Ana Maria já enfrentou um câncer de pele em 1991 e descobriu, em 2001, que estava com câncer na virilha e no reto. Ela se afastou por um mês de seu programa para passar por sessões de quimioterapia, retornando para dizer que estava curada.

Hoje no Programa Mais você – Ana Maria Braga diz que descobriu câncer no pulmão em estágio inicial. Disse também que estava desde setembro pensando se contaria ou não… Muitas mulheres, assim como ela possuem uma dificuldade imensa em parar de fumar. Sabemos que, de fato, um vicio é bastante difícil de curar mas lembramos […]
4fevereiro
2019
O Dia Mundial do Câncer foi instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), em 2005, justamente com o objetivo de levar informações sobre a doença, abordando principalmente a sua prevenção e também reforçando a importância de adoção de hábitos saudáveis e do diagnóstico precoce no controle da doença. Entre 2018 e 2019, a estimativa é de cerca de um milhão de novos casos de câncer no país, segundo o INCA. E, cabe ressaltar, que em cada 10 casos, três estão relacionados a hábitos como tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, obesidade e exposição excessiva ao sol. Todos nós podemos reduzir o risco de câncer ao adotar um estilo de vida mais saudável. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos um terço dos casos de câncer pode ser evitado com atitudes como deixar de fumar, realizar atividades físicas, alimentar-se de forma adequada e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Quando se fala em câncer, a maioria das pessoas tem sentimentos que remetem a emoções negativas, como tristeza, dor e medo. Mas o câncer pode ter cura! E quanto mais precocemente diagnosticado, maior essa chance, com tratamentos bem tolerados e individualizados. Precisamos falar sobre o […]
1outubro
2018
Renovar e ampliar a consciência em torno da prevenção do câncer de mama é sempre um desafio, mesmo considerando ser o mês de outubro o período tradicionalmente destinado para se debater esta questão primordial. Neste intuito, o Grupo Vida Rosa busca sempre novas articulações para atingir e criar consciência em um número cada vez maior de pessoas. É assim que neste dia 1º de outubro, em parceria com a Revista Fundamental acontece o encontro “Renove Todo Dia o Seu Olhar” no hotel Locanda de Novo Hamburgo. Desta vez, o marco inicial dos debates é a prevenção, buscando melhor equacionar as condições que podem favorecer o desenvolvimento das patologias. Os palestrantes são a médica mastologista Gabriela Santos, a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Feevale Cláudia Winter e o educador físico André da Silva. Confira as imagens do evento:
20agosto
2018
Nenhum peito é igual ao outro e isso às vezes pode causar mal-estar, especialmente em mulheres, embora homens também se sintam desconfortáveis com o tamanho. Ter as mamas levemente assimétricas está dentro de uma normalidade aceita. Basta dividir o corpo ao meio para perceber um lado sutilmente diferente do outro. “Nosso olho tem um caimento diferente um do outro, nosso contorno do nariz, nossas mamas. E isso nos torna seres únicos e completamente exclusivos”, frisa a mastologista, Gabriela dos Santos. Algumas assimetrias mamárias podem e devem ser corrigidas. Essa decisão, explica, causa bem-estar, melhora na qualidade de vida e aumento da auto-estima. No entanto, complementa, é preciso separar o que é necessário e benéfico daquilo do que é uma busca incessante de uma perfeição. Na avaliação da assimetria mamária é necessário levar em consideração a estrutura da parede torácica, a musculatura e as mamas propriamente ditas. Em relação à parede torácica, Gabriela cita as assimetrias posturais e as por deformidades ou malformações e lembra que casos de aparente assimetria mamária podem ser provenientes de deformidades da coluna vertebral. A escoliose é um exemplo, podendo gerar uma assimetria aparente em uma paciente com mamas iguais, pois um lado estará mais projetado […]
30maio
2018
Mesmo com os cancelamentos das cirurgias eletivas desta semana, conseguimos na segunda-feira (28) realizar esta cirurgia considerada de extrema gravidade. Agradecemos a compreensão e comprometimento do Hospital Regina, bem como de toda a equipe, que contou com o apoio do cirurgião plástico Dr. Luiz Carlos Severo Jr!
28maio
2018
Existem muitas tonalidades de rosa quando se mistura a cor branca ao magenta ou vermelho. Aos tons de rosa são atribuídas conotações ligadas ao amor, mas alguns tons de rosa, também podem ser definidos como provocativos e neles, pode-se estabelecer critérios frente à vida, de frente para a vida e de busca de aprendizagens que tornam nossa vida mais plena para usufruir melhor da felicidade. Na última segunda-feira, 21, aconteceu o primeiro Encontro Rosa Choque – Provoque de 2018. Com a temática “Um novo detalhe a cada novo foco”, a fotógrafa Isa Reichert. Agradecemos a presença de todos que participaram, em especial a convidada Isa Reichert.
11dezembro
2017
O câncer de mama é a neoplasia mais comum na população mundial, com cerca de 2,4 milhões de casos incidentes em 2015. Em relação a 2008, observou-se um aumento de 20% na incidência global de câncer de mama. No Brasil, foram esperados 57.960 casos novos de câncer de mama para o biênio 2016-2017, com estimativa de 83.035 casos novos em 2020. Na região sul, acomete 74 mulheres a cada 100.000. As curvas de mortalidade mostraram tendência de redução ou de estabilização, nos países desenvolvidos; e tendência de aumento, nos países em desenvolvimento. No Brasil, a mortalidade da doença segue o mesmo perfil mundial, com redução significativa da mortalidade apenas na região Sudeste. O rastreamento do câncer de mama na população geral é baseado na realização periódica da mamografia em mulheres assintomáticas, visando sua detecção precoce. Atribui-se ao rastreamento mamográfico, associado aos avanços terapêuticos, a redução na mortalidade pelo câncer de mama observada em muitos países. A detecção de pequenos tumores possibilita altas taxas de cura. Com exceção dos dois estudos realizados no Canada, os demais realizados na Europa, mostraram redução de 20 a 48% no risco relativo de morte por câncer de mama em mulheres que realizaram o rastreamento mamográfico. […]
29novembro
2017
Gratidão. A noite de ontem (28) foi marcada por muita gratidão às nossas voluntárias que participaram, ativamente, do Bazar Rosa Choque. Graças aos esforços, o evento foi um sucesso! O Grupo Vida Rosa arrecadou R$ 11.100,00 (onze mil e cem reais) que serão revertidos em duzentas ecografias.
30outubro
2017
No último sábado, 28 de outubro, aconteceu o Bazar Rosa Choque – onde a arrecadação valerá ecografias para pacientes carentes, para transformar em exames. O evento aconteceu na loja Todeschini Novo Hamburgo e reuniu centenas de pessoas por uma boa causa. Mulheres pelo Vida Rosa: Umas comprando, outras doando – todas emprestando afeto. Porque chic, é ser solidário!
30outubro
2017
No último domingo (29), o Grupo Vida Rosa palestrou para 1200 pessoas no NH Hall. Esta edição do Encontro Pérolas, promovido pelo Grupo Hinode, abordou como temática “O câncer de mama” em conversa com a mastologista Dra. Gabriela Santos e a psicóloga Berlize Anschau. Na entrada, os participantes doaram 1 kg de alimento não perecível que será doado para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo.
27outubro
2017
A noite de ontem (26) foi super especial! Mais um Encontro Rosa Choque que nos enche de orgulho. Em alusão ao Outubro Rosa, falamos sobre os mitos que cercam o câncer em um bate-papo bacana com a Dra. Gabriela Santos, mastologista, e a Dra. Daniela Lessa, oncologista da Oncosinos, com mediação da psicóloga Berlize Anschau. Agradecemos a presença de todos!
18outubro
2017
Está chegando a primeira edição do Bazar Rosa Choque! O evento acontece no sábado, dia 28 de Outubro – das 11h às 16h – na loja Todeschini Novo Hamburgo, localizada na Av. Dr. Maurício Cardoso, nº 1750. Os valores arrecadados serão destinados a ecografias para pacientes carentes. A atividade é uma realização da Clínica de Mastologia, contando com a colaboração do Centro Eco e do Centro de Diagnóstico do Hospital Regina e, ainda, tendo o apoio da Clínica de Oncologia – Oncosinos, Todeschini, Catânia Studio e Espaço Psiquê. Mulheres pelo Vida Rosa: Umas comprando, outras doando – todas emprestando afeto. Porque chic, é ser solidário!
2outubro
2017
O movimento OUTUBRO ROSA, tem ido além de iluminar as cidades de rosa. A campanha tem buscado promover a saúde e levar informação à comunidade. Estamos falando mais sobre câncer, sem medos e sem barreiras. OUTUBRO ROSA remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. ROSA é a cor dos afetos, da compreensão, do companheirismo e do romance, também representa os sentimentos ligados ao coração, e às emoções. Mas alguns tons de rosa, também podem ser definidos como provocativos e neles, pode-se estabelecer critérios frente à vida e de busca de aprendizagens, que tornam nossa vida mais plena para usufruir melhor da felicidade. No sentido figurado, rosa significa estar feliz, ser próspero ou alegre, por exemplo, “futuro cor-de-rosa” – “sonhos cor-de-rosa” – “vida cor-de-rosa”. O rosa-choque, estabelece uma atitude imperativa, forte e poderosa. “Por isso, provoque” – sim, OUTUBRO pode ser ROSA-CHOQUE! Vamos chamar ainda mais a atenção das mulheres a nossa volta, das amigas, das mães, das avós, das vizinhas. Lembrar da prevenção! Lembrar do prazer de viver com saúde! Pensando no sentido da cor e da causa, em outubro de 2015, criamos o Grupo VIDA ROSA, sob a coordenação das […]
8agosto
2017
As cores possuem forte influência tanto em nossa personalidade, quanto em nosso humor. Perceba: na hora de escolher uma roupa, você opta pela cor de acordo com seu astral. Se está mais feliz, logo opta por tonalidades mais alegres, como laranja e amarelo. Se não está disposto, cores mais neutras e escuras são escolhidas. Seja através das roupas que vestimos, dos móveis de nossa casa ou até mesmo, da cor dela. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores. Neste caso, a escolha delas é indicada para pacientes que pretendem aliviar sintomas, com origem emocional ou física. As cores que escolhemos para usar, mostram a nossa personalidade. É fato que as cores possuem forte influência em nossa vida, podendo se benéfica ou não. Conheça o significado de algumas cores: VERDE: Representa energia, cooperação e compreensão. Recomendada para quem deseja tomar decisões com cautela. Simboliza a renovação da vida. AZUL: Simboliza fé e devoção. Transmite confiança e admiração por outras pessoas. PRETO: Representa o mistério, a morte e o luto. Também usada por pessoas para transparecer responsabilidade. BRANCO: É a cor da inocência, transmite sensação de paz e liberdade. Recomendado para pedir coisas boas e emoções tranquilas. VERMELHO: Simboliza o […]
28julho
2017
Colocar os pés em contato direto com a grama e/ou com a areia transmite uma sensação de liberdade, bem-estar e conforto. Além de estar em contato direto com a energia da natureza. Além disso, estudos comprovam que andar descalço traz benefícios para a saúde, uma vez que é possível exercitar e fortalecer todos os músculos do pé. Os pés têm muitas terminações nervosas que, quando em contato com a terra, ajudam a eliminar do corpo elementos prejudiciais como estresse e ansiedade. Por isso, coloque os pés no chão – literalmente! Ande na grama, ao ar livre e beneficie-se do que a natureza têm a te oferecer.
25julho
2017
Existem muitas tonalidades de rosa quando se mistura a cor branca ao magenta ou vermelho. Aos tons de rosa são atribuídas conotações ligadas ao amor, mas alguns tons de rosa, também podem ser definidos como provocativos e neles, pode-se estabelecer critérios frente à vida, de frente para a vida e de busca de aprendizagens que tornam nossa vida mais plena para usufruir melhor da felicidade. A noite de ontem (24) foi repleta de alegrias e muito movimento. Junto ao educador físico, Rudimar Campos e a enfermeira, Ana Paula Maia, as participantes do IV Encontro Rosa Choque – Provoque colocaram o corpo em movimento e descobriram o real significado de “Corpo ativo, mente ativa”.
14julho
2017
De acordo com o poeta e pesquisador inglês, John Donne, nenhum homem é uma ilha, sendo cada indivíduo um pedaço do continente, uma parte do todo. Quando praticamos a empatia, nos colocamos no lugar do outro, compreendemos seus sentimentos e usamos essa compreensão para guiar nossas ações. Praticar a empatia é uma forma de combater “impedimentos” nas relações humanas, como o preconceito e a negação. Julgar o outro torna-se mais fácil do que compreendê-lo. Mas você já parou para pensar que o outro também pode ser você? Então pratique a empatia diariamente! Torne-a comum em seu cotidiano. Pratique a caridade, a compaixão e o respeito. Cuidar de si também é pensar no outro.
10julho
2017
O câncer de mama é a segunda neoplasia mais comum em mulheres com menos de 35 anos, acometendo muitas mulheres que nem se quer tiveram filhos ainda. Nas últimas décadas, tem-se observado o adiamento da gestação por mulheres das grandes cidades, talvez por reflexo das mudanças socioculturais. Muitas mulheres, entre 35 e 40 anos, que estão se preparando para gestar, descobrem um câncer de mama em exames de rotina. Então, além do medo desse diagnóstico, é como se o sonho da maternidade também fosse destruído. E, o que se percebe é que menos de 10% destas mulheres ficam grávidas após o tratamento, no decorrer de suas vidas, talvez por falta de informação e aconselhamento. Portanto, nesse momento, também é importante conversar sobre a vontade e a possibilidade de uma futura gravidez, e sobre as medidas e decisões que devem ser tomadas. Os sonhos e projetos devem ser valorizados. Claro que ainda existem muitas dúvidas quanto à segurança e o melhor tempo para se esperar. Tanto médicos como pacientes se preocupam com o fato de a gravidez aumentar as chances de recorrência de câncer de mama, particularmente para mulheres com doença com receptores hormonais positivos. Nesses casos, o câncer de mama […]
21junho
2017
Seja bem-vinda a estação mais fria do ano! O inverno chegou e com ele os cuidados com a saúde devem ser dobrados. Não é apenas no verão que os cuidados com a alimentação devem ser levados a sério. No inverno, apesar de aumentar a vontade de ficar em casa, embaixo do cobertor, comendo uma barra de chocolate, você deve aumentar o consumo de frutas e verduras. Principalmente aquelas que possuem vitamina C, como laranja e brócolis. As propriedades destes alimentos ajudam a proteger o nosso sistema imunológico. Renove o ar. Deixe as janelas abertas para renovação do ar no ambiente. Mantê-las fechadas permite o desencadeamento de doenças alérgicas, como rinite. Vale investir no agasalho por algum tempo. Falando em agasalho, ande sempre agasalhado! As variações bruscas de temperatura são uma das principais razões pela qual as pessoas acabam se resfriando. O filtro solar segue como dica nesta estação. Não é porque é inverno que o sol não dá as caras. Até mesmo nos dias mais frios os raios solares conseguem ultrapassar as nuvens nubladas e queimar a nossa pele. Portanto, faça chuva ou faça sol, não saia de casa sem antes aplicar um bom filtro solar […]
5junho
2017
Sentir. Tocar. Apreciar. Estar. Respeitar. Nada melhor do que sair de dentro de casa e estar em contato direto e pleno com a natureza. Estudos comprovam que manter contato – pelo menos uma vez por semana – com o verde das árvores, com o canto dos pássaros e com um belo pôr do sol contribui para o alívio do estresse, para o desempenho e o humor. Além disso, apreciar os pequenos momentos na natureza diminui as chances de desenvolvimento de doenças mentais. Enquanto crianças, as melhores brincadeiras eram aquelas que proporcionavam o estar de pés descalços, a escalada nas árvores, a sujeira do bairro. Essas atividades simples da infância, contribuem para o desenvolvimento da imaginação e criatividade dos pequenos. Enquanto adultos… Simplesmente aproveite! Sempre que puder. Tire uma hora do dia para sair de dentro de casa e sentar no gramado. Olhe para o céu. Sinta o aroma das flores. O contato da grama com sua pele. Aprecie o visual, os detalhes. Encante-se com a simplicidade e complexidade de cada lugar. Respire fundo. Sinta o ar. Deixe a mente viajar. Caminhe sem rumo. Sem direção. Liberte-se do estresse e sinta-se leve!
24maio
2017
Felicidade é um truque. Um truque que move a humanidade. A felicidade, em si, funciona como um combustível pra vida. Vivemos em uma época em que ser feliz é uma obrigação. A cada vitória, surge uma nova necessidade. Um estudo realizado pelo psicólogo americano Martin Seligman, mostra que a felicidade é difícil de alcançar, afinal não sabemos exatamente o que ela é. Segundo ele, este sentimento tão desejado é na verdade a soma de três coisas: prazer, engajamento e significado. Sentimento este que trata-se da junção de sensações que consomem nosso corpo ao ouvirmos uma piada engraçada, quando comemos chocolate ou então, quando simplesmente temos uma boa conversa com amigos. Engajar-se nestes momentos nos consomem por inteiro, preenche a alma e o pensamento. O envolvimento e o prazer que estas atividades proporcionam para nosso bem-estar possuem um significado maior na vida. Transmitindo a sensação de plenitude. Ou seja, daquilo que buscamos e cremos que seja: FELICIDADE! Então, aí vai uma dica… Preze sempre pelo seu bem-estar. A felicidade é apenas uma consequência de nossas atitudes e escolhas. Não gaste seu tempo em busca dela. Uma hora ela chega. Assim, sem avisar. E quando chegar, pode ter […]
23maio
2017
Por muitas vezes falamos sobre o Rosa. Sobre os inúmeros significados desta cor. Passamos pela compreensão, pelo companheirismo, pelo romance e por todos os sentimentos ligados ao coração. Durante os encontros do Vida Rosa percebemos o quanto esta cor é capaz de transmitir boas energias. Assim como buscamos servir de fortaleza para quem nos cerca. O Encontro Rosa Choque – Provoque de ontem (22), não poderia ser diferente. Teve boas energias, boas risadas, gente boa e principalmente, muito conhecimento. Novamente com lotação esgotada, o evento teve como temática “O stress pode nos adoecer?”, abordando também a importância que o outro tem em nossas vidas. Agradecemos a presença do Dr. Paulo Roberto Luchesi por fazer parte desta noite cor-de-rosa.
11maio
2017
Tão bom podemos dividir com quem amamos aqueles momentos que nos trazem paz, tranquilidade e felicidade. Mas, e no momento de dificuldade? É possível enfrentar sozinho? Ou será que é preciso enfrentar sozinho? O diagnóstico de câncer mexe com o bem-estar e a autoestima do paciente, assim como quem o cerca. Enfrentar esta etapa sozinho pode dificultar ainda mais cada fase de luta durante o tratamento da doença. Pesquisas na área médica e psicológica apontam que o câncer é uma das patologias em que o envolvimento de familiares e amigos é fundamental para o sucesso do tratamento. Durante o tratamento, sua casa é seu aconchego. E, no fim do tratamento oncológico, é em sua casa que o paciente dará continuação a sua vida e recuperação. Ter este espaço como ponto de equilíbrio contribui para a qualidade de vida de quem enfrenta esta doença. E ter quem se ama ao redor, melhora ainda mais. Neste 15 de maio, dia da família, abrace quem você ama, quem divide com você cada momento, seja bom ou ruim. Agradeça. Família é a base da vida.
28abril
2017
O mastologista é o médico especialista na saúde da mama, sendo o responsável não apenas pelo tratamento do câncer, mas também por outros cuidados. É recomendado que as mulheres realizem consultas ginecológicas de rotina após sua primeira relação sexual. Mas as visitas anuais são de extrema importância, mesmo para aquelas com vida sexual inativa. A mama que é formada por gordura, tecido conjuntivo e tecidos que constituem a glândula mamária, é uma área bastante sensível, principalmente a variações hormonais ocorridas por diferentes motivos. Diversos fatores podem causar modificações e, em alguns casos, um problema de saúde. Aconselha-se fazer o autoexame da mama, como uma maneira de se conhecer e identificar alterações suspeitas. E, ao identificar algum caroço, nódulo ou outra alteração, é importante procurar por um especialista. Mas, deve ficar claro que o autoexame não substitui o exame clínico realizado por um profissional. Importante ressaltar que independente do aparecimento dos sintomas e do autoexame, as mulheres devem fazer a mamografia anualmente a partir dos 40 anos de idade.
19abril
2017
Rosa é a cor afetos, da compreensão, do companheirismo e do romance, também representa os sentimentos ligados ao coração, e as emoções. Existem muitas tonalidades de rosa quando se mistura a cor branca ao magenta ou vermelho. Aos tons de rosa são atribuídas conotações ligadas ao amor, mas alguns tons de rosa, também podem ser definidos como provocativos e neles, pode-se estabelecer critérios frente à vida, de frente para a vida e de busca de aprendizagens que tornam nossa vida mais plena para usufruir melhor da felicidade. No sentido figurado, rosa significa estar feliz, ser próspero ou alegre, por exemplo, “futuro cor-de-rosa” – “sonhos cor-de-rosa” – “vida cor de rosa”. O rosa choque, estabelece uma atitude imperativa, forte e poderosa. Foi neste espírito que aconteceu ontem (18), mais uma edição do Encontro Rosa Choque – Provoque. Com lotação esgotada, o evento teve como temática “Duas versões da imagem de cada um de nós”. A conversa foi com a consultora de imagem pessoal, Giane França, e com a psicanalista, Naiana Feltes.
17abril
2017
Assim como o sorriso, o abraço tem uma forte influência no relacionamento entre duas pessoas. É uma das mais sinceras demonstrações de afeto. Seja em um momento de tristeza ou em momento de alegria, receber um abraço apertado é sempre bem-vindo. O contato físico proporcionado por este gesto é necessário no cotidiano, um simples abraço é capaz de liberar substâncias no organismo que causam sensações de bem-estar e prazer. Além disso, este acolhimento contribui para a diminuição do estresse emocional. Crianças que recebem abraços com frequência possuem menos chances de tornarem-se adultos inseguros, agressivos e com dificuldades de relacionamento. Lembre-se de que o abraço significa saúde física e emocional. Um abraço acolhedor na criança que está em você pode mudar qualquer momento de dificuldade. Pratique a terapia do abraço!
29março
2017
Entre os dias 15 e 18 de março aconteceu a 15ª Conferência Internacional do Câncer de Mama de Gallen, em Viena – Áustria. O evento reuniu especialistas dos principais grupos cooperativos e centros de pesquisas de todo o mundo. Cerca de 105 países estavam sendo representados no Congresso. Uma das sessões tratou sobre a cirurgia do câncer de mama precoce. Entre os palestrantes estava o Dr. Walter Weber, da Suíça, abordando a temática “Padrões atuais em cirurgia oncoplástica”. Durante sua apresentação, a pesquisa realizada pela Dra. Gabriela Santos na Unidade de Mama em Curitiba/PR, em parceria com IEO, Barretos e Santa Casa SP, foi citada entre as referências utilizadas por Weber. Ter o trabalho reconhecido mundialmente é motivo de muito orgulho para a Dra. Gabriela Santos e a todos os envolvidos na pesquisa: “Este trabalho é nosso, com pacientes nossas. Apesar de todas as dificuldades para realizar pesquisas no Brasil, fomos vistos a nível mundial”, ressalta Gabriela. Para assistir a palestra, basta clicar aqui.
28março
2017
O Rosa desperta diferentes emoções. Ressalta o afeto, a compreensão, o companheirismo e o romance. Está relacionada também a sentimentos ligados ao coração. Uma cor que transmite sensibilidade. Sensibilidade e arte – estar sensível ao olhar. Foi desta maneira que teve início os encontros mensais, abertos a quem quiser participar, do grupo Vida Rosa. Na noite de ontem (27), junto a artista plástica Magna Sperb e a curadora da Galeria Modernidade, Ana Hauschild, a ideia foi debater sobre o olhar de um artista e como nós podemos olhar a arte. “Precisamos nos movimentar e fazer o que nos dá prazer”, frase muito utilizada por Magna no decorrer do encontro, significa o real objetivo do grupo: buscar o prazer em atividades que propiciem reflexões em assuntos diferenciados do cotidiano, com pessoas que se importam umas com as outras.
23março
2017
Rosa é a cor afetos, da compreensão, do companheirismo e do romance, também representa os sentimentos ligados ao coração, e as emoções. Existem muitas tonalidades de rosa quando se mistura a cor branca ao magenta ou vermelho. Aos tons de rosa são atribuídas conotações ligadas ao amor, mas alguns tons de rosa, também podem ser definidos como provocativos e neles, pode-se estabelecer critérios frente à vida, de frente para a vida e de busca de aprendizagens que tornam nossa vida mais plena para usufruir melhor da felicidade. No sentido figurado, rosa significa estar feliz, ser próspero ou alegre, por exemplo, “futuro cor-de-rosa” – “sonhos cor-de-rosa” – “vida cor de rosa”. O rosa choque, estabelece uma atitude imperativa, forte e poderosa. Assim, em uma proposta de um viver melhor, de acolher e interagir entre as pessoas, o Vida Rosa propõe: Encontros Rosa choque – Provoque. Objetivo: Envolver pessoas em torno de boas vivências, propiciando reflexões em assuntos diferenciados do cotidiano, com pessoas que se importam umas com as outras e que estabelecem um pacto de acolher e interagir com “o outro” e com ele de viver melhor. Interação e reciprocidade. Formato: São encontros mensais com assuntos interessantes e especializados do cotidiano […]
6março
2017
Algumas vezes na vida em uma manhã como qualquer outra hora, temos que parar e perceber que podemos estar em perigo de desperdiçar nossa vida. Enquanto tomamos o café, ou olhamos a chuva da janela… Vemos a vida passando, os anos se somam lenta e permanentemente. Às vezes, temos que perguntar: – “O que eu quero da vida?” – “Bem … eu quero ser feliz.” Eu sei que tenho muitas razões para ser feliz… Minha família, meus amigos, meu trabalho… (filhos) enfim… Minha cidade, minha casa… Minha saúde… Sentir-se abatido depois de um pequeno revés profissional é normal. Perder a calma facilmente?? Também?? É assim que uma pessoa feliz agiria? Em um destes momentos de reflexão tomei a decisão de imediatamente iniciar um estudo sistemático da felicidade. Sempre recebemos conselhos, lemos instruções, etc. Mas qual nossa atitude real? Podemos fazer uma proposta para um ano… Que tal?? É como um exercício, funciona se houver dedicação. Bem, um ano é longo, e eu posso dizer: Ele pode fazer milagres. E ao longo do caminho podemos aprender muito sobre como ser mais feliz. Deixo aqui coisas que constatei e consegui: 1. Não comece com profundidades. Quando comecei meu Projeto Felicidade, percebi muito […]
28fevereiro
2017
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, San Diego School of Medicine, relatam descobertas sobre o papel de um açúcar específico encontrado na carne vermelha que pode desempenhar uma importante função na formação de tumores em seres humanos. Os pesquisadores queriam entender por que as pessoas que comem muita carne vermelha estão em maior risco de certos tipos de câncer, enquanto que as pessoas que comem outros tipos de carne não estão. A equipe realizou um primeiro levantamento sistemático de alimentos comuns e descobriu que as carnes vermelhas – carne bovina, suína e de cordeiro – são ricas em um açúcar chamado Neu5Gc e fornecem as fontes primárias deste açúcar na dieta humana. A partir de estudos anteriores, os pesquisadores descobriram que Neu5Gc pode ser absorvido em tecidos humanos. com essas constatações, a equipe levantou a hipótese de que comer carne vermelha poderia, portanto, promover potencialmente a formação de inflamação, se o corpo está constantemente gerando anticorpos contra Neu5Gc, que é uma molécula estranha ao organismo, logo isso pode vir a contribuir para o desenvolvimento da doença. Em experiências com ratos projetadas para ter uma deficiência deste açúcar, os cientistas descobriram que a alimentação de camundongos Neu5Gc resultou em inflamação sistêmica, que […]
11janeiro
2017
A maioria dos autores considera como jovens as mulheres com menos de 35 anos, embora alguns citem como 40 anos essa idade de limite. de ser menos frequente em pacientes com idade inferior a 40 anos, a incidência do câncer de mama em mulheres jovens vem crescendo nos últimos anos. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o diagnóstico em pacientes jovens subiu de 3% para 17% do total de casos nos últimos anos. Segundo especialistas, os números inspiram cuidados e preocupam especialistas da área, já que a mulher jovem – por ter mais tempo de vida pela frente – acaba sofrendo mais com os efeitos colaterais do tratamento da doença. Alguns estudos estimam que cerca de 2% das mulheres com câncer de mama tenham entre 20 e 34 anos e que 11% tenham entre 35 e 44 anos. O quadro clínico não se diferencia das pacientes com faixa etárias mais elevadas, sendo a queixa principal de nódulo mamário. Os exames para investigação também não variam dos feitos em pacientes mais velhas, entre eles: mamografia, ultrassonografia mamária, biópsia por agulha. Em alguns casos, estará indicado a realização de ressonância magnética, principalmente, com o objetivo de avaliar a extensão […]
19dezembro
2016
Trabalho realizado pela Piscóloga Berlize Anschau com parcerias e publicado na Revista Kairós Gerontologia, conforme segue: “Anschau, B. R. E., Cabral, S. M., Cunha, G. L. da, Peixoto, M. C., Moura, E. P. G. de, Santos, G. A. dos. (2015, julhosetembro). Família, trabalho e lembranças: um estudo na cidade de Ivoti (RS) com mulheres acima de 60 anos Revista Kairós Gerontologia, 18(3), pp. 417-432. ISSNe 2176-901X. São Paulo (SP), Brasil: FACHS/NEPE/PEPGG/PUC-SP Família, trabalho e lembranças: um estudo na cidade de Ivoti (RS) com mulheres acima de 60 anos Family, Work, And Memories: A study in the City of Ivoti(RS) with women older than 60 years old Berlize Regina Elias Anschau Sueli Maria Cabral Gilson Luís da Cunha Maristela Cássia Peixoto Eliana Perez Gonçalves de Moura Geraldine Alves dos Santos RESUMO: O objetivo deste estudo foi compreender quais influências familiares levam mulheres idosas a permanecerem ativas no mercado de trabalho. O delineamento do estudo é qualitativo, exploratório e transversal. As oito participantes foram submetidas a uma entrevista semiestruturada. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Os resultados demonstraram forte influência familiar no processo da inserção e permanência no mercado de trabalho, produzindo benefícios, além da dimensão econômica. Palavras-chave: […]
13dezembro
2016
O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais comum em mulheres com menos de 35 anos. Temos observamos que a incidência da doença associada à gestação tem aumentado. Isso se deve provavelmente a mudanças socioculturais recentes, principalmente ao adiamento da gestação por mulheres de grandes cidades para as 3ª e 4a década de suas vidas. Como conceito, definimos câncer de mama associado à gestação aquele que acontece durante a gestação propriamente dita até os primeiros anos pós-parto. As alterações morfológicas ocorridas na gravidez, como o aumento de volume e da densidade mamária, podem causar dificuldades no diagnóstico. É importantíssimo o papel do obstetra desde o início do pré-natal. As mamas devem ser examinadas de rotina. Em casos de suspeita de doença serão feitos todos os exames necessários para esclarecimentos, tais como mamografia, ecografia mamária e biópsia. O tratamento do câncer de mama associado à gestação dependerá tanto do período gestacional como do estádio da doença. Os efeitos da anestesia geral e da cirurgia parecem não aumentar o risco fetal, sendo rara a ocorrência de aborto. A escolha da técnica cirúrgica segue as mesmas indicações das pacientes não grávidas, mas levará em conta o tempo de gestação. Em […]
16novembro
2016
Esta semana, nosso grande mestre, o Professor Veronesi, nos deixou… Um grande homem! Único! Inovador! Revolucionou as técnicas cirúrgicas e o tratamento do câncer de mama, e ensinou tantos e tantos mastologistas. Parte deixando um grande legado de muitas lições de vida, profissionalismo e ética. Realmente, foi um privilégio ter aprendido tanto e convivido com o Prof (como o chamávamos), em Milão!
31outubro
2016
Como uma super ação para encerrar o Outubro Rosa, a ACI em parceria com o Vida Rosa realizou uma palestra, com início às 19 horas desta segunda-feira, 31 de outubro. Durante o evento, Dra Gabriela Santos abordou os assuntos referentes ao câncer, os cuidados, prevenção e alguns dados importantes. A psicóloga Berlize Anschau, falou sobre a importância de acolhimento dos pacientes com câncer. O evento também deu início ao novembro Azul, com a presença do urologista André Kruse.
29outubro
2016
No sábado, 29 de outubro, estivemos presente no tradicional Festeja Hamburgo Velho, que acontece na praça do bairro, em Novo Hamburgo. Além de alertar sobre a importância da prevenção, o grupo Vida Rosa se divertiu bastante em dia de sol. O pessoal que passou pelo evento, recebeu dicas e informações sobre a prevenção do câncer de mama!
28outubro
2016
Na tarde de hoje, 28 de outubro, em mais uma ação do Outubro Rosa, o Vida Rosa surpreende as pacientes em uma divertida tarde com dicas de make proporcionada pelo O Boticário! Durante toda a tarde, as pacientes foram produzidas com maquiagens lindíssimas e ganharam várias dicas!
26outubro
2016
E no final da tarde de hoje, a empresa Sinoscar recebeu as Doutoras do Vida Rosa! Foi um encontro super bacana, onde a Dra. Gabriela falou sobre a prevenção do câncer de mama e a psicóloga Berlize alertou sobre a importância do acolhimento! Agradecemos o carinho e acreditamos que todas serão distribuidoras do conhecimento da prevenção!
24outubro
2016
Um encontro super especial com a visita da LIGA de Estância Velha, representada pelo Grupo Amor Perfeito aconteceu hoje no Auditório da Unimed! Tivemos o privilégio de participar de um gostoso bate-papo onde foi apresentado também o livro Amor Perfeito – Aprendendo a Viver com Câncer, 29 pacientes da LIGA relatam experiências emocionantes de vida e de como formar um grupo de apoio. Foi um momento maravilhoso e muito produtivo! Uma troca riquíssima!!! Agradecemos a presença, foi muito bom ter vocês conosco!
24outubro
2016
Após o horário de almoço desta segunda-feira, 24 de outubro, os funcionários da Athivabrasil receberam na obra do empreendimento Chronos Residencial, o pessoal envolvido no Projeto Vida Rosa, para um encontro rápido e super bacana, onde a Dra. Gabriela falou sobre a prevenção do câncer de mama e a psicóloga Berlize alertou sobre a importância do acolhimento. Participaram homens e mulheres que são funcionários da Athivabrasil, tanto dentro da obra quanto no escritório da construtora, o momento foi de total conscientização. Ao final, os presentes receberam um flyer com informações e também um docinho rosa – para lembrar sempre de se cuidar! Agradecemos o carinho da acolhida e desejamos que sejam multiplicadores dos cuidados e da prevenção e que salvem vidas.
19outubro
2016
Esta semana, a Empresa Arteflex está promovendo a semana SIPAT, com palestras de prevenção a saúde do trabalhador. Com isto, o Vida Rosa esteve presente na empresa nesta quarta-feira, 19 de outubro, para um encontro rápido onde a Dra. Gabriela falou sobre a prevenção do câncer de mama e a psicóloga Berlize alertou sobre a importância do acolhimento. Participaram homens e mulheres que são funcionários da Arteflex, em um momento super bacana de conscientização. Agradecemos o carinho e desejamos que sejam multiplicadores da prevenção.
18outubro
2016
No meio da tarde desta terça-feira, as envolvidas no Projeto Vida Rosa, Dra. Gabriela, Instrumentista Mirela, Psicólogas Berlize e Thai, juntamente com Laci Todeschini e Débora Wide diretoras de projeto e de Marketing da Catânia Studio, invadiram literalmente (e por combinação é claro com o proprietário Fredy Elias) a fábrica de bolsas Bruma com 48 funcionários para um momento de conscientização. Para que o momento marque e traga um pouco de memória, foi distribuído a todos uma bandana rosa, além do flyer da campanha e em um momento descontraído se falou ao grupo, que foi dividido em duas turmas, a necessidade de estar atento para a vida e a saúde. Agradecemos o carinho da acolhida e desejamos que sejam multiplicadores dos cuidados e da prevenção e que salvem vidas.
17outubro
2016
Há um ano, o Vida Rosa passou a existir. Neste 17 de Outubro de 2016, no auditório do Hospital da Unimed, das 19h às 22h, com grande satisfação os recebemos os convidados, para mais uma vez, juntos refletirmos sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Chamar a atenção para o Outubro Rosa é idealizar a vida e então agradecemos a participação de todos, pois assim cumprimos nosso objetivo. A Psicóloga Berlize Anschau fala sobre este grupo, o Vida Rosa, e sobre a comemoração de um ano. Em seguida a representante da casa que os acolhe, a Unimed, faz sua saudação. Seguindo o protocolo, Dra Gabriela Santos, mastologista faz uma palestra sobre “Apenas um toque rosa” e o Dr. Damásio Trindade, também mastologista faz sua contribuição. Como continuidade, temos o o Diretor do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Feevale – Prof. Me. César Augusto Teixeira que aborda: “Reabilitação no Pós-operatório de cirurgias de Câncer de Mama.” Depois de bem abastecidos de importantes conhecimentos científicos, Bárbara e Rafael, o casal autor do projeto ; “15 segundos de coisa boa”, fazem uma abordagem que é um alimento para alma! Finalizando o evento, os participantes do grupo Vida […]
14outubro
2016
Na terça, 11 de outubro, o Vida Rosa realizou mais algumas gravações de depoimentos para as ações do Outubro Rosa! Emocionante e cativante… No final, as participantes receberam um mimo!
7outubro
2016
Dra Gabriela Santos, participa do 19º Congresso Brasileiro de Mastologia, que acontece entre 05 e 08 de outubro no já tradicional Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca/SP! A Mastologia Brasileira este ano vai foi presenteada com a realização dois grandes eventos, o Congresso Brasileiro de Mastologia e a Jornada Paulista de Mastologia, simultaneamente em São Paulo. Contou com 12 palestrantes internacionais, além dos renomados professores brasileiros, certamente eventos de grande porte! Para Gabriela Santos “Esperamos voltar com mais conhecimento para nossa jornada de trabalho! Momento único para a Mastologia brasileira!” De fato, é gratificante fazer parte desse grupo!!!
3outubro
2016
No caderno saúde do Jornal NH de hoje, falamos sobre o Outubro Rosa e Novembro Azul! Confira! “O OUTUBRO ROSA tem sido comemorado em muitas partes do mundo, com o objetivo de chamar atenção para a prevenção do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O NOVEMBRO AZUL é então a vez de alertar os homens, sobre a prevenção do câncer de próstata. Claro que devemos lembrar desses assuntos durante o ano todo, mas, estes meses tem-se tornado representativos para estas causas, servindo para chamar a atenção da comunidade. A cada ano percebemos um maior envolvimento das entidades e estabelecimentos nessas campanhas. No ano passado, nossa região ficou linda (e rosa)! Alguns prédios iluminados de rosa, outros com laços rosas, muitas lojas com vitrines com roupas ou produtos cor-de-rosa, muitas pessoas usando roupas cor-de-rosa ou, pelo menos, com o lacinho na roupa. Com certeza esse ano não vai ser diferente! Queremos TODOS engajados nessa luta!!! Queremos todos vestindo a camiseta (literalmente)! Chamar a atenção para a prevenção! E novembro tem que ser assim também! Tudo azul! O câncer de mama se diagnosticado precocemente pode ter taxas […]
29setembro
2016
No dia 26 de setembro, o Vida Rosa realizou gravações de depoimentos super especiais com pessoas mais especiais ainda.. O projeto, faz parte das ações do Outubro Rosa! 💘🌸✨
1. Tomate faz bem pro coração Como esta fruta (sim, o tomate é considerado uma fruta) é rica em potássio e ferro, sua importância está especialmente ligada com o coração e o sangue. 2. Noz faz bem pro cérebro As nozes são simétricas e possuem dobras iguaizinhas às do nosso cérebro. São ricas dos nutrientes que são mais importantes para o bom funcionamento cerebral. 3. Aipo faz bem pros ossos O aipo (ou salsão) garante ossos mais fortes pois possui 23% de sódio de boa qualidade. Os ossos possuem também 23% de sódio. Quando a dieta é baixa em sódio de boa qualidade (entenda-se “boa qualidade” como sódio não proveniente de sal refinado), o organismo começa pegar sódio dos ossos, o que deixa eles fracos. 4. Abacate faz bem pro útero Se toda mulher comesse, ao menos, um abacate por semana poderiam evitar doenças sérias. O abacate protege e equilibra os hormônios, evitando as chances de câncer de útero ou ovário. Também ajuda a perder peso depois da gravidez. Outra “coincidencia”? Leva também 9 meses desde o florescer da árvore até um abacate virar fruto. 5. Batata-doce faz bem pro pâncreas A batata-doce oferece benefícios ao pâncreas e equilibram o […]
20agosto
2016
Nos dias 18, 19 e 20 de agosto aconteceu em Gramado/RS a 11ª edição do Congresso Câncer de Mama! Dra Gabriela Santos esteve presente e fez parte da mesa de discussão de uma das conferências que o ocorrereu no última dia de congresso! Dra Gabriela Santos e Dr Leônidas estiveram presentes, fazendo parte de grupos de discussão das mesas de conferências.
Está correto eu afirmar que o risco de desenvolver a doença aumenta principalmente após os 50 anos? Mas antes disso há o agravante de ser difícil detectar, já que a mamografia não é indicada para mulheres com menos de 40 anos pelos riscos à saúde? Que riscos que a mamografia traz? O risco realmente aumenta com a idade, sendo maior após os 50 anos, com cerca de 75% dos casos de câncer de mama acima desta idade. A idade é o principal fator de risco isolado para o desenvolvimento do câncer de mama. A incidência do câncer de mama aumenta com a idade, predominantemente, em mulheres acima de 50 anos. Dados gerais da literatura mostram que 75% dos casos de câncer de mama ocorrem em mulheres com mais de 50 anos, 6,5% com idade inferior a 40 anos e 2,5% com menos de 35 anos. A Sociedade Brasileira de Mastologia e as principais sociedades médicas norte-americanas recomendam o rastreamento mamográfico anual a partir dos 40 anos. Por outro lado, o INCA e a Organização Mundial de Saúde recomendam iniciar após os 50 anos. Na prática clínica, seguimos as recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia. Ainda não existe consenso sobre a […]
A fertilização in vitro não aumenta o risco de sofrer de câncer de mama, concluiu um estudo realizado na Holanda e publicado na revista médica americana Journal of the American Medical Association (JAMA). Ao fazer um tratamento de Fiv, as mulheres precisam aumentar temporariamente entre cinco e dez vezes certos hormônios sexuais, como o estrogênio e a progesterona, associados a um alto risco para alguns tipos de tumores nas mamas. Durante 21 anos, pesquisadores acompanharam 25.108 mulheres, que tinham em média 33 anos de idade quando começaram a fazer tratamentos de fertilidade. Trata-se do estudo mais amplo sobre esse tema. Pesquisas realizadas anteriormente não foram muito abrangentes ou estudaram curtos períodos de tempo, de modo que não foram concludentes, afirmaram os cientistas. Para o estudo, os autores levaram em conta diversos fatores vinculados aos riscos que aumentam o câncer de mama, como a idade com que as mulheres tiveram seu primeiro filho, a quantidade de vezes que engravidaram e o as tentativas de Fiv. Esta equipe de oncologistas, liderada por Alexandra W. van den Belt-Dusebout, do Instituto Holandês do Câncer de Amsterdam, fez o acompanhamento de 19.158 mulheres que começaram a Fiv entre 1983 e 1995, assim como de um grupo […]
Doenças naturalmente comuns, como o resfriado e a sinusite, surgem, principalmente, nos dias mais frios do ano, quando o indivíduo não se sente confortável mesmo com roupa adequada. As crianças e os idosos são os mais propícios a sofrer com as doenças comuns do inverno. O bater do vento frio no rosto e ter as mãos e os pés frios favorecem a instalação das doenças típicas, como: gripe, otite, pneumonia, meningite, asma, bronquite e bronquiolite. Essas doenças surgem com maior frequência no inverno, pois à medida que o frio aumenta e o teor de umidade no ar diminui, há uma maior concentração de poluentes no ar, além do fato dos ambientes fechados serem mais propícios para espalhar vírus e bactérias, contaminando outras pessoas. Por isso, para se proteger do frio e evitar as doenças recomenda-se: agasalhar-se sempre que tiver frio ou ventando, evitar deixar portas e janelas sempre abertas, somente tempo suficiente para arejar a casa, não ficar com os pés no chão e aumentar o consumo de vitamina C. Uma outra dica importante é, após um banho bem quentinho, não sair logo de casa, para evitar o choque térmico. Qualquer sintoma de gripe, dor de ouvido, resfriado ou sinusite, deve ser prontamente […]
“más notícias” foi definida como qualquer informação que adversamente e afeta gravemente a visão de um indivíduo de seu futuro; se notícia é ruim ou não, só pode estar no olho de quem vê. Quebrando bem a notícia ruim é uma habilidade essencial para todos os médicos, pois é algo que eles vão fazer centenas, se não milhares de vezes em suas carreiras profissionais. Historicamente, foi dada pouca atenção na formação médica. Má comunicação, particularmente com pacientes com câncer, foi mostrado para ser associado com piores desfechos clínicos e psicossociais, incluindo pior controle da dor, pior adesão ao tratamento, confusão sobre prognóstico e insatisfação por não ter sido envolvido na tomada de decisão. Estudos sugerem que uma série de fatores, além do conhecimento deficiente, pode afetar a capacidade de um médico para dar más notícias com sensibilidade, incluindo o cansaço e fadiga, dificuldades pessoais, crenças comportamentais e atitudes subjetivas, tais como um medo pessoal de morte. Uma revisão sistemática e meta-análise demonstrou que frequentar um curso de treinamento de habilidades de comunicação tem um efeito moderado sobre o comportamento e as atitudes de comunicação, mas há uma lacuna na pesquisa com poucos estudos que investigam os resultados dos pacientes; mais […]
Estivemos no Jornal NH do dia 27 de junho – Caderno Viver com Saúde – em coluna da Sociedade de Medicina de Novo Hamburgo com o artigo da Dra. Gabriela Santos – “Direitos dos pacientes”. Confira a matéria completa: “DIREITOS DOS PACIENTES Muitas vezes, quando nos deparamos com uma doença, ficamos centrados em nossa dor e não lembramos de alguns benefícios que possam facilitar nossa vida. É importante conhecer esses direitos, porque eles podem amenizar algumas dificuldades, principalmente do ponto de vista financeiro, já que diversos cuidados essenciais ao longo do tratamento representam uma elevação dos gastos mensais e, consequentemente, uma redução do orçamento familiar. Os portadores de qualquer tipo de câncer têm direito a uma série de benefícios assegurados por lei, como saque integral do FGTS, PIS/PASEP, isenção de IPVA, do Imposto de Renda na aposentadoria, entre outros. SAQUE DO FGTS O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é mensalmente depositado pelo empregador (equivalente a 8% sobre a remuneração do empregado), numa conta bancária própria, sendo atualmente administrado pela Caixa Econômica Federal, e pode ser resgatado pelo paciente com câncer, AIDS e em estágio terminal de outras doenças. SAQUE PIS/PASEP Até 4/10/1988 os depósitos relativos ao PIS (Programa […]
23maio
2016
Engajada nas causas que defendem a saúde e o bem estar, Dra Gabriela participou no domingo (22 de maio) da corrida Unimed Day Run, disputando na categoria 3KM – COOPERADOS FEMININO. Com seu excelente preparo físico e disposição, venceu a corrida!
18maio
2016
Normalmente, se você fizer o autoexame todos os meses e visitar o seu médico regularmente, uma mamografia por ano é suficiente. O que deve se destacar é que o auto exame sozinho não é eficiente. Lembre-se sempre que o acompanhamento de profissionais especializados é essencial, ele lhe dará as orientações corretas e como proceder em cada caso. Alguns cânceres de mama são detectados apenas com a mamografia. Outros são detectados apenas com o exame médico, por esta razão, a recomendação é fazer a mamografia, junto com o autoexame e o exame clínico físico feito por um profissional de saúde.
11maio
2016
O diagnóstico de câncer de mamas é geralmente composto por várias etapas, incluindo o exame da mama, a mamografia, possivelmente um ultra-som ou ressonância magnética, e, finalmente, a biópsia. A biópsia, de fato, é a única maneira definitiva para diagnosticar o câncer de mama. O exame da mama: Um exame da mama completo inclui a inspeção visual e a palpação cuidadosa das mamas, axilas e as áreas ao redor. Durante esse exame, pode-se perceber um nódulo ou apenas sentir um espessamento de tecido. A mamografia: São como raios -X da mama e podem ajudar a definir a natureza de um nódulo. Também são recomendadas para o rastreio e/ou para identificar um câncer precocemente. A mamografia sozinha, muitas vezes, não é suficiente para avaliar um caroço, nódulo ou algo suspeito. O seu médico deve avaliar e provavelmente irá solicitar exames complementares. Todos os nódulos mamários devem ser claramente definidos como benignos ou deve ser feita a biópsia. Ultra-som: É feito muitas vezes para avaliar um nódulo na mama. Ondas de ultra-som criar uma “imagem” do interior da mama. Ele pode demonstrar se uma massa é preenchido com fluido (cística) ou sólido. Cancros são geralmente sólidos, enquanto muitos cistos são benignos. O ultra-som pode também ser utilizado para guiar a […]
26abril
2016
O ganho de peso em mulheres da meia idade tem uma relação importante com o aparecimento do câncer de mama. O álcool é ainda o maior fator alimentar de risco estabelecido para câncer de mama, provavelmente por aumentar os níveis endógenos de estrogênio. Portanto seguramente o risco para câncer de mama pode ser reduzido evitando-se ganho de peso durante a vida adulta, principalmente na fase da pós-menopausa, e limitando o consumo de álcool. Evitar alimentos com alto teor de gordura animal parece ser uma medida de fator alimentar importante na prevenção do câncer de mama. Além disso, vale a pena destacar a importância dos exercícios físicos. Um estudo americano demonstrou que a incidência desse tipo de câncer diminui nas mulheres que praticam exercícios regularmente quatro vezes por semana. Esse mesmo raciocínio serve para evitarmos a recorrência do câncer de mama. O tratamento para o câncer de mama ocorre de forma individualizada, podendo incluir quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e cirurgia. Além disso, é essencial uma reavaliação dos hábitos de vida, tanto no aspecto nutricional quanto na realização de exercícios físicos. Estudos recentes comprovam que mulheres que seguem uma dieta pobre em gordura têm menor chance de reincidência da doença. As chances foram […]
No Jornal NH de hoje no caderno Viver com Saúde o artigo da Dra Gabriela que segue abaixo. Também publicado no site do Laboratório Exame. Segue abaixo na íntegra: “A chamada “pílula do câncer” tem causado polêmica. De um lado, os pacientes esperançosos com a possibilidade da cura do câncer. E de outro lado, a falta de dados clínicos que comprovem a sua eficácia. A fosfoetanolamina é um composto orgânico, presente no organismo de diversos mamíferos, que além da função estrutural de formar a membrana celular, acredita-se que tenha função antitumoral, ou seja, ação antiproliferativa, e estimula a “morte celular do tumor”. No Brasil, uma versão artificial da fosfoetanolamina começou a ser sintetizada pelo químico Gilberto Chierice, então professor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) no final da década de 1980. Ela foi distribuída gratuitamente por cerca de 20 anos a pacientes com câncer. Pessoas que se submeteram ao tratamento alegam terem sido curadas. Mas uma portaria da USP, universidade a qual o IQSC é ligado, no entanto, proibiu em 2014 a distribuição do medicamento, justamente pela falta de testes, pesquisas, registro e autorização da Anvisa. É importante ressaltar que a fosfoetanolamina não possui registro na Anvisa e, […]
11abril
2016
No Jornal NH de hoje no caderno Viver com Saúde o artigo da Dra Gabriela que segue abaixo. Também foi publicado pelo site do Laboratório Exame. Segue abaixo na íntegra: “A chamada “pílula do câncer” tem causado polêmica. De um lado, os pacientes esperançosos com a possibilidade da cura do câncer. E de outro lado, a falta de dados clínicos que comprovem a sua eficácia. A fosfoetanolamina é um composto orgânico, presente no organismo de diversos mamíferos, que além da função estrutural de formar a membrana celular, acredita-se que tenha função antitumoral, ou seja, ação antiproliferativa, e estimula a “morte celular do tumor”. No Brasil, uma versão artificial da fosfoetanolamina começou a ser sintetizada pelo químico Gilberto Chierice, então professor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) no final da década de 1980. Ela foi distribuída gratuitamente por cerca de 20 anos a pacientes com câncer. Pessoas que se submeteram ao tratamento alegam terem sido curadas. Mas uma portaria da USP, universidade a qual o IQSC é ligado, no entanto, proibiu em 2014 a distribuição do medicamento, justamente pela falta de testes, pesquisas, registro e autorização da Anvisa. É importante ressaltar que a fosfoetanolamina não possui registro na Anvisa […]
7abril
2016
O que causa o câncer de mama? Ainda não existe um conhecimento pleno de todas as causas do câncer de mama; por isso, a principal estratégia de tratamento desta doença visa à sua erradicação cirúrgica na fase inicial de seu desenvolvimento. Alguns fatores de risco estão envolvidos com a maior probabilidade do desenvolvimento desse tipo de câncer, por exemplo: genético, idade acima de 40 anos, gravidez tardia, primeira menstruação precoce, menopausa tardia, antecedente pessoal de câncer, antecedentes familiares de primeiro e segundo graus (avó, mãe, tia irmã e filha) de câncer de mama, dentre outros. Como se detecta o câncer de mama? O melhor método para se diagnosticar precocemente o câncer de mama é o exame mamográfico. Por meio dele, podemos identificar a doença antes mesmo dela se tornar um nódulo. A mamografia é um exame indicado principalmente para as mulheres acima de 35 anos, pois nas mulheres muito jovens a imagem mamográfica não apresenta boa definição. Nesses casos, para o diagnóstico, o mastologista pode solicitar outros exames, como a ultrassonografia e a ressonância magnética. Quando associados, eles melhoram as chances diagnósticas pré-terapêuticas. Como são reconhecidos os sintomas do câncer de mama? Os sintomas costumam aparecer tardiamente, podendo surgir incialmente […]
6abril
2016
O uso de desodorante pode causar câncer de mama? Não. O câncer de mama não está relacionado ao uso de desodorantes. Soutien causa câncer de mama? Não. Até o momento não existe nenhum estudo científico que relacione o uso do soutien com o câncer de mama. Ingerir água em garrafas plásticas deixadas no carro pode provocar câncer de mama? Não tem comprovação científica sobre esse assunto. As próteses de silicone podem provocar câncer de mama? Não. As próteses de silicone não provocam câncer de mama. Fonte: Instituto Brasileiro de Controle do Câncer – ibcc.org
5abril
2016
Qual é a idade em que a mulher deve fazer o exame de mamografia? A primeira mamografia deve ser realizada entre 35 e 40 anos. Após os 40 anos, deve ser realizada anualmente nas mulheres que não apresentam fatores de risco ou sintomas. As que estiverem dentro de grupo de risco ou com histórico familiar devem ter o exame indicado pelo médico.> A mamografia dói? Nem todas as mulheres sentem dor quando fazem o exame de mamografia, mas algumas se queixam de certo desconforto provocado pela compressão da mama. Isso porque, para obter imagens detalhadas durante o exame, é necessária a compressão da mama, o que pode causar dor. As mulheres com prótese de silicone podem ser submetidas normalmente ao exame de mamografia? Sim. Existe técnica específica para esses casos. A ultrassonografia pode colaborar como exame complementar. Fonte: Instituto Brasileiro de Controle do Câncer – ibcc.org
4abril
2016
O que causa o câncer de mama? Ainda não existe um conhecimento pleno de todas as causas do câncer de mama; por isso, a principal estratégia de tratamento desta doença visa à sua erradicação cirúrgica na fase inicial de seu desenvolvimento. Alguns fatores de risco estão envolvidos com a maior probabilidade do desenvolvimento desse tipo de câncer, por exemplo: genético, idade acima de 40 anos, gravidez tardia, primeira menstruação precoce, menopausa tardia, antecedente pessoal de câncer, antecedentes familiares de primeiro e segundo graus (avó, mãe, tia irmã e filha) de câncer de mama, dentre outros. Como se detecta o câncer de mama? O melhor método para se diagnosticar precocemente o câncer de mama é o exame mamográfico. Por meio dele, podemos identificar a doença antes mesmo dela se tornar um nódulo. A mamografia é um exame indicado principalmente para as mulheres acima de 35 anos, pois nas mulheres muito jovens a imagem mamográfica não apresenta boa definição. Nesses casos, para o diagnóstico, o mastologista pode solicitar outros exames, como a ultrassonografia e a ressonância magnética. Quando associados, eles melhoram as chances diagnósticas pré-terapêuticas. Como são reconhecidos os sintomas do câncer de mama? Os sintomas costumam aparecer tardiamente, podendo surgir incialmente […]
4abril
2016
O uso de desodorante pode causar câncer de mama? Não. O câncer de mama não está relacionado ao uso de desodorantes. Soutien causa câncer de mama? Não. Até o momento não existe nenhum estudo científico que relacione o uso do soutien com o câncer de mama. Ingerir água em garrafas plásticas deixadas no carro pode provocar câncer de mama? Não tem comprovação científica sobre esse assunto. As próteses de silicone podem provocar câncer de mama? Não. As próteses de silicone não provocam câncer de mama. Fonte: Instituto Brasileiro de Controle do Câncer – ibcc.org
4abril
2016
Qual é a idade em que a mulher deve fazer o exame de mamografia? A primeira mamografia deve ser realizada entre 35 e 40 anos. Após os 40 anos, deve ser realizada anualmente nas mulheres que não apresentam fatores de risco ou sintomas. As que estiverem dentro de grupo de risco ou com histórico familiar devem ter o exame indicado pelo médico.> A mamografia dói? Nem todas as mulheres sentem dor quando fazem o exame de mamografia, mas algumas se queixam de certo desconforto provocado pela compressão da mama. Isso porque, para obter imagens detalhadas durante o exame, é necessária a compressão da mama, o que pode causar dor. As mulheres com prótese de silicone podem ser submetidas normalmente ao exame de mamografia? Sim. Existe técnica específica para esses casos. A ultrassonografia pode colaborar como exame complementar. Fonte: Instituto Brasileiro de Controle do Câncer – ibcc.org
4abril
2016
Mastologia é a especialidade médica que estuda as doenças da mama, dentre elas o câncer da mama. Esta especialidade vem evoluindo muito devido ao melhor conhecimento das alterações que levam ao câncer e também à detecção precoce do câncer da mama, que permite maior probabilidade de cura, com o emprego de modernos e menos agressivos métodos de tratamento e seguimento da paciente. Fonte: Instituto Brasileiro de Controle do Câncer – ibcc.org
4abril
2016
Mastologia é a especialidade médica que estuda as doenças da mama, dentre elas o câncer da mama. Esta especialidade vem evoluindo muito devido ao melhor conhecimento das alterações que levam ao câncer e também à detecção precoce do câncer da mama, que permite maior probabilidade de cura, com o emprego de modernos e menos agressivos métodos de tratamento e seguimento da paciente. Fonte: Instituto Brasileiro de Controle do Câncer – ibcc.org
4abril
2016
O câncer de mama é uma alteração na mensagem genética das células da mama que passam a crescer indefinitivamente e invadir outros tecidos. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres, mas, se diagnosticado e tratado precocemente, as chances de cura são bem elevadas. O diagnóstico positivo é sempre uma notícia impactante, mas é importante estar bem informada para conversar com a equipe médica sobre as opções de terapias disponíveis e mais apropriadas para o seu caso. Fonte: Instituto Brasileiro de Controle do Câncer – ibcc.org
4abril
2016
O câncer de mama é uma alteração na mensagem genética das células da mama que passam a crescer indefinitivamente e invadir outros tecidos. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres, mas, se diagnosticado e tratado precocemente, as chances de cura são bem elevadas. O diagnóstico positivo é sempre uma notícia impactante, mas é importante estar bem informada para conversar com a equipe médica sobre as opções de terapias disponíveis e mais apropriadas para o seu caso. Fonte: Instituto Brasileiro de Controle do Câncer – ibcc.org
29março
2016
Publicamos a palestra da farmacêutica Elisa Weidle Araujo há poucos dias. Temos agora a oportunidade de publicar o conteúdo apresentado que foi de grande valia para todos: “Indicação: principalmente no câncer de mama com tumores positivos para receptores estrogênicos. Apresentação: Citrato de tamoxifeno comprimidos revestidos de 10 ou 20mg em embalagem contendo 30 comprimidos. Mecanismo de ação: de uma maneira bem simplificada podemos dizer que o tamoxifeno compete com o hormônio natural pela ligação com o receptor de estrogênio. As células cancerígenas mantém esses receptores de estrogênio, ou seja, essas células continuam a captar o hormônio. Podemos dizer que as células doentes são “alimentadas” pelo estrogênio. Então o tamoxifeno, como pode-se verificar na foto, compete com o hormônio “ocupando “ o lugar do mesmo impedindo, assim, que o tumor continue a se “alimentar”. Pois é o hormônio que estimula o crescimento do tumor. Por isso, o tamoxifeno “não funciona” em casos aonde não existam receptores de estrógeno. Farmacocinética: é absorvido pelo trato gastrintestinal (por este motivo não se deve partir o comprimido). O pico plasmático ocorre entre 4 a 7 horas, após a administração oral. As concentrações de equilíbrio no organismo são atingidas em 4 a 6 semanas. Distribui-se em altas concentrações no […]
29março
2016
Publicamos a palestra da farmacêutica Elisa Weidle Araujo há poucos dias. Temos agora a oportunidade de publicar o conteúdo apresentado que foi de grande valia para todos: “Indicação: principalmente no câncer de mama com tumores positivos para receptores estrogênicos. Apresentação: Citrato de tamoxifeno comprimidos revestidos de 10 ou 20mg em embalagem contendo 30 comprimidos. Mecanismo de ação: de uma maneira bem simplificada podemos dizer que o tamoxifeno compete com o hormônio natural pela ligação com o receptor de estrogênio. As células cancerígenas mantém esses receptores de estrogênio, ou seja, essas células continuam a captar o hormônio. Podemos dizer que as células doentes são “alimentadas” pelo estrogênio. Então o tamoxifeno, como pode-se verificar na foto, compete com o hormônio “ocupando “ o lugar do mesmo impedindo, assim, que o tumor continue a se “alimentar”. Pois é o hormônio que estimula o crescimento do tumor. Por isso, o tamoxifeno “não funciona” em casos aonde não existam receptores de estrógeno. Farmacocinética: é absorvido pelo trato gastrintestinal (por este motivo não se deve partir o comprimido). O pico plasmático ocorre entre 4 a 7 horas, após a administração oral. As concentrações de equilíbrio no organismo são atingidas em 4 a 6 semanas. Distribui-se em altas concentrações no […]
23março
2016
Diferente de algumas especialidades médicas, onde os pacientes vibram, contam e até fazem piada, nossas pacientes, apesar da grande cumplicidade conosco, não expõe seus casos gratuitamente em qualquer lugar. Desta forma, sabemos de suas vitórias, de suas conquistas e muito mais, mas dificilmente as pessoas de fora de nossa relação “fechada”de médico e paciente, pouco ou nada sabem do que acontece na Clínica. Sem dúvida, isso é compreensível e nosso objetivo e ética são parte disso. O que acontece aqui, fica aqui…. De alguma forma, até por uma vontade grande de agradecer e louvar tamanhos carinhos, vamos aproveitar a Páscoa e mostrar uns mimos. Temos o mimo de Mirela, que não é paciente e sim uma querida colaboradora, que =fêz pessoalmente uma amada Páscoa para nós… Ganhamos um espumante, que por si só é comemorativo e amamos Brindar por nossa paciente amada que nos presenteou!!! Ganhamos coelinhos que amamos!!! De fato, nestes últimos dias, também recebemos flores lindas, uma montagem com fotos muito bonita… É bastante comum esse tipo de manifestação e um modo geral não falamos sobre isso, até porque jamais exporíamos nossas pacientes. Mas tive uma pergunta que me deixou com dificuldades de sabar o que é melhor… Uma […]
18março
2016
O Encontro Vida Rosa recebeu a presença de Dra. Gabriela Santos em um momento bastante agradável. Como tema principal do dia, tivemos uma excelente palestra sobre o uso do Tamoxifeno. Elisa, explanou de forma simples, objetiva e compreensível como ser tomado e a observação a todos os efeitos possíveis. O grupo fez perguntas e posteriormente, em interação surgiram várias questões sobre o assunto. A farmacêutica Elisa Weidle Araujo é formada em Farmácia pelo UFRGS em 1997, pós-graduada em bioquímica em 1999, atua a 11 anos em Clinica de Oncologia na preparação de medicamentos quimioterápicos. Identificamos e reiteramos o carinho da Unimed para este grupo, que mantem um lanche completo de extremo bom gosto e qualidade.
18março
2016
O Encontro Vida Rosa recebeu a presença de Dra. Gabriela Santos em um momento bastante agradável. Como tema principal do dia, tivemos uma excelente palestra sobre o uso do Tamoxifeno. Elisa, explanou de forma simples, objetiva e compreensível como ser tomado e a observação a todos os efeitos possíveis. O grupo fez perguntas e posteriormente, em interação surgiram várias questões sobre o assunto. A farmacêutica Elisa Weidle Araujo é formada em Farmácia pelo UFRGS em 1997, pós-graduada em bioquímica em 1999, atua a 11 anos em Clinica de Oncologia na preparação de medicamentos quimioterápicos. Identificamos e reiteramos o carinho da Unimed para este grupo, que mantem um lanche completo de extremo bom gosto e qualidade.
15março
2016
Provavelmente desde que a mulher existe, os seios são uma parte bastante admirada do corpo feminino e quase sempre são temas de inúmeras discussões do ponto de vista médico, estético e “das ruas”. O fato é que existem inúmeras outras questões não exploradas e outros mistérios em torno das mamas que são pouco conhecidos pela sociedade. Vamos falar de algumas curiosidades neste post, nem tão científicas, mas interessantes. Você sabia que: 1. Geralmente, o seio esquerdo costuma ser maior que o direito? Os dois seios não são exatamente do mesmo tamanho, e geralmente, é o seio esquerdo que é maior do que o direito. No entanto, muitas vezes a diferença é tão pequena que você nunca iria notar que eles são de tamanhos diferentes. Mamilos também podem ter tamanhos variados, e não só isso, eles também podem apontar para direções diferentes. 2. Um dos maiores seios do mundo pertencem a uma brasileira? Em 2009, a brasileira Sheyla Hershey, que vive no Texas, entrou para o Guinness World Record por ter os maiores seios do mundo. Ela fez nove cirurgias e implementou mais de três litros e meio de silicone. Hoje a brasileira já não detêm mais o título do maior peito […]
7março
2016
O dia da mulher no mundo é comemorado de formas diferentes. Mas em todo lugar o objetivo é chamar a atenção para as diferenças e não necessariamente para igualdades. Nós achamos importante aproveitar o dia da mulher para reafirmar que cada uma merece respeito e atenção como ser humano acima de tudo. E podemos ainda dizer, cuide de você mesma! Cuide da sua saúde e previna-se contra doenças. Além disso, queremos que seja forte e cuide de você socialmente. Uma forma bonita de homenagem que pode ser citada é da Itália, que utiliza a flor “Mimosa” como um lembrete de carinho para todas as mulheres. É comum ao andar pelas cidades do país ver preso nas lapelas dos casacos, um raminho de Mimosa, pelo menos. Através do tempo, podemos compreender como esse dia nasceu: “As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos […]
7março
2016
O dia da mulher no mundo é comemorado de formas diferentes. Mas em todo lugar o objetivo é chamar a atenção para as diferenças e não necessariamente para igualdades. Nós achamos importante aproveitar o dia da mulher para reafirmar que cada uma merece respeito e atenção como ser humano acima de tudo. E podemos ainda dizer, cuide de você mesma! Cuide da sua saúde e previna-se contra doenças. Além disso, queremos que seja forte e cuide de você socialmente. Uma forma bonita de homenagem que pode ser citada é da Itália, que utiliza a flor “Mimosa” como um lembrete de carinho para todas as mulheres. É comum ao andar pelas cidades do país ver preso nas lapelas dos casacos, um raminho de Mimosa, pelo menos. Através do tempo, podemos compreender como esse dia nasceu: “As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos […]
FALSO – A evidência mostra que, na verdade, o auto-exame não salva vidas ou detecta câncer de mama em um estágio inicial. Durante décadas, as mulheres de 20 anos ou mais têm aprendido a fazer o auto-exame, em encontros de chás, em panfletos, assistindo vídeos e palestras, aprendendo diferentes recursos e assumindo essa responsabilidade pessoal. Parece fazer sentido, mas na realidade, não há nenhuma evidência científica para provar que salva vidas. Na verdade, os estudos mostram um aumento da ansiedade e medo de ter uma doença. Mas serve sim como auto-conhecimento do próprio corpo, para que alguma modificação seja percebida. Tenha em mente que você deve, sim consultar um especialista, que lhe dará orientações certas, e que o auto-exame não substitui o exame feito por este especialista.
15fevereiro
2016
Vimos uma matéria linda escrita por Flavia Maoli no site – Além do cabelo . com que queremos dividir: “Dia desses, alguém me perguntou se eu achava que o câncer seria visto de forma diferentes e o tratamento quimioterápico não causasse a queda dos cabelos. Será que as pessoas teriam menos medo de falar a palavra câncer se o tratamento não causasse a queda do cabelo?! Respondi imediatamente: não tenho dúvidas que sim! Mas a reflexão me levou muito além da pergunta. Perder os cabelos é estar exposto, desnudo sob os holofotes que são os olhos dos outros.Está vendo aquela menina ali? Ela está com câncer. Os vizinhos, o motorista do ônibus, as crianças indo para escola – todo mundo enxerga que você está em tratamento. E você não tem motivo algum para ter vergonha disso! Câncer é apenas uma doença difícil. Mas a queda dos cabelos faz com que você seja obrigada a expor ao mundo algo muito particular seu, em um momento em que, muitas vezes, nem você mesma se adaptou à sua nova realidade. Além disso, é no momento em que o cabelo cai que a ficha cai junto: sim, isso está acontecendo. E é com você. […]
15fevereiro
2016
Vimos uma matéria linda escrita por Flavia Maoli no site – Além do cabelo . com que queremos dividir: “Dia desses, alguém me perguntou se eu achava que o câncer seria visto de forma diferentes e o tratamento quimioterápico não causasse a queda dos cabelos. Será que as pessoas teriam menos medo de falar a palavra câncer se o tratamento não causasse a queda do cabelo?! Respondi imediatamente: não tenho dúvidas que sim! Mas a reflexão me levou muito além da pergunta. Perder os cabelos é estar exposto, desnudo sob os holofotes que são os olhos dos outros.Está vendo aquela menina ali? Ela está com câncer. Os vizinhos, o motorista do ônibus, as crianças indo para escola – todo mundo enxerga que você está em tratamento. E você não tem motivo algum para ter vergonha disso! Câncer é apenas uma doença difícil. Mas a queda dos cabelos faz com que você seja obrigada a expor ao mundo algo muito particular seu, em um momento em que, muitas vezes, nem você mesma se adaptou à sua nova realidade. Além disso, é no momento em que o cabelo cai que a ficha cai junto: sim, isso está acontecendo. E é com você. E é agora. O cabelo é muito mais do que […]
2fevereiro
2016
Câncer é o nome genérico para um grupo de mais de 200 doenças. Embora existam muitos tipos de câncer, todos começam devido ao crescimento anormal e fora de controle das células. É também conhecido como neoplasia. A ciência que estuda o câncer se denomina Oncologia e é o oncologista o profissional que trata a doença. Os cânceres que não são tratados podem causar doenças graves e morte. As Células Normais do CorpoO corpo é composto de trilhões de células vivas. Essas células normais do corpo crescem, se dividem e morrem de forma ordenada. Durante os primeiros anos de vida de uma pessoa, as células normais se dividem mais rapidamente para permitir que a pessoa se desenvolva. Depois, na fase adulta, a maioria das células se divide apenas para substituir células desgastadas ou células que morrem ou para reparar danos. Como o Câncer ComeçaO câncer se inicia quando as células de algum órgão ou tecido do corpo começam a crescer fora de controle. Esse crescimento é diferente do crescimento celular normal. Em vez de morrer, as células cancerosas continuam crescendo e formando novas células anômalas. As células cancerosas também podem invadir outros tecidos, algo que as células normais não fazem. O […]
20janeiro
2016
Partindo de uma iniciativa e convite de Magda, uma amiga querida, estivemos em sua fábrica de embutidos – Fazenda Tradição para falar cobre câncer – Cuidados e prevenção. O encontro aconteceu ontem, dia19 de janeiro. Foram duas palestras para um grupo de 50 mulheres da fábrica. – Dra. Gabriela Santos, mastologista – falou sobre câncer de Mama, como estar atenta aos sinais e prevenir e os riscos que são importantes de ser vistos para a prevenção. – A Psicóloga Berlize Anshau contou como funciona o “Vida Rosa” e os atendimentos a pacientes com câncer, bem como as atitudes e cuidados que os familiares e amigos devem ter com eles. O encontro foi muito bonito, contando até co o depoimento de uma delas sobre uma pessoa da família com Câncer de mama.
6janeiro
2016
Algumas datas possuem um simbolismo muito interessante e forte em algumas regiões e são quase desconhecidas em outras partes do mundo. Dentre elas, o dia da “Befana” ou a “Epifania”é uma figura popular vinculada aos feriados de Natal, típica de algumas regiões italianas e depois se espalhou por toda a península italiana e alguns países da Europa e é menos conhecida no resto do mundo. Segundo a tradição, é uma mulher muito velha voando em uma vassoura para visitar as crianças na noite entre 5 e 06 de janeiro (a noite da Epifania) e encher as meias deixadas por eles, especialmente em frente às lareiras ou perto de uma janela; geralmente, as crianças que durante o ano foram boas receberão doces, guloseimas e/ou frutas secas ou pequenos brinquedos. Pelo contrário, aqueles que tenham se comportado mal vão encontrar suas meias cheias de carvão. De acordo com uma versão do “cristianismo” em uma lenda que remonta ao século XII, os Reis Magos ao se dirigirem a Belém para levar presentes para o Menino Jesus, incapazes de encontrar o seu caminho, perguntaram à uma senhora idosa se ela sabia como chegar lá. Convidaram a senhora para segui-los para visitar a pequena criança, […]
30dezembro
2015
Este ano está se despedindo e deixará com certeza alguma saudade. Tenho certeza que se você observar atentamente tudo que passou no decorrer deste ano, terá muito a agradecer. Pegue todas as derrotas e transforme-as em pequenas batalhas que no confronto com a vida, você deixou de vencer, mas que certamente, a guerra já está ganha, visto que chegou até aqui e está apta a receber um novo ano com seus desafios e incógnitas, e viver muito cada segundo desta esplêndida jornada, que Deus está a lhe proporcionar com novas esperanças. Somos vencedores, conseguimos superar mais um ano, enquanto tantos ficaram pelo caminho. Feliz Ano Novo, desejo que cada um seja muito, mas muito feliz. Todos merecem muita paz, saúde, amor, prosperidade e tudo de bom que a vida possa ofertar. Na maioria das vezes, depende somente de nós alcançá-la, de acordo com nossas escolhas e dos caminhos que porventura decidimos percorrer. Força, perseverança e vontade são nossas armas para uma vida melhor!
30dezembro
2015
Este ano está se despedindo e deixará com certeza alguma saudade. Tenho certeza que se você observar atentamente tudo que passou no decorrer deste ano, terá muito a agradecer. Pegue todas as derrotas e transforme-as em pequenas batalhas que no confronto com a vida, você deixou de vencer, mas que certamente, a guerra já está ganha, visto que chegou até aqui e está apta a receber um novo ano com seus desafios e incógnitas, e viver muito cada segundo desta esplêndida jornada, que Deus está a lhe proporcionar com novas esperanças. Somos vencedores, conseguimos superar mais um ano, enquanto tantos ficaram pelo caminho. Feliz Ano Novo, desejo que cada um seja muito, mas muito feliz. Todos merecem muita paz, saúde, amor, prosperidade e tudo de bom que a vida possa ofertar. Na maioria das vezes, depende somente de nós alcançá-la, de acordo com nossas escolhas e dos caminhos que porventura decidimos percorrer. Força, perseverança e vontade são nossas armas para uma vida melhor!
14dezembro
2015
Hoje no Programa Mais você – Ana Maria Braga diz que descobriu câncer no pulmão em estágio inicial. Disse também que estava desde setembro pensando se contaria ou não… Muitas mulheres, assim como ela possuem uma dificuldade imensa em parar de fumar. Sabemos que, de fato, um vicio é bastante difícil de curar mas lembramos que o cuidado é fundamental. No mínimo, aos fumantes, enquanto não conseguirem parar e depois também, sugerimos uma revisão anual de pulmão e outras tantos cuidados que se deve ter ao ser fumante. A apresentadora recebeu em seu programa os médicos que a trataram. O oncologista Antonio Carlos Buzaid contou como aconteceu a cirurgia e falou sobre o estado de saúde de Ana Maria Braga. “Acho que você teve muita sorte, foi o menos grave. Se você esperasse ter sintomas, poderia ser pior. Mas a sua cura é próxima de 100%”, disse. “Eu não sentia nada, não tinha nenhum indício”, ressaltou Ana Maria. “Eu precisei de ajuda, não sou de ferro, tenho problemas como qualquer um. Tomei remédio para parar de fumar, uso adesivos. Me maltratei muito. É um preço que eu pago”, revelou a apresentadora. Ana Maria já enfrentou um câncer de pele em […]
14dezembro
2015
Hoje no Programa Mais você – Ana Maria Braga diz que descobriu câncer no pulmão em estágio inicial. Disse também que estava desde setembro pensando se contaria ou não… Muitas mulheres, assim como ela possuem uma dificuldade imensa em parar de fumar. Sabemos que, de fato, um vicio é bastante difícil de curar mas lembramos que o cuidado é fundamental. No mínimo, aos fumantes, enquanto não conseguirem parar e depois também, sugerimos uma revisão anual de pulmão e outras tantos cuidados que se deve ter ao ser fumante. A apresentadora recebeu em seu programa os médicos que a trataram. O oncologista Antonio Carlos Buzaid contou como aconteceu a cirurgia e falou sobre o estado de saúde de Ana Maria Braga. “Acho que você teve muita sorte, foi o menos grave. Se você esperasse ter sintomas, poderia ser pior. Mas a sua cura é próxima de 100%”, disse. “Eu não sentia nada, não tinha nenhum indício”, ressaltou Ana Maria. “Eu precisei de ajuda, não sou de ferro, tenho problemas como qualquer um. Tomei remédio para parar de fumar, uso adesivos. Me maltratei muito. É um preço que eu pago”, revelou a apresentadora. Ana Maria já enfrentou um câncer de pele em […]
Hoje no Jornal NH – página 7 do Caderno Viver com Saúde – na coluna Sociedade de Medicina NH com o tema “Más notícias – como dar?”. Leia a matéria na íntegra abaixo: “Podemos definir como “más notícias” quaisquer informações que possam afetar gravemente a visão de um indivíduo sobre seu próprio futuro, a curto, médio ou longo prazo, mesmo que o tempo possa amenizar ou reverter a situação do momento. A “má notícia” pode ser câncer, mas pode igualmente ser a doença de Parkinson, artrite reumatoide, esquizofrenia, psoríase, diabetes ou qualquer outra doença que modifique a vida. Pode ser sobre uma criança que tem danos cerebrais ou uma condição congênita grave. De fato, dar uma “notícia ruim” é uma habilidade essencial para todos os médicos, pois é algo que eles vão fazer centenas, senão milhares de vezes em suas carreiras profissionais. Historicamente, foi dado pouca ou nenhuma atenção especial à isso, na formação médica. Hoje, existe um cuidado maior em instrumentalizar, técnica e emocionalmente os estudantes de medicina para esta prática. No entanto, o equilibrio emocional e as habilidades de cada profissional é o grande desafio . Estudos sugerem que uma série de fatores podem afetar a capacidade de […]
Veja como fazer festas de fim de ano mais sustentáveis! Presentes, refeições, produtos de papel, flores, viagens, bebidas, fogos, enfeites, roupas. Cada cerimônia provoca um impacto ambiental extraordinário. Você já pôs na ponta do lápis seus gastos para as festas de fim de ano? Você já pensou na consequência de cada detalhe de suas festas? Portanto, ao começar a planejar sua festa, lembre-se dos “Oito Rs” do consumo consciente: 1. reduzir 2. reutilizar 3. reciclar 4. respeitar 5. refletir 6. reparar 7. responsabilizar-se 8. retuitar informações Escolha fornecedores responsáveis. Ao produzir a festa, não compre produtos piratas ou contrabandeados. Escolha produtos de empresas social e ambientalmente responsáveis. Avalie bem quando comprar a prazo. Dê preferência a papéis e embalagens recicláveis. Reutilize materiais de festas passadas. Guarde os enfeites com cuidado e os reutilize em outras festas. Sugira aos convidados que os presentes podem vir com embrulhos sem um monte de papel, fita, laço e plásticos e ainda podem estar bem bonitos. Comece a mudança na decoração de sua festa – decore conscientemente. Se possível opte por enfeites vegetais – pequenas árvores, arranjos – plantados em vasos – as pessoas podem até levar para manter em casa, plantar em seus jardins… […]
4dezembro
2015
Veja como fazer festas de fim de ano mais sustentáveis! Presentes, refeições, produtos de papel, flores, viagens, bebidas, fogos, enfeites, roupas. Cada cerimônia provoca um impacto ambiental extraordinário. Você já pôs na ponta do lápis seus gastos para as festas de fim de ano? Você já pensou na consequência de cada detalhe de suas festas? Portanto, ao começar a planejar sua festa, lembre-se dos “Oito Rs” do consumo consciente: 1. reduzir 2. reutilizar 3. reciclar 4. respeitar 5. refletir 6. reparar 7. responsabilizar-se 8. retuitar informações Escolha fornecedores responsáveis. Ao produzir a festa, não compre produtos piratas ou contrabandeados. Escolha produtos de empresas social e ambientalmente responsáveis. Avalie bem quando comprar a prazo. Dê preferência a papéis e embalagens recicláveis. Reutilize materiais de festas passadas. Guarde os enfeites com cuidado e os reutilize em outras festas. Sugira aos convidados que os presentes podem vir com embrulhos sem um monte de papel, fita, laço e plásticos e ainda podem estar bem bonitos. Comece a mudança na decoração de sua festa – decore conscientemente. Se possível opte por enfeites vegetais – pequenas árvores, arranjos – plantados em vasos – as pessoas podem até levar para manter em casa, plantar em seus jardins… […]
23novembro
2015
Novembro esta acabando e com ele acabam as campanhas e ações em prol da saúde masculina. O Novembro Azul ficou conhecido como o período que oportuniza a lembrança aos homens para que cuidem de si mesmos — e este cuidado passa pelo exame de próstata. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que o câncer de próstata é o sexto mais comum e representa 10% do total de cânceres. Entre os homens, é o segundo mais comum, atrás apenas do câncer de pele. O instituto informo que 2014 terminou com mais de 68 mil novos casos da doença no País. Sabe-se que este número poderia ser muito menor se os homens fizessem dois exames preventivos: o toque retal e o exame de sangue chamado PSA (antígeno prostático específico, uma proteína produzida pela próstata e que apresenta níveis elevados nos casos de câncer). Os dois se complementam, mas a realização de um exame não exclui a necessariamente o outro, no entanto, a realização de ambos reduz a probabilidade de falha para menos de 8%. O fato de “fugir do toque”, não ajuda completamente. Uma pesquisa recente informa que apenas um número em torno de 30% dos entrevistados em idade […]
23novembro
2015
Novembro esta acabando e com ele acabam as campanhas e ações em prol da saúde masculina. O Novembro Azul ficou conhecido como o período que oportuniza a lembrança aos homens para que cuidem de si mesmos — e este cuidado passa pelo exame de próstata. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que o câncer de próstata é o sexto mais comum e representa 10% do total de cânceres. Entre os homens, é o segundo mais comum, atrás apenas do câncer de pele. O instituto informo que 2014 terminou com mais de 68 mil novos casos da doença no País. Sabe-se que este número poderia ser muito menor se os homens fizessem dois exames preventivos: o toque retal e o exame de sangue chamado PSA (antígeno prostático específico, uma proteína produzida pela próstata e que apresenta níveis elevados nos casos de câncer). Os dois se complementam, mas a realização de um exame não exclui a necessariamente o outro, no entanto, a realização de ambos reduz a probabilidade de falha para menos de 8%. O fato de “fugir do toque”, não ajuda completamente. Uma pesquisa recente informa que apenas um número em torno de 30% dos entrevistados em idade de […]
Sete novos casos da doença surgem a cada hora. O diagnóstico precoce é essencial para cura. Homens devem procurar o urologista a partir dos 50 anos Estudo realizado este ano pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)1 apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Doença mais prevalente nos homens, o câncer de próstata tem estimativa de 69 mil novos casos2 ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora. A doença não tem prevenção, no entanto, seu diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo. Hoje em dia, é possível até mesmo não retirar o tumor, quando ele é classificado de baixo risco, apenas acompanhar sua evolução, o que é chamado de vigilância ativa. Para conscientizar a população da importância dos exames anuais a partir dos 50 anos, a Sociedade Brasileira de Urologia e o Instituto Lado a Lado pela Vida realizam o Novembro Azul. A campanha, idealizada pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, tem foco na conscientização do câncer de próstata no Brasil. Ao longo do mês serão realizadas ações em todos os Estados brasileiros, que contemplam a iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas para leigos, intervenções em locais de grande circulação, além do […]
16novembro
2015
Sete novos casos da doença surgem a cada hora. O diagnóstico precoce é essencial para cura. Homens devem procurar o urologista a partir dos 50 anos Estudo realizado este ano pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)1 apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Doença mais prevalente nos homens, o câncer de próstata tem estimativa de 69 mil novos casos2 ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora. A doença não tem prevenção, no entanto, seu diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo. Hoje em dia, é possível até mesmo não retirar o tumor, quando ele é classificado de baixo risco, apenas acompanhar sua evolução, o que é chamado de vigilância ativa. Para conscientizar a população da importância dos exames anuais a partir dos 50 anos, a Sociedade Brasileira de Urologia e o Instituto Lado a Lado pela Vida realizam o Novembro Azul. A campanha, idealizada pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, tem foco na conscientização do câncer de próstata no Brasil. Ao longo do mês serão realizadas ações em todos os Estados brasileiros, que contemplam a iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas para leigos, intervenções em locais de grande circulação, além do VIII […]
Aproveitando o Novembro Azul, e a atenção aos Homens neste mês, para falar sobre o câncer de mamas masculino. Mesmo sendo mais raro, o câncer de mama inclui os homens. A incidência representa menos de 1% do total de casos de câncer de mama. O diagnostico é através de observação, pois a maioria dos aspectos do câncer de mama no homem são parecidos com o que se observa nas mulheres, assim, quem vai notar sua existência, por perceber alterações, é o próprio paciente, já que não existe rastreamento de câncer de mama em homens. Fatores de risco Aproximadamente 20% dos homens que desenvolvem câncer de mama têm caso(s) de câncer de mama na família. Aproximadamente 10% deles são portadores de uma mutação genética que os predispõe ao câncer. Prognóstico Pela falta de rastreamento, casos de câncer de mama em homens acabam sendo diagnosticados, em média, mais tarde que em mulheres, no caso, quando o tumor já está um pouco maior do que os das mulheres, especialmente as que se submetem a mamografia de rotina. Quando é notada uma alteração suspeita, o homem pode sim ser submetido a mamografia, ultrassom e biópsias nos moldes do que ocorre com as mulheres. Câncer de mama em homens […]
11novembro
2015
Aproveitando o Novembro Azul, e a atenção aos Homens neste mês, para falar sobre o câncer de mamas masculino. Mesmo sendo mais raro, o câncer de mama inclui os homens. A incidência representa menos de 1% do total de casos de câncer de mama. O diagnostico é através de observação, pois a maioria dos aspectos do câncer de mama no homem são parecidos com o que se observa nas mulheres, assim, quem vai notar sua existência, por perceber alterações, é o próprio paciente, já que não existe rastreamento de câncer de mama em homens. Fatores de risco Aproximadamente 20% dos homens que desenvolvem câncer de mama têm caso(s) de câncer de mama na família. Aproximadamente 10% deles são portadores de uma mutação genética que os predispõe ao câncer. Prognóstico Pela falta de rastreamento, casos de câncer de mama em homens acabam sendo diagnosticados, em média, mais tarde que em mulheres, no caso, quando o tumor já está um pouco maior do que os das mulheres, especialmente as que se submetem a mamografia de rotina. Quando é notada uma alteração suspeita, o homem pode sim ser submetido a mamografia, ultrassom e biópsias nos moldes do que ocorre com as mulheres. Câncer de mama em homens […]
O Dia do Médico é comemorado em 18 de outubro. Os médicos são os responsáveis por cuidar da saúde das pessoas. Médicos podem ser generalistas, ou seja, não terem se especializado em nenhuma área específica da medicina, ou especialistas, quando especializados em alguma área, como endocrinologia, medicina estética, cardiologia e etc. Origem do Dia do Médico O Dia do Médico foi escolhido dia 18 de outubro, pois é o mesmo dia de São Lucas. Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Lucas era médico, razão por que se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia do Santo. Acreditamos que essa profissão possui um compromisso extremo, mais do que muitas outras e de maior responsabilidade também, pois o trabalho é cuidar da vida das pessoas. Cumprimentamos assim, nesta data que prezamos, todos os médicos, principalmente àqueles que se dedicam a melhorar cada vez mais no atendimento de seus pacientes.
O Dia do Médico é comemorado em 18 de outubro. Os médicos são os responsáveis por cuidar da saúde das pessoas. Médicos podem ser generalistas, ou seja, não terem se especializado em nenhuma área específica da medicina, ou especialistas, quando especializados em alguma área, como endocrinologia, medicina estética, cardiologia e etc. Origem do Dia do Médico O Dia do Médico foi escolhido dia 18 de outubro, pois é o mesmo dia de São Lucas. Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Lucas era médico, razão por que se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia do Santo. Acreditamos que essa profissão possui um compromisso extremo, mais do que muitas outras e de maior responsabilidade também, pois o trabalho é cuidar da vida das pessoas. Cumprimentamos assim, nesta data que prezamos, todos os médicos, principalmente àqueles que se dedicam a melhorar cada vez mais no atendimento de seus pacientes.