Doenças naturalmente comuns, como o resfriado e a sinusite, surgem, principalmente, nos dias mais frios do ano, quando o indivíduo não se sente confortável mesmo com roupa adequada.

As crianças e os idosos são os mais propícios a sofrer com as doenças comuns do inverno.

O bater do vento frio no rosto e ter as mãos e os pés frios favorecem a instalação das doenças típicas, como:

gripe,
otite,
pneumonia,
meningite,
asma,
bronquite e
bronquiolite.

Essas doenças surgem com maior frequência no inverno, pois à medida que o frio aumenta e o teor de umidade no ar diminui, há uma maior concentração de poluentes no ar, além do fato dos ambientes fechados serem mais propícios para espalhar vírus e bactérias, contaminando outras pessoas.

Por isso, para se proteger do frio e evitar as doenças recomenda-se:

agasalhar-se sempre que tiver frio ou ventando, evitar deixar portas e janelas sempre abertas, somente tempo suficiente para arejar a casa, não ficar com os pés no chão e aumentar o consumo de vitamina C.
Uma outra dica importante é, após um banho bem quentinho, não sair logo de casa, para evitar o choque térmico.

Qualquer sintoma de gripe, dor de ouvido, resfriado ou sinusite, deve ser prontamente tratado para evitar complicações e sequelas que são muito mais comuns e incômodas no inverno. Porém, tomar medicamentos sem recomendação médica é perigoso, por isso, é importante ir ao médico para prescrever o tratamento e medicamentos adequados.

Tomar um café, chocolate quente ou um chá bem quentinho são boas opções para ajudar a aquecer a garganta e espantar o frio.

Fonte: Tua Saúde