sólido. Ele afirma que a ingestão de alimentos ricos em estrogênio irá consequentemente aumentar os níveis de estrogênio do corpo e assim aumentar o tamanho dos seios – algo que as pílulas anticoncepcionais também tendem a fazer. Mesmo a teoria de que existem alimentos que aumentam os seios estando correta, há algumas coisas que devem ser lembradas. A primeira é que a hereditariedade, idade, massa corporal e outros fatores desempenham um papel muito maior na determinação do tamanho dos seios em comparação com os níveis de estrogênio. Por isso, mesmo se você fizer uma dieta especial para aumentar o tamanho dos seios, provavelmente não acontecerá uma mudança drástica. O ideal é não aderir a nenhuma dieta radical para aumentar os seios. Consulte a sua mastologista para obter as melhores recomendações para o seu caso.
10março
2023
Dra. Gabriela Santos recebe o título de Mulher Cidadã em Novo Hamburgo No dia 10 de março, Dra. Gabriela Santos foi homenageada com o título de Mulher Cidadã pela Câmara de Vereadores da cidade de Novo Hamburgo. Algumas mulheres foram escolhidas pelos legisladores para receberem este título pelas suas ações de importância para a comunidade, principalmente às mulheres. Com a Câmara lotada de pessoas, muitas histórias contadas ali foram de muita emoção. Segue o pronunciamento de agradecimento da Dra. Gabriela Santos: “Muito feliz pela homenagem de MULHER CIDADÃ 2023. Um pouco da minha história e contribuição na cidade…. Sou natural de Novo Hamburgo, médica formada em 1999, na Universidade Católica de Pelotas. Fiz residência em ginecologia e obstetrícia, também na Universidade Católica de Pelotas (2000-2002) e especialização em Mastologia em Milão, Itália (2003-2005). Fiz mestrado e doutorado, pela UFRGS e sou professora da Medicina da Feevale. Desde 2005 atuo em Novo Hamburgo. E desde 2006 atendendo pacientes pelo SUS. Há alguns anos esse atendimento tem sido feito no Hospital Municipal. Também atendi no Hospital Regina na Oncologia pelo SUS por mais de 12 anos. Fui idealizadora, junto com a psicóloga Berlize Anschau, de um grupo de apoio chamado Grupo Vida […]
1março
2023
Poderei amamentar após colocar próteses de mama? Normalmente, mulheres com prótese de silicone podem amamentar. O implante, em si, não impede a amamentação. O problema pode ocorrer no tipo de cirurgia escolhida, que envolve o local do corte e a região onde o implante é colocado. Dependendo do procedimento, é possível ocorrer algum efeito sobre a produção ou escoamento do leite. Consulte a sua mastologista para compreender as implicações que diferentes tipos de próteses e procedimentos cirúrgicos podem trazer para a sua futura condição de lactante.
15fevereiro
2023
Tenho medo da radiação emitida pela mamografia! Esta é uma questão que não deve gerar preocupação, pois a radiação usada para fazer imagem da mama é obtida a partir de um feixe de raios X de baixa energia. O risco que ela traz para nosso organismo é mínimo e os benefícios da prevenção e da obtenção do diagnóstico precoce são imensamente superiores. Sempre converse com a sua mastologista para esclarecer sobre todas as questões relacionadas à saúde das suas mamas.
16janeiro
2023
Quando o homem deve suspeitar que está com câncer de mama? Os sintomas são os principais indicadores de câncer de mama no homem. Os possíveis sinais nas mamas incluem: – Protuberância ou inchaço, geralmente (mas nem sempre) indolor; – Pele ondulada ou enrugada; – Retração de mamilo; – Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou de mamilo; – Inchaço nos linfonodos axilares. A médica indicada para estas situações é a mastologista. Ela irá proceder uma avaliação física e solicitar os exames para determinar a ocorrência da doença.