O movimento OUTUBRO ROSA, tem ido além de iluminar as cidades de rosa. A campanha tem buscado promover a saúde e levar informação à comunidade. Estamos falando mais sobre câncer, sem medos e sem barreiras.

OUTUBRO ROSA remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. ROSA é a cor dos afetos, da compreensão, do companheirismo e do romance, também representa os sentimentos ligados ao coração, e às emoções. Mas alguns tons de rosa, também podem ser definidos como provocativos e neles, pode-se estabelecer critérios frente à vida e de busca de aprendizagens, que tornam nossa vida mais plena para usufruir melhor da felicidade.

No sentido figurado, rosa significa estar feliz, ser próspero ou alegre, por exemplo, “futuro cor-de-rosa” – “sonhos cor-de-rosa” – “vida cor-de-rosa”. O rosa-choque, estabelece uma atitude imperativa, forte e poderosa. “Por isso, provoque” – sim, OUTUBRO pode ser ROSA-CHOQUE!  Vamos chamar ainda mais a atenção das mulheres a nossa volta, das amigas, das mães, das avós, das vizinhas. Lembrar da prevenção! Lembrar do prazer de viver com saúde!

Pensando no sentido da cor e da causa, em outubro de 2015, criamos o Grupo VIDA ROSA, sob a coordenação das psicólogas Berlize Anschau e Thaiane de Moraes, para dar apoio a pacientes com câncer de mama, seus familiares e amigos.  Assim, em uma proposta de um viver melhor, de acolher e interagir entre as pessoas, o VIDA ROSA tem elaborado encontros em torno de boas vivências, propiciando reflexões em assuntos diferenciados do cotidiano, com pessoas que se importam umas com as outras e que estabelecem um pacto de acolher e interagir com “o outro” e de viver melhor. Interação e reciprocidade, com a proposta de trazer “momentos de felicidade”, além dos encontros para reflexão em grupo menor.

Cuide de quem você gosta! Oriente quem você conhece!
Vista a camiseta (literalmente)!
Essa luta é nossa!

Dra. Gabriela Santos
Mastologista