Na noite de hoje, no auditório do Hospital da Unimed, reuniram-se pacientes em tratamento de câncer de mama com familiares, amigos de entidades parceiras e autoridade para o primeiro encontro Vida Rosa.

O momento foi solene e iniciou com agradecimentos a presença de todos, a Unimed que acolheu com carinho e atenção o Projeto, disponibilizando espaço e até um pequeno coffe break para o momento. O apoio do grupo MÃOS DADAS, com um grupo presente de pacientes juntamente com a Sra. Carmem.

maosdadas-4

A equipe de voluntárias, que possibilitou que esse projeto fosse adiante: Julia Bohrer Habigzang – administradora do hospital, Luciana Lelling – enfermeira da Oncologia, Moara Farina Pierotto – nutricionista da Unimed, Roberta Geremia –psicóloga da Unimed e Carla Ester Chies – secretária da administração.

O Dr. Ademar Trein – Presidente da Unimed, fez uma abertura cumprimentando o Projeto e afirmando que a saúde acontece quando as pessoas se mobilizam e se envolvem em processos deste tipo. Cumprimentou especialmente a Dra. Gabriela pela iniciativa e envolvimento incansável.

Dr. Ademar Trein

Na introdução Laci Todeschini faz o protocolo e lembra que:
Vida Rosa tem esse nome, pois nem sempre a vida nos parece ser – cor de rosa, mas o objetivo dele é que cada um fique atento ao – lado rosa de suas vidas e é para isso que este projeto acontece.

DSCN0113

O Objetivo deste projeto é ACOLHER PACIENTES – especialmente aqueles que estejam em tratamento por câncer de mama e que precisam de horários diferenciados de outros excelentes grupos de apoio que ja existem, além disso, a idéia é também permitir a participação de algum familiar para fazer parte dos encontros.

O projeto surgiu em momentos de reflexão importantes sobre como ficar por perto durante os processos, como ACOLHER E PERMITIR QUE O PROCESSO SEJA MENOS DOLOROSO.

De fato, a mola propulsora do projeto, pode ser explanada em um texto que Dra. Gabriela Santos escreveu sobre o que antecede ao momento de acolhimento…  E como abordar uma paciente com câncer.

Para dar início ao Projeto Vida Rosa, foi solicitado que Dra. Gabriela Santos, médica mastologista, emprestasse seu carinho e fizesse a leitura de seu texto:
“Más notícias” – como dar?

DSCN0123

Após este momento emocionante, a bacharel em comunicação e Psicóloga Berlize Elias Anschau explanou como aconteceriam os encontros e os objetivos deste trabalho.

DSCN0145

Finalizando, confirma-se que VIDA ROSA, teve um início importante…   Foi informado que nenhuma foto seria divulgada caso as pessoas não quisessem aparecer, mas que ficaremos felizes que divulguem a quem acharem interessante.

Carmem - maos dadas e dra Gabriela diretor unimed - Dr. Ademar Trein e Laci Todeschini Vida Rosa - Lançamento oficial Vida Rosa - Lançamento oficial Vida Rosa - Lançamento oficial Vida Rosa - Lançamento oficial Vida Rosa - Lançamento oficial Vida Rosa - Lançamento oficial Vida Rosa - Lançamento oficial Vida Rosa - Lançamento oficial Vida Rosa - Lançamento oficial Vida Rosa - Lançamento oficial Vida Rosa - Lançamento oficial

De qualquer forma, reiteramos aqui que qualquer fotografia que desejarem que não aparece será retirada se solicitarem no comentário do post.